As bolsas europeias fecharam em alta nesta segunda-feira, 12, com os balanços e as perspectivas para as taxas de juro concentrando as atenções, já que os investidores aguardavam os dados de inflação dos EUA e comentários de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) esta semana. Mesmo com o feriado do Ano Novo Lunar na China, as ações de mineradoras se destacaram entre os ativos com desempenho positivo no pregão de Londres, diante da alta dos metais básicos.Em Londres, o FTSE-100 fechou perto da estabilidade, com variação de +0,01%, aos 7.573,69 pontos, com as ações de companhias ligadas a commodities e varejistas entre os destaques que ajudaram a dar suporte ao índice, em contraponto com pressões do setor farmacêutico.
Entre as varejistas, a Ocado avançou 4,64%, a rede de departamentos e varejista Frasers subiu 4,53% e a empresa de produtos de luxo Burberry, 4,37%. A Fresnillo, Endeavour Mining, Anglo American e Glencore foram algumas das mineradoras e empresas ligadas a matérias-primas que marcaram ganhos de mais de 2%.
Na direção oposta, a Rolls-Royce caiu 2,80% e a AstraZeneca, -2,38%. "Os investidores tiveram de engolir uma pílula amarga de uma enxurrada de rebaixamentos por corretoras da AstraZeneca, que quase tiraram o FTSE 100 do curso", afirmou o analista de investimentos da AJ Bell, Dan Coatsworth.
A AstraZeneca decepcionou com seus lucros trimestrais apresentados na semana passada e os analistas parecem ter passado o fim de semana rebaixando previsões e classificações, disse Bell, citando que os custos mais elevados têm sido problemáticos para as farmacêuticas.
Em Frankfurt, o DAX ganhou 0,65%, para terminar o pregão em 17.037,35 pontos. Os papéis da Siemens Energy responderam pela maior alta porcentual,subindo 5,54% após vários analistas elevarem a recomendação para a empresa.
Em Paris, o CAC-40 ganhou 0,55%, aos 7.689,80 pontos. O FTSE Mib, referencial de Milão, subiu 0,97%, aos 31.456,73 pontos.
O PSI 20, de Lisboa, avançou 1,11%, aos 6.194,21 pontos, com a valorização do Banco Comercial Português +2,32%) como maior alta porcentual. O Ibex-35 terminou em alta de 0,86%, aos 9.981,60 pontos.
Bolsas da Europa fecham em alta; mineradoras ajudam a sustentar Londres no positivo
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura