O futebol proporciona destaque a muitos jogadores. Alguns já surgem como promessas, outros conquistam os holofotes com o passar do tempo. Contudo, nem todos se mantêm constantemente na mídia. Com isso, um jornal europeu fez uma relação de atletas "desaparecidos" do esporte.A lista tem 13 jogadores, dos quais seis são brasileiros, e foi feita pelo espanhol As. De acordo com a publicação, esses atletas já foram destaque em vários conteúdos na mídia, mas ficaram longe do foco nos últimos tempos. Nomes como Alexandre Pato e Paulinho figuram no relatório, além do franco-tunisiano Ben Arfa e do russo Cheryshev.
DENIS CHERYSHEV
O ponta integrou as categorias de base do Real Madrid na temporada 2002-2003 e era considerado uma promessa. Porém, logo após ser promovido à equipe principal, em 2013, foi negociado com o Sevilla por empréstimo. Depois, passou por Villarreal e Valencia e, na temporada 2022-2023, começou a vestir a camisa do Venezia, da Itália, onde tem contrato até julho deste ano.
ADEL TAARABT
O meio-campista marroquino conquistou notoriedade no futebol com boa passagem pelo Queens Park Rangers, da Inglaterra. "Fase linda, mas efêmera", pontuou o As. Depois do clube inglês, teve passagens por Fulham, Milan, Benfica e Genoa. Agora, defende o Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos.
REINIER
O meia brasileiro foi revelado pelo Flamengo e, em 2020, acabou vendido ao Real Madrid por 30 milhões de euros. O atleta ainda está vinculado ao clube espanhol, mas tem acumulado empréstimos ao longo do tempo: Borussia Dortmund (2020/21), Girona (2022/23) e Frosinone (23/24). O contrato com o time italiano expira no fim de junho, e o jogador ainda tem futuro indefinido.
BEN ARFA
O franco-tunisiano atualmente está sem time, mas já vestiu a camisa de clubes europeus como Lyon, Olympique de Marselha, Newcastle, Paris Saint-Germain, Valladolid e Lille. O jornal espanhol relatou que o meio-campista tinha "grande qualidade" e "vídeos com os melhores compilados de dribles".
PAULINHO
O volante se despediu recentemente do Corinthians e não teve revelados os próximos passos da carreira. A publicação relembrou que o atleta assinou com o Barcelona em 2017, depois foi para o Al-Ahly até desembarcar em São Paulo para ser o camisa 15 do clube paulista. Além disso, o jogador já passou por Tottenham e Guangzhou FC.
LUCAS SILVA
O atual capitão cruzeirense foi revelado pelo clube mineiro e, em 2015, contratado pelo Real Madrid. O volante, no entanto, não teve sequência no time espanhol. Na mesma temporada, fechou com o Olympique de Marselha por empréstimo. No futebol brasileiro, além do Cruzeiro, defendeu também o Grêmio.
ALEXANDRE PATO
O atacante foi revelado pelo Inter e vendido ao Milan na temporada 2007-08 após se destacar na equipe gaúcha. Em 2013, voltou ao futebol brasileiro, dessa vez para vestir a camisa corintiana. Um ano depois foi encaminhado ao rival São Paulo, onde ficou até 2016. O atleta voltou ao tricolor paulista em 2019 e em 2023, e fez parte do elenco campeão inédito da Copa do Brasil. Além disso, teve passagens por Chelsea, Villarreal, Tianjin Tianhai e Orlando.
DMYTRO CHYHRYNSKYI
O ucraniano foi pedido do técnico Pep Guardiola e deixou o Shakhtar Donetsk para assinar com o Barcelona em 2009. Contudo, o zagueiro não conseguiu se destacar no time catalão e voltou ao futebol do país natal para vestir novamente a camisa do clube de Donetsk, onde continua a atuar. O jogador também passou pelo Dnipro, AEK Atenas e Ionikos Nikeas.
OSCAR
O meia foi revelado pelo São Paulo e passou também pelo Inter antes de o Chelsea desembolsar mais de 30 milhões de euros para contratar o jovem que "na época, era um dos jogadores mais promissores do Brasil", segundo a publicação. Desde 2017, o brasileiro joga pelo Shanghai Port, da China.
JEFFRÉN SUÁREZ
O atacante chegou às categorias de base do Barcelona em 2004, e cinco anos depois já atuava pelo time profissional do clube. Um dos pontos altos da carreira do venezuelano-espanhol é o gol marcado no clássico contra o Real que decretou goleada por 5 a 0 no Campeonato Espanhol de 2010-11. Depois do time catalão, Jeffrén defendeu o Sporting e o Valladolid. Passou ainda pelo futebol belga, suíço, croata e tailandês, onde permanece atualmente com o Chiangmai United.
ÉDER
O português Éder foi o autor do gol da vitória da seleção portuguesa diante da França na Eurocopa de 2016, que sagrou a equipe então comandada por Fernando Santos como campeã daquela edição. O atacante vestiu a camisa do Swansea, Lille, Lokomotiv Moscou e Al-Raed, e se aposentou dos gramados em 2022.
ILAIX MORIBA
O guineano Moriba saiu do Espanyol para as categorias de base do Barcelona em 2010, mas deixou a equipe da Catalunha por "questões contratuais", de acordo com o As. O meia assinou com o RB Leipzig em 2021, e tem sido emprestado pelo time alemão. Defendeu o Valencia em 2022-23 e, na temporada atual, vestiu a camisa do Getafe.
MALCOM
Fecha a lista o brasileiro recém-campeão do Campeonato Saudita. O atacante foi revelado pelo Corinthians e iniciou a carreira na Europa no Bordeaux. Em 2018, foi vendido ao Barcelona por 41 milhões de euros e, no ano seguinte, acabou negociado com o Zenit. Atualmente, o atleta é um dos companheiros de time de Neymar no Al-Hilal, equipe treinada por Jorge Jesus.
De Pato a Paulinho: jornal europeu lista jogadores 'sumidos' do futebol
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura