Botafogo-SP vence Coritiba no Paraná na abertura da última rodada da Série B do Brasileiro

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Sem risco de rebaixamento desde a rodada passada, o Botafogo-SP terminou a sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro se reabilitando após duas derrotas seguidas. Nesta sexta-feira, na abertura da 38ª e última rodada, visitou e venceu por 3 a 1 o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Wallison, Jean Victor e Bruno Marques fizeram os gols para o time paulista, enquanto Vini Paulista descontou.

Com este resultado, o Botafogo-SP se despede da Série B com 45 pontos. Já o Coritiba, que fracassou no objetivo de voltar à elite no ano seguinte após a queda, sequer ficou na primeira página de classificação, terminando com 50.

Apesar de ter começado a partida com mais posse de bola e ter tido as primeiras oportunidades de gol, o Coritiba viu o Botafogo-SP abrir o placar aos 27 minutos. Bruno Marques roubou a bola na entrada da área e tocou para Walisson, que bateu cruzado na saída do goleiro Benassi, que nada pôde fazer.

A partir daí, o Coritiba se mandou ao ataque e no momento que estava próximo do empate, levou mais um banho de água fria aos 41 minutos. Jean Victor bateu falta de longe, a bola desviou em Sabit Abdulai e enganou o goleiro Benassi, que só olhou a bola entrar. Nos minutos finais, o volante ganês chutou mais uma bola na trave, mas o primeiro tempo terminou mesmo com a vitória do Botafogo-SP por 2 a 0.

Na volta do intervalo, o Botafogo-SP não diminuiu a intensidade e aos sete minutos, marcou o terceiro gol. Toró recebeu livre pelo lado esquerdo e foi avançando. Ele cruzou na área, a zaga rival tentou afastar, mas a bola sobrou para Bruno Marques empurrar para o gol aberto. Depois do susto, enfim, o Coritiba conseguiu descontar.

Aos 13 minutos, o Botafogo-SP saiu jogando errado e Josué ficou com a bola. O meio-campista arriscou um chute forte, mas Victor Souza defendeu. No rebote, Vini Paulista apareceu para completar para o fundo do gol. A partir daí, o duelo seguiu movimentado, mas o placar não mudou.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 1 X 3 BOTAFOGO-SP

CORITIBA - Benassi; Jhonny (Felipe Guimarães), Thalisson Gabriel, Bruno Melo e Jamerson; Henrique Melo (Vini Paulista), Geovane Meurer (Zé Gabriel), Matheus Frizzo (Sebastián Gómez) e Josué; Lucas Ronier e Júnior Brumado (Brandão). Técnico: Guilherme Bossle (interino).

BOTAFOGO-SP - Victor Souza; Walisson, Raphael Rodrigues, Ericson e Jean Victor; Sabit Abdulai (João Costa), Gustavo Bochecha e Douglas Baggio (Carlos Manuel); Toró (Emerson Ramon), Bruno Marques (Ronald Camarão) e Alexandre Jesus (Thalles). Técnico: Márcio Zanardi.

GOLS - Wallison, aos 27, e Jean Victor, aos 41 minutos do primeiro tempo. Bruno Marques, aos sete, e Vini Paulista, aos 13 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Bruno Melo, Jhonny e Thalisson Gabriel (Coritiba) e Wallison (Botafogo-SP).

ÁRBITRO - Júlio Cesar Pfleger (SC).

RENDA/PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.