Dorival explica convocação de Neymar para a seleção brasileira: 'Primeira oportunidade'

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Neymar está de volta à seleção brasileira. Pela primeira vez desde 2023, o camisa 10 e maior artilheiro do Brasil, está de volta à equipe - e também na primeira oportunidade sob o comando de Dorival Júnior. Convocado como um meia, o jogador se junta à seleção para as partidas contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Essa é a primeira oportunidade, desde que sofreu lesão no Al-Hilal, que Neymar tem de ser chamado por Dorival.

"Ninguém precisa falar a respeito do que representa Neymar. Ele vive um processo da readaptação. Mas as qualidades de um jogador como esse são um condicionante para que ele possa superar as situações de uma partida", afirmou o treinador, nesta quinta-feira, após a convocação da seleção brasileira. Em sua casa, Neymar também comemorou a convocação. "Feliz por estar de volta", publicou, em seu perfil no Instagram.

"Estávamos aguardando, é a primeira oportunidade que temos de convocá-lo. Espero que seja muito feliz nesse retorno. Não criemos uma expectativa, jogando toda a responsabilidade (em suas costas) nesse retorno", explicou o treinador. Desde seu retorno ao Santos, Neymar tem seis participações para gol e elevou o nível da equipe, que disputa a semifinal do Campeonato Paulista neste domingo, contra o Corinthians.

O nome do atacante chegou a ser cogitado para as convocações da seleção brasileira no final de 2024, quando disputou suas primeiras partidas pelo Al-Hilal após um ano fora dos gramados. À época, a comissão técnica de Dorival acompanhou de perto a sua recuperação, mas optou por preservá-lo, visando os jogos de março - em que, de fato, voltou a ser chamado.

Dorival e comissão técnica se resguardaram também para evitar uma nova lesão do atacante, além de rusgas com o clube saudita e Jorge Jesus. Em 2023, quando havia sido recém-contratado pelo Al-Hilal, Neymar foi convocado por Fernando Diniz para os duelos com Bolívia e Peru, pelas Eliminatórias. Ele entrou em campo, foi titular e se tornou o maior artilheiro da história da seleção brasileira, superando a marca de Pelé. Mas, na visão do português, não tinha condição de jogo.

O treinador da seleção brasileira, nesta quinta-feira, não bateu o martelo sobre como vai utilizar o camisa 10 na equipe, se será titular, quantos minutos jogará e em qual posição. "Neymar já atuou por 90 minutos em duas partidas desde que voltou ao Santos. Em outras, tem sido poupado. Vai depender muito dessa sequência pelo clube. Vamos aguardar para ter uma definição a respeito de sua utilização", detalhou o técnico.

O Brasil enfrenta a Colômbia em 20 de março, às 21h45, no Mané Garrincha, em Brasília, pela 13ª rodada da Eliminatórias. Uma carga de 70 mil ingressos foi colocada à disposição, e as entradas já estão sendo comercializadas. No dia 25, às 21h, a seleção faz clássico com a Argentina no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, pela 14ª rodada.

Após os empates com Venezuela e Uruguai, ambos por 1 a 1, o Brasil se encontra na quinta colocação das Eliminatórias, com 18 pontos, a sete da líder Argentina.

A seleção brasileira irá ficar em Brasília de 17 a 24 de março. Dorival Junior inicialmente vai comandar treinos no Bezerrão e, na véspera do jogo com a Colômbia, vai trabalhar no Mané Garrincha. O Brasil viaja para Buenos Aires um dia antes do confronto com a Argentina e não irá realizar treinos no país vizinho.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.