Alpine admite adotar mudança imediata de Jack Doohan e Franco Colapinto na Fórmula 1

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O australiano Jack Doohan parece estar com os dias contados na Alpine. Insatisfeita com a sequência decepcionante de resultados, a direção da equipe voltou a considerar a possibilidade de uma mudança imediata já visando a próxima corrida de Fórmula 1, em Ímola. Assim, o piloto reserva Franco Colapinto surge como principal candidato ao posto.

Neste domingo, no GP de Miami, Doohan abandonou a prova logo na primeira volta ao se envolver em uma batida com Liam Lawson. O incidente reforçou ainda mais a posição da direção da escuderia a optar por uma troca urgente. De acordo com informações da Motorsport, essa mudança, que aconteceria já no dia 18 de maio, se torna evidente em função da dificuldade de Doohan em se adaptar ao ritmo das provas e treinos.

O acidente na corrida de abertura na Austrália, onde também bateu na primeira volta, e depois as punições que sofreu na China, tanto na sprint, como na corrida principal, fortalecem a ideia de que ele ainda não está "pronto" para a Fórmula 1.

Desde que o reserva atual foi contratado pela Alpine durante a pré-temporada, a longevidade de Doohan começou a ser colocada em dúvida. Essa pressão só aumentou nas últimas semanas após a declaração do CEO Horacio Marin, da patrocinadora YPF, de que Colapinto estaria no carro "em Ímola" após uma entrevista na TV.

Embora Oliver Oakes, diretor da Alpine, tenha tentado amenizar a situação colocando a fala de Horácio Marin como a de um "torcedor argentino torcendo por um piloto de seu País", um mal-estar ficou instalado na equipe.

Em meio a esse clima de instabilidade, o dirigente vem deixando no ar, de forma evasiva, que Doohan continua a ser o nome da equipe. "Sim, como está hoje, Jack é nosso piloto, junto com Pierre", disse ele. "Temos sido bem claros sobre isso. Sempre avaliamos, mas sim, hoje, é assim."

Enquanto a iminente mudança não se torna oficial, Colapinto vem fazendo o seu papel e realiza o que cabe a um piloto reserva. Ele conta com o apoio de Flavio Briatore, consultor da escuderia, que estaria interessado em dar uma chance ao piloto argentino o mais breve possível.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.