Athletico-PR continua reformulando time para Série B e anuncia zagueiro 'europeu' do Fortaleza

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Athletico-PR quer apagar rápido o vexame do rebaixamento no Brasileirão no ano do centenário e está trocando todo o time para 2025. A meta da diretoria é que os torcedores esqueçam dos jogadores que participação da maior vergonha da história do clube. Nesta quinta-feira, um dia após anunciar o experiente meia Patrick, foi a vez do zagueiro Tobias Figueiredo ser anunciado.

"Tobias Figueiredo é o novo reforço para o setor defensivo do Rubro-Negro. O zagueiro europeu, de 31 anos, assinou contrato de empréstimo com o Furacão até o final de 2025", anunciou o clube, frisando que o atleta nasceu na Alemanha.

O reforço chegou falando em acesso à elite nacional e mostrou-se pronto para assumir a camisa 4. "Agora, é olhar para o futuro e voltar a colocar o clube onde ele merece estar, que é na Primeira Divisão", destacou Tobias.

Apesar de ter sido emprestado pelo Fortaleza, Tobias Figueiredo não estava defendendo o clube do Nordeste na temporada passada. Ele jogou pelo Criciúma, e também amargou a dor do rebaixamento no Brasileirão. Mas chegou com discruso otimista na nova casa e destacando suas virtudes.

"Sou um cara que trabalha diariamente. Tenho muito foco, muita determinação e muita ambição. A torcida pode esperar muito trabalho e muita vontade de vencer", completou o reforço, que nasceu em Munique, na Alemanha, mas passou a infância em Portugal, país de seus pais. Ele fez a carreira no Sporting. Antes de chegar ao Brasil, ele passou cinco temporadas no Nottingham Forest, com mais de 100 partidas disputadas, e uma no Hull City, ambos na Inglaterra.

"Todos os jogadores sonham em ir para lá, jogar na Inglaterra. E foi uma experiência única. Era um desejo meu e tive a oportunidade de jogar lá. Desfrutei bastante", explicou, garantindo que a experiência adquirida pode ser útil no Athletico.

"O início (no País) foi um pouco difícil. Cheguei no meio da temporada (no Fortaleza). Foi difícil se adaptar ao calor. Na Inglaterra, era frio e chuva. Mas, passado o tempo, eu me adaptei. No ano passado, já fiz uma temporada completa. Agora, estou mais bem adaptado ao futebol no Brasil."

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.