A Escola de Eletricistas, iniciativa da Neoenergia que oferece capacitação e qualificação profissional gratuita para moradores das localidades de atuação da companhia, formou 702 novos eletricistas em 2022. O curso recebeu cerca de 18,3 mil inscrições neste ano e 465 alunos ainda estão em formação. Ao concluírem os estudos, os novos profissionais podem ser contratados pelas distribuidoras do grupo ou ingressar no mercado de trabalho do setor.
“Expandir a geração de emprego e renda para a população das nossas áreas de concessão é uma das nossas prioridades, e a Escola de Eletricistas exerce um papel fundamental nisso. Desde o início do projeto, nós formamos 5.075 novos eletricistas e contratamos 3.728 deles para atuarem dentro de nossas unidades. Em 2022, admitimos mais 264 ex-alunos do curso, sendo 30% mulheres”, relata Régia Barbosa, superintendente de Desenvolvimento Organizacional e Cultura da Neoenergia.
A Neoenergia foi a primeira empresa do segmento a disponibilizar turmas exclusivas e reservar parte das vagas para o público feminino. Até 2030, a empresa deseja alcançar 35% de alunas formadas através do curso. Desde janeiro, 232 mulheres completaram a formação e 80 delas foram contratadas pela companhia para atuarem nas unidades da concessionária.
Neste ano, a Neoenergia Brasília inaugurou mais uma unidade da Escola de Eletricistas e disponibilizou a primeira turma exclusiva para o público feminino da distribuidora, na região do Gama. Na ocasião, a concessionária também assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Mulher (SMDF) e aderiu ao projeto da Rede Sou Mais Mulher, que promove os direitos das mulheres e o enfrentamento a todos os tipos de violência contra o gênero.
O estímulo à formação e admissão de mulheres está alinhado à estratégia de negócios da companhia e faz parte dos compromissos definidos dentro do propósito ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês), buscando tornar o segmento mais inclusivo. A iniciativa é reconhecida como exemplo global de Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) pelo WeEmpower, programa da ONU Mulheres junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e à União Europeia para estimular boas práticas das empresas.
Os cursos da Escola de Eletricistas da Neoenergia são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nos estados do Nordeste e no Distrito Federal. Em São Paulo, a formação é oferecida pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT). As aulas são divididas entre teóricas e práticas, possibilitando uma formação completa para os alunos. Todas as pessoas com idade acima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) podem se inscrever.
SOBRE A NEOENERGIA: Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados e no Distrito Federal, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF) atendem a mais de 15,9 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4,8 GW de capacidade instalada em geração, sendo 89% de energia renovável, e está implementando mais 0,4 GW com a construção de novos parques eólicos e solar. Em transmissão, são 2,3 mil km de linhas em operação e 6,3 mil km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável. Como parte do compromisso para ampliar a participação da mulher na sociedade, a companhia apoia as seleções brasileiras femininas de futebol e o campeonato Brasileirão Feminino Neoenergia. Desde janeiro de 2021, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão – que reúne companhias que possuem as melhores práticas de governança e sustentabilidade corporativa.