Presidente de rival do Corinthians na Libertadores é acusado de torturar no regime de Maduro

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Chamou atenção no adversário do Corinthians na fase pré-Libertadores, a Universidad Central de Venezuela (UCV), a presença de um jovem jogador de apenas 16 anos, o atacante Alexander Granko. E além da pouca idade, o nome de Granko carrega outras curiosidades, muito mais sombrias.

O atleta, que foi titular nas duas partidas contra a equipe brasileira, é filho do presidente da UCV, Alexander Enrique Granko Arteaga, coronel acusado de ser o responsável pelo órgão de repressão do regime de Nicolás Maduro.

Granko Artega é o chefe da Divisão de Assuntos Especiais (DAE) da Direção de Contrainteligência Militar (DGCIM) da Venezuela. Segundo o "El Pais", ele é apelidado pela imprensa como "torturador" e "açougueiro" de Maduro e aparece em diferentes relatórios da Missão de Apuração de Fatos das Nações Unidas (ONU) que registra violações de direitos humanos no País. Ele teria sido responsável pela tortura de prisioneiros e por participar de operações de perseguição contra opositores e já recebeu sanções dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e União Europeia.

Um relatório da missão da ONU de 2022 afirma que em muitas sessões de tortura o coronel fazia questão de sequer cobrir o próprio rosto. "Ele próprio ameaçou as vítimas, as espancou e aplicou outros meios severos de tortura, ao mesmo tempo que dava ordens e supervisionava as ações dos seus subordinados. Estas ordens incluíam atos de violência sexual, como espancamentos e choques elétricos nos órgãos genitais dos detidos e nudez forçada", diz o documento.

Nesta terça-feira, na véspera da partida de volta da pré-LIbertadores entre UCV e Corinthians, o Realidad Helicoid, grupo criado para denunciar casos de tortura na prisão de El Helicoide, em Caracas, publicou no Instagram um vídeo no qual critica a Conmebol por permitir que o time venezuelano utilize em sua camiseta o símbolo da DAE. No jogo desta quarta, em São Paulo, a UCV acabou não utilizando o distintivo depois de tê-lo usado na camisa na semana anterior.

"Não existem objetivos suficientes para encobrir os crimes contra a humanidade cometidos na Venezuela", diz a legenda da postagem. "A @ucvfcoficial usa o selo TUN TUN no peito. Ironicamente, não porque o coração bate, mas para mostrar de frente a institucionalização da tortura na Venezuela. O logotipo também é utilizado pelo 'Team Espartanos', conglomerado esportivo que pertence a Granko Arteaga."

"Exijamos que o futebol seja um espaço de justiça e dignidade, e não um refúgio para aqueles que perpetram o horror. O código de ética da FIFA e da Libertadores está sendo violado e os crimes contra a humanidade na Venezuela buscam ser normalizados. Não vamos permitir isso", diz ainda a publicação, citando a detenção arbitrária de mais de 2 mil presos políticos e o assassinato de mais de 25 pessoas desde 28 de julho de 2024.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.