Mano Menezes promete afastar a crise no retorno ao Grêmio: 'Volto com apetite de trabalhar'

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De volta ao Grêmio duas décadas após assinar seu primeiro contrato com o clube gaúcho, o técnico Mano Menezes foi apresentado pelo vice de futebol, Alexandre Rossato, nesta terça-feira, com o objetivo de dar um novo rumo à equipe, que venceu apenas uma vez em cinco rodadas do Campeonato Brasileiro. Em sua primeira passagem, o treinador conquistou a Série B do Brasileiro, dois Gaúchos e foi vice-campeão da Copa Libertadores, em 2007, ganhando a confiança do torcedor tricolor.

"É um orgulho de estar de volta a esta casa depois de 20 anos. Achei até que demorou, mas voltamos com muito apetite de trabalhar, com toda a entrega e dedicação para atender à expectativa e a confiança (do clube)", afirmou Mano Menezes em sua primeira entrevista coletiva. "A primeira missão é dar uma ideia de como vamos jogar para que os jogadores se sintam confortáveis e o time evolua."

Mano Menezes relembrou sua primeira passagem pelo clube, quando assumiu em situação caótica, e conquistou a torcida com uma campanha vitoriosa na Série B, incluindo a épica "Batalha dos Aflitos", contra o Náutico, que culminou no título e no acesso à Série A.

"Não podemos descontextualizar as situações. Em 2005, o grêmio vivia o pior período da sua história, construímos o time no decorrer do campeonato e conseguimos o acesso daquela forma que ficou marcada. Mas precisamos trabalhar para a nova geração e convencê-los. A ordem é sempre a mesma: primeiro se vence, com o melhor futebol, e vamos trabalhar nessa linha", afirmou Mano, que disse retornar mais "cascudo" ao conjunto de Porto Alegre.

"Todos mudam, a gente vai agregando conhecimento e experiência, só não pode perder a essência de quem somos. Por isso, ainda brigo um pouco demais, mas brigo cara a cara. Isso transmite confiança às pessoas, que sabem estar apostando em alguém autêntico", comentou o técnico, negando que seu estilo cause problemas com jogadores.

A passagem de seu antecessor, o argentino Gustavo Quinteros, foi marcada por problemas de comunicação com os atletas. No Fluminense, Mano Menezes bateu de frente com o ídolo Marcelo, o que provocou a rescisão antecipada do jogador. "Às vezes, passamos do ponto na beirada do campo. Nunca tive dificuldades para relacionar com meus jogadores, nunca tive problemas sérios, mas o importante é o que a equipe faz dentro do campo", analisou.

A má fase do Grêmio no Brasileiro, para o novo comandante, é passageira, mas a equipe terá de levar todas as rodadas a sério e manter o rendimento mesmo nos períodos de baixa. Ele até citou Muricy Ramalho para explicar seu ponto de vista.

"Isso vai passar. O time começou bem a temporada e parou de evoluir. Vamos colocar em campo uma equipe com um comportamento aguerrido e com um futebol de qualidade", prometeu. "O Grêmio tem de ambicionar estar entre os primeiros. É duro repetir conquistas, mas a única chance é se estiver entre os primeiros. Pontos corridos é constância, ter maturidade nos momentos difíceis. O Muricy Ramalho, um dos maiores vencedores, sempre falava: 'O importante é somar, pontuar até nos momentos difíceis'", comentou. "O importante é dar passos não grandes, mas firmes", ensinou.

Mano Menezes fará sua estreia no banco do Grêmio nesta quinta-feira, diante do Godoy Cruz, pela Copa Sul-Americana, às 19h (horário de Brasília), em Mendoza, na Argentina. As duas equipes disputam a liderança do Grupo D da competição.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.