Corinthians usa reservas após título estadual e arranca empate com o Bahia em Salvador

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De ressaca pela conquista muito celebrada do Paulistão, o Corinthians usou reservas em Salvador, e arrancou no fim um empate com o Bahia na estreia do Brasileirão. O lateral Gilberto fez o gol que ia dando até perto dos acréscimos o triunfo ao time baiano, mas o centroavante espanhol Héctor Hernández usou a cabeça para empatar e definir o resultado na Fonte Nova.

Apenas Yuri Alberto começou entre os titulares do Corinthians. Desgastados, os outros titulares foram poupados pelo técnico Ramon Díaz, que viu necessário dosar a energia de seus principais atletas e acompanhou uma atuação ruim da desentrosada equipe que jogou em Salvador. O resultado foi melhor que a atuação do atual campeão paulista.

Muitos erros de marcação, principalmente no meio de campo, com Alex Santana e Maycon, e dificuldade na saída de bola atrapalharam o time paulista, que foi amplamente dominado na primeira etapa e castigado nos acréscimos, ao levar o gol de cabeça de Gilberto, completando cruzamento de Luciano Juba.

O Bahia, por outro lado, mostrou poder de fogo e foi bastante superior ao Corinthians enquanto teve 11 em campo. Depois que Everton Ribeiro foi expulso por pisar em Talles Magno, o panorama da partida, naturalmente, mudou.

Tornou-se favorável o confronto aos corintianos, ainda que os baianos se defenderam com eficiência até quase o final da partida. Rogério Ceni fez alterações que permitiram à equipe baiana respirar e conseguir cadenciar o jogo quando o Corinthians era melhor e ensaiava uma pressão.

Os baianos usaram o tempo ao seu favor e administraram a vantagem com discernimento. Só que o Corinthians, mesmo longe de protagonizar uma partida brilhante, não desistiu e foi premiado por insistir. Romero marcou um golaço, anulado, porém, por causa de impedimento de Talles Magno na jogada. Minutos depois, veio a euforia: Héctor Hernández fez de cabeça após cruzamento de Breno Bidon e desencantou.

O gol do centroavante espanhol, o seu primeiro com a camisa corintiana, definiu o empate em Salvador e deu um ponto ao campeão paulista, que segue em ótima fase na temporada em que perdeu apenas duas partidas.

Os dois têm compromissos no meio da semana por competições continentais. O Bahia estreia na Libertadores contra o Inter, na Fonte Nova, quinta-feira. Restou ao Corinthians, eliminado na pré-Libertadores, disputar a Sul-Americana. Seu primeiro adversário é o Huracán, da Argentina, em duelo marcado para quarta-feira, na Neo Química Arena.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 1 X 1 CORINTHIANS

BAHIA - Ronaldo; Gilberto, Kanu, Santiago Mingo e Luciano Juba (Iago); Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro; Lucho Rodriguez, Erick Pulga (Erick) e Ademir (Gabriel Xavier). Técnico: Rogério Ceni

CORINTHIANS - Matheus Donelli; Léo Maná (Charles), Cacá (Héctor Hernández), Andre Ramalho e Hugo (Angileri); Breno Bidon, Maycon e Alex Santana (Igor Coronado); Talles Magno, Ángel Romero e Yuri Alberto (João Pedro). Técnico: Ramón Díaz.

GOLS - Gilberto, aos 45 minutos do primeiro tempo; Héctor Hernández, aos 44 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - João Pedro Tchoca e Breno Bidon (Corinthians); Gabriel Xavier e Jean Lucas (Bahia).

CARTÃO VERMELHO - Éverton Ribeiro (Bahia).

ÁRBITRO - Bruno Arleu de Araújo (RJ).

RENDA - R$ 1.752.529,00.

PÚBLICO - 41.898 presentes.

LOCAL - Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.