Pontuação da cidade é reflexo de diversas políticas de fortalecimento executadas pela Prefeitura de SP
A cidade de São Paulo foi eleita, pelo quarto ano consecutivo, a melhor cidade para fazer negócios no setor de comércio, de acordo com o ranking da revista Exame. O reconhecimento reflete a sólida estrutura econômica da Capital e as diversas iniciativas promovidas pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que buscam fomentar o empreendedorismo e fortalecer o setor.
Neste ano, 191.445 empregos foram criados na cidade, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. No comércio, foram 20.045, alta de 2,24% na comparação com o ano anterior.
"O desemprego na cidade está no menor nível histórico, com 5,8%, o que demonstra que as políticas adotadas têm surtido efeito", diz Armando Júnior, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Com um crescimento significativo no número de estabelecimentos formais de comércio e uma ampla oferta de empregos no setor, São Paulo demonstra sua posição de liderança. A cidade concentra mais de 111 mil estabelecimentos no setor de comércio, que, junto ao setor de serviços, representa 86,6% do total de estabelecimentos da Capital.
Entre as principais ações da Prefeitura para impulsionar o comércio, destaca-se a plataforma gratuita Gestão Sampa, lançada em 2023. Voltada para micro e pequenos empresários, a ferramenta oferece funcionalidades como criação de lojas virtuais, emissão de notas fiscais, controle de estoques e suporte para gestão administrativa.
Além disso, programas como Meu Comércio de Rua e ações de capacitação em coworkings públicos, como o Teia, têm contribuído para a qualificação e formalização de novos e antigos empreendedores.
Até novembro de 2024, o atendimento ao empreendedor, realizado pela Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ultrapassou 316 mil registros, abrangendo desde orientações para Microempreendedores Individuais (MEIs) até apoio em eventos e mentorias especializadas.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior, destaca: "São Paulo é uma cidade que acolhe e incentiva o empreendedorismo. Por meio de diversas iniciativas e capacitações oferecidas pela Prefeitura, estamos promovendo um ambiente favorável para que os atores do setor de comércio e serviços prosperem, gerando empregos e fortalecendo nossa economia".
Com ações inovadoras e uma política pública voltada para o desenvolvimento do comércio e serviços, São Paulo segue como referência nacional em oportunidades de negócios, reforçando seu papel como a Capital econômica do país.
Como funciona o ranking
O ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios é um estudo feito pela consultoria Urban Systems, com exclusividade para a Exame. O estudo é calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.
Na categoria Comércio, são analisados 10 indicadores: empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador do comércio varejista, renda do trabalhador do comércio atacadista, estabelecimento comerciais varejistas, estabelecimentos comerciais atacadista, empregos no comércio varejista, empregos no comércio atacadista, crescimento populacional, densidade de banda larga e renda do trabalhador formal.
Ranking elege São Paulo como a melhor cidade para negócios no setor de comércio
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura