O que é a 'cocaína rosa', substância que apareceu em teste toxicológico de Liam Payne

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Os exames toxicológicos feitos no cantor Liam Payne, que morreu na última quarta-feira, 16, após cair do terceiro andar de um hotel em Buenos Aires, na Argentina, apontaram a presença de "cocaína rosa" no organismo do ex-integrante da banda One Direction. A informação foi apresentada pelo veículo ABC News.

Também conhecida como 2-CB, Pink Powder ou "Tuci" no Brasil (uma derivação em português da pronúncia em inglês Two-C), a cocaína rosa é uma droga sintética alucinógena, capaz de provocar distorções da realidade, euforia e a sensação de despersonalização - ou seja, o sentimento de que há uma desconexão com o próprio corpo e pensamentos.

Apesar do nome, o entorpecente não é uma derivação da cocaína branca. O nome é dado por conta do efeito eufórico, de agitação e sensação de bem-estar que as duas drogas causam em quem as consome - além de ambas serem comercializadas e usadas em pó. Porém, diferente da "tradicional", a rosa causa alucinações.

A cor vem de uma espécie de corante adicionado para tornar o produto rosa e sua venda mais atraente e impactante.

A droga é sintética e produzida a partir de uma mistura de cetamina ou quetamina (um anestésico), MDMA (associado como sinônimo do Ecstasy), cafeína e metanfetamina. Conforme a ABC News, também podem ser usados para produzir esse coquetel a própria cocaína, benzodiazepina e crack.

Essa composição faz a cocaína rosa ser mais cara por conta do alto custo de produção. Por isso, é conhecida também por ser usada por pessoas de alto poder aquisitivo. Além também de ser perigosa, uma vez que o usuário nem sempre sabe com precisão o que está usando e colocando dentro do próprio organismo.

Ainda sobre suas propriedades, a droga costuma provocar no início uma sensação de agitação e animação, que posteriormente evoluem para alucinações. Esse segundo efeito torna o seu consumo mais arriscado porque impede o usuário de medir com clareza as consequências de seus atos, o colocando em situações de perigo.

Em texto divulgado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) em abril do ano passado, o professor José Roberto Santin, doutor em toxicologia, explica que o efeito estimulante e as alucinações provocadas pela cocaína rosa são decorrentes da presença de metanfetamina e ou do LSD.

"O usuário está sujeito a ver e fazer coisas extremas, sem noção exata da realidade ao seu redor", declara.

Segundo o professor, que também é coordenador de um Grupo de Trabalho de Toxicologia do CFF, o uso da droga em doses extremas pode provocar sobrecarga do coração e, como consequência, levar a pessoa a um infarto; além de vício, dependência e overdose em casos de consumo excessivo.

Isso ocorre porque, segundo informações apresentadas pelo Hospital Santa Mônica, também em texto divulgado em seu site, o efeito das anfetaminas da cocaína rosa no cérebro é muito exagerado, causando um aumento abrupto de dopamina e a noradrenalina - neurotransmissores associados ao prazer

Como efeito, o próprio organismo regula o aumento dessas substâncias químicas, reduzindo o número de receptores desses neurotransmissores. Resultado: as próximas vezes que um usuário usar a droga, o corpo vai demandar quantidades ainda maiores para conseguir gerar o mesmo efeito produzido quando foi usada na primeira vez.

"Além disso, como o pó rosa é considerado um alucinógeno, seus usuários podem sofrer com a distorção da realidade. Alguns sintomas possíveis são alucinações auditivas, paranoia ou pânico, gerando um perigo para si e para outros", alerta a instituição.

Apesar de ser mais comum em outros países da América do Sul, como Argentina e Colômbia, essa droga também já foi apreendida no Brasil.

Em outra categoria

A tarde de segunda-feira, 21, no reality show A Fazenda, rendeu confrontos. Na véspera da formação da Roça, que ocorre nesta terça-feira, 22, Sacha Bali, um dos alvos de diversos peões na casa, discutiu com Zé Love e Gizelly Bicalho, e foi assunto entre Sidney Sampaio e seus aliados.

No domingo, 20, Gui Vieira ganhou a Prova de Fogo, o que fez com que os perdedores jogassem Sacha pela quarta semana seguida na Baia. O peão entrou em algumas discussões na segunda-feira, sendo uma delas com Zé Love, com quem tem constantes trocas de farpas.

Zé Love disse para Sacha: "Você dá laudo para as pessoas. Se coloca superior a todo mundo [...] Você é um coitado". Ambos trocaram xingamentos.

Além do ex-jogador, o ator também não passou impune nas críticas de Gizelly, que também foi alvo de discussões com MC Zaac e Yuri Bonotto na segunda-feira.

A peoa argumentou que Sacha não cuidava dos animais, ao que ele respondeu: "Não gosto de olhar para a sua cara. Você me colocou na Baia e não desceu para ajudar ninguém [...] Eu passei a manhã inteira ajudando [a cuidar dos animais]".

Ele discutiu com Sidney durante a tarde. O confronto foi acalorado, e Sidney chamou Sacha de "rato" e "covarde". Sacha pediu para que conversassem com respeito.

"Late mais alto, Sidney", completou Sacha, que disse também que o peão copia as críticas e xingamentos de Zé Love.

Sacha foi alvo de comentários de Sidney e de seus aliados em uma conversa. "Ele está se achando cada vez mais", disse. Os peões presentes na casa da árvore chamaram Sacha de "coitado".

"É essa narrativa que ele está construindo, de coitadinho, que a casa inteira está contra ele", completou Vanessa Carvalho. Sobre os embates, Sacha desabafou posteriormente com Yuri sobre as tretas com outros participantes. Ele comentou que se sente atacado: "São 16 contra mim".

"Eles gostam de inventar coisa", aconselhou Yuri sobre Gizelly, Zé Love e Sidney.

* Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

A atriz Drew Barrymore, também apresentadora do The Drew Barrymore Show, tirou as extensões capilares durante as gravações do programa, surpreendendo o público. Em uma cena já divulgada da atração, que vai ao ar na TV americana e no YouTube nesta terça-feira, 22, Drew recebeu a atriz e modelo Pamela Anderson, que falou sobre a decisão de parar de usar maquiagem.

Elas falaram sobre a autoestima feminina, sobretudo na indústria do entretenimento, que cobra padrões de beleza inalcançáveis. O discurso da convidada sobre abraçar sua aparência real inspirou a apresentadora, que, além de aparecer de cara lavada no programa, também surpreendeu ao tirar suas extensões do cabelo ao vivo, sendo aplaudida pelo público.

"Desculpa, mas se vamos realmente ser honestas aqui...", disse Drew, arrancando os apliques. "Isso é maravilhoso. Vamos lá, você não precisa disso", incentivou a convidada, elogiando o cabelo da atriz.

"Um sintoma 'maravilhoso' da perimenopausa é que seu cabelo começa a cair", explicou a apresentadora de 49 anos, discutindo sobre como estar com o cabelo bonito influencia na autoestima.

Pamela Anderson, de 57 anos, compartilhou o motivo de ter parado de usar maquiagem: "Queria me redescobrir. Interpretei personagens ao longo de toda minha vida, e há alguns anos passei a me perguntar: quem eu sou?", disse. "Esse é o melhor momento da minha vida. Me sinto tão empoderada e livre", completou ela.

Justin Bieber compartilhou uma homenagem em suas redes sociais para Liam Payne, que morreu aos 31 anos na quarta-feira, 16. O vídeo foi gravado por fãs e repostado nos stories do cantor na segunda-feira, 21. O ex-integrante da One Direction morreu ao cair da sacada de um hotel em Buenos Aires, Argentina.

A montagem mostra imagens de fotos, flores, balões, cartas, entre outros objetos, que foram deixados em homenagem ao músico. Na voz, o autor e influenciador Joey Kidney fala sobre o luto de ser um fã, em inglês.

"Você tem permissão para sentir o luto como fã. Para amar alguém que nunca conheceu. Você tem permissão para admirar alguém por sua arte. Para chorar, para sentir que uma parte sua foi embora. Porque mesmo que eles não soubessem o seu nome, eles mudaram o seu mundo", diz o vídeo.

Nos comentários do Instagram, internautas expressaram gratidão e compartilharam histórias sobre encontros inusitados com Payne. "Obrigada por validar o nosso luto, Justin" escreveu um usuário. "Descanse em paz, Liam", completou outro.