A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira uma informações da Reuters de que o governo de Donald Trump mandou uma carta para parceiros comerciais pedindo a eles que enviassem 'sua melhor proposta' para um acordo até amanhã.
"Carta é apenas uma lembrete amigável para movimentarmos acordos. Gostaríamos de lembrar aos países que o prazo de negociação está chegando", disse Leavitt.
A porta-voz reiterou que Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, se falarão "em breve" e que Jamieson Greer - o principal negociador comercial do governo - está em Paris com parceiros comerciais. "Esperamos muitos acordos em breve", acrescentou ela em coletiva de imprensa.
À respeito da guerra da Ucrânia, Leavitt alegou que os EUA não foram avisados antecipadamente do ataque ucraniano em terras russas e que Trump usará sanções à Rússia, se necessário.
Segundo ela, o presidente americano só "quer logo que guerra da Ucrânia acabe", comentando que o republicano estará presente na reunião de junho da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Sobre o Irã, Leavitt pontuou que o enviado especial Steve Witkoff enviou uma proposta detalhada ao país. "Esperamos que Irã aceita proposta, caso contrário, haverá consequências".
Casa Branca confirma envio de carta para países enviarem melhor acordo até 4ª-feira
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura