LaLiga expõe contradição em pedido do Real Madrid e responde críticas sobre o calendário

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após receber novas críticas do Real Madrid, desta vez pelo intervalo inferior a 72 horas entre duas partidas, o presidente da LaLiga, Javier Tebas, foi às redes sociais para se defender e rebater o clube da capital espanhola. Em mensagem endereçada ao técnico Carlo Ancelotti, que reiterou os protestos do time merengue após a vitória por 2 a 1 sobre o Villarreal, no sábado, o chefe do órgão que organiza o Campeonato Espanhol tentou explorar pedidos contraditórios do clube.

Segundo o dirigente da LaLiga, o diretor institucional do Real Madrid, Emilio Butragueño, pediu para postergar a partida com o Leganés, no próximo dia 29, das 16h15 para as 21h (no horário local), pelo Espanhol, a fim de dar descanso aos atletas que retornarão das seleções na Data Fifa. O problema é que o horário pedido pelo clube deixará um intervalo de apenas 71 horas para o confronto com a Real Sociedad, no dia 1º de abril, pelas semifinais da Copa do Rei.

"Carlo, certamente Emilio lhe disse que a LaLiga tinha marcado o jogo com o Leganés, na próxima rodada, no sábado, às 16h15, para lhe dar mais descanso antes da semifinal contra a Real Sociedad. Mas Emilio pediu ao diretor de competições da LaLiga para alterá-lo para as 21h - certamente com o seu conhecimento e autorização, imagino - para beneficiar aqueles que vieram da Data Fifa", escreveu Tebas na plataforma X (antigo Twitter).

"E agora temos menos de 72 horas entre o apito final do jogo de sábado e o início da semifinal na terça-feira! Que os melhores se classifiquem para a final! Saudações", concluiu o dirigente.

Após a vitória do Real Madrid por 2 a 1 sobre o Villarreal, no sábado, no qual a equipe teve de abrir mão de quatro titulares, o técnico Carlo Ancelotti criticou o calendário do futebol espanhol e a própria LaLiga, corroborando os protestos veiculados pela Real Madrid TV, canal oficial do clube, antes do duelo.

"Esta é a última vez que vamos jogar uma partida com menos de 72 horas de descanso, nunca mais jogaremos. Pedimos à liga para mudar o horário do jogo duas vezes, e nada aconteceu, mas esta é a última vez", disse Ancelotti na coletiva de imprensa.

O Real Madrid entrou em campo apenas 67 horas depois do desgastante confronto de 120 minutos com o Atlético de Madrid, pela Liga dos Campeões, na quarta-feira. No anúncio, o clube ameaçou recorrer à Fifa, que recomenda um intervalo de 72 horas entre duas partidas para preservar a saúde dos atletas. A LaLiga adota um intervalo mínimo de 48 horas.

ASSOCIAÇÃO SE MANIFESTA

A Associação dos Jogadores Espanhóis (AFE) divulgou um comunicado no qual demonstrou "grande preocupação com as consequências (do curto intervalo) para a saúde física e mental dos jogadores". A entidade lembrou que, além do Real Madrid, Athletic Bilbao, Real Betis e Real Sociedad não tiveram respeitados o intervalo mínimo de 72 horas recomendado e acordado desde 2020 com a LaLiga e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

"Dado o aumento do risco de lesões e deterioração causados pela fadiga pós-jogo entre jogadores de futebol, sempre foi um requisito inegociável para a AFE garantir que os jogadores que participam de duas partidas por semana tenham um tempo de recuperação entre 72 e 96 horas. Uma circunstância, repetida ao longo do tempo, que gera grande preocupação devido às consequências para a saúde dos jogadores", afirmou a AFE, em nota.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.