A energia elétrica no Brasil é vista como excessivamente cara por 84% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). O dado reforça o descontentamento da população com os valores cobrados, impulsionando o desejo por maior liberdade de escolha e alternativas mais acessíveis.
O preço é o principal fator de insatisfação: 64% das pessoas trocariam de fornecedora de energia se pudessem, motivadas justamente pelo custo. Atualmente, o mercado ainda é pouco competitivo para o consumidor residencial, mas a demanda por abertura é evidente: 80% gostariam de escolher sua operadora de energia elétrica.
A pesquisa também revela um forte interesse por autonomia energética. Nove em cada dez brasileiros (90%) afirmaram que gostariam de gerar sua própria energia em casa, indicando o avanço da conscientização sobre fontes alternativas, como a solar. Além disso, 17% priorizariam a escolha de operadoras que ofereçam energia limpa, refletindo uma crescente preocupação ambiental.
Outro dado relevante: 55% acreditam que o alto preço da energia é causado pelos impostos, o que revela a percepção de que a carga tributária compromete o acesso a um serviço essencial.
Os números reforçam a necessidade de modernização no setor elétrico brasileiro, com mais opções para o consumidor, incentivo à geração distribuída e investimentos em fontes sustentáveis — em sintonia com o desejo de economia e responsabilidade ambiental da população.
Custo da energia elétrica preocupa brasileiros e amplia demanda por autonomia e sustentabilidade
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura