O deputado democrata George Whitesides apresentou nesta terça-feira o projeto de lei de Integridade e Independência das Agências de Estatísticas, que busca proteger a imparcialidade dessas instituições federais nos EUA. A proposta surge dias após o presidente Donald Trump demitir a comissária do Escritório de Estatísticas de Trabalho (BLS, na sigla em inglês), Erika McEntarfer, após a divulgação de dados fracos de emprego em julho.
Segundo comunicado divulgado pelo gabinete de Whitesides, o projeto "impede que o presidente demita injustamente o chefe de uma agência estatística por motivos políticos".
A iniciativa determina que a remoção de dirigentes dessas instituições só poderá ocorrer por justa causa, "incluindo ineficiência comprovada, negligência no dever ou má conduta", e veda demissões com base no conteúdo, nas conclusões ou na divulgação de dados.
O projeto abrange o BLS, o Departamento do Censo, o Centro Nacional de Estatísticas da Educação e o Departamento de Estatísticas da Justiça. A proposta conta com o apoio de outros parlamentares democratas, como Robert Garcia, Haley Stevens, Greg Landsman e Steven Horsford.
"Consumidores e empresas americanas merecem dados independentes e imparciais em que possam confiar", afirmou Whitesides. "O presidente demitir a comissária do BLS apenas porque não gostou do relatório de empregos estabelece um precedente perigoso", disse.
Deputado democrata propõe autonomia de agências de estatísticas após Trump demitir chefe do BLS
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura