Torcedores do Coritiba protestam na Faria Lima, em SP, contra gestão: 'SAF de mendigo'

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Insatisfeitos com a gestão da Treecorp, empresa que controla 90% das ações da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Coritiba, torcedores viajaram do Paraná a São Paulo para protestar diante da sede da investidora, na região da Faria Lima, centro financeiro da capital paulista. Sob faixas e cânticos, os ataques, na manhã desta terça-feira, visaram a crise esportiva e a gestão da equipe.

Cerca de 90 torcedores se juntaram em frente ao Edifício San Paolo, localizado no "coração" da Faria Lima. O movimento foi organizado pelo Coletivo Coritibano, com a união de diversos setores da torcida, e contou com a participação de torcedores que deixaram Curitiba na noite de segunda-feira, além daqueles que já residem na capital paulista.

Três foram os principais alvos de críticas neste movimento: Bruno D'Ancona, sócio da Treecorp; André Campestrini, diretor financeiro, e Roberto Justus, sócio e conselheiro da empresa. Treecorp e Coritiba ainda não se pronunciaram após as manifestações. Desde a saída de Gabriel Lima, para liderar a Liga Forte União (LFU) em fevereiro, a equipe está sem um CEO.

Torcedores levaram cartazes com o rosto de D'Ancona, "procurado". O empresário, chamado de omisso pelos torcedores, viajou e não estava presente no momento em que a manifestação se deu em São Paulo. Cânticos, como "SAF de Mendigo", e faixas, com os dizeres "$afados" e "Treegolpe", puderam ser vistos na Avenida Faria Lima na manhã desta terça-feira.

Os torcedores pedem a saída da Treecorp do clube, movimento impulsionado pelos maus resultados nos últimos anos. Em 2023, o Coritiba se tornou a primeira SAF a ser rebaixada no Campeonato Brasileiro. Em 2024 e 2025, o clube foi eliminado nas primeiras fases da Copa do Brasil e, na última temporada, amargou sua pior campanha na história da Série B.

Em 2025, além da eliminação da Copa do Brasil, a equipe paranaense amargou, novamente, uma saída precoce do Campeonato Estadual, nas quartas de final, diante do Maringá. Desde 2022, o Coritiba não se sagra campeão estadual. Além disso, após polêmicas com Rafinha, a gestão atual optou pela rescisão contratual do lateral.

A Treecorp é uma gestora de investimentos e, em 2023, se tornou dona de 90% da SAF do Coritiba. À época, foi prometido o investimento de R$ 1,1 bilhão durante o período de dez anos. Roberto Justus, apresentador e empresário, é sócio minoritário e tem participação na SAF. Em seu fundo, ela tem 11 empresas em seu variado portfólio de negócios. Entre estas, estão Ademicon, Cabana Burguer, Zeedog e Zu Digital.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.