Lula assinará acordo de reparação pela tragédia de Mariana na sexta-feira, 25

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, irá assinar na próxima sexta-feira, 25, o acordo de R$ 167 bilhões para reparação de danos decorrentes do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015. O ato ocorre após uma séria de reuniões do chefe do Executivo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e outros chefes de pastas na últimas semanas.

A informação foi confirmada pela Secretaria da Comunicação Social (Secom) ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O Broadcast mostrou na segunda-feira, 21, que está prevista a criação de um novo fundo administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de um programa de transferência de renda a pescadores e agricultores atingidos pela tragédia.

Dentre outros pontos, também estão previstos investimentos na duplicação de duas rodovias (BR-262 e BR-356) que cruzam os Estados do Espírito Santo.

O julgamento em Londres sobre a tragédia de Mariana teve início nesta semana. Do total previsto no acordo que será assinado na sexta-feira, R$ 100 bilhões serão pagos no prazo de 20 anos.

Além de recursos novos, o acordo prevê pagamentos já realizados pelas empresas. Os valores serão desembolsados pelas mineradoras Vale, BHP e Samarco.

Em outra categoria

Julia Simoura foi eliminada do reality A Fazenda 16. Com apenas 22,15% dos votos para permanecer na casa, ela disputou a 5ª roça contra Fernando Presto e Luana Targino na noite de quinta-feira, 24. Ambos voltaram para a sede, e discutiram seu posicionamento no jogo com relação a outros peões.

A eliminada agradeceu pela oportunidade de estar no reality, em conversa com a apresentadora Adriane Galisteu. Na Cabine da Descompressão, discordou sobre não ter se posicionado na casa, e falou mais de Sacha Bali, que vem sendo alvo constante de outros peões na casa.

Quando perguntada se acha que Sacha se vitimiza, ela concordou em partes: "Não acho que ele se vitimiza, [mas] acho que ele sabe pegar as coisas para ele e fazer um bom posicionamento para o público".

A eliminação de Julia impactou os peões dentro da casa também. "Acho que todo mundo esperava um resultado [diferente], pela roça passada", disse Fernando.

Outro nome que aparece constantemente nas discussões da Fazenda é o de Gizelly Bicalho. A peoa, que é ex-BBB, iniciou diversos debates durante a semana, e recebeu comentários de Flora Cruz e Albert Bressan.

"Ela é esperta. Ela é cara de pau. Daqui a pouco ela é capaz de ficar amiga da Luana", disse Albert.

Luana falou de Gizelly também, em outra conversa. "Eu gosto dela, eu espero que a gente se acerte". Ela se refere aos recentes embates que teve com a peoa no começo da semana.

A briga pelo leite condensado também retornou à casa. Gizelly afirmou anteriormente que Luana abriu o leite condensado. Na noite de quinta-feira, os peões falaram mais sobre o ingrediente, que se tornou um ponto de discussão frequente.

A briga começou quando alguns peões esconderam latas de leite condensado entre seus itens pessoais. "Todo mundo escondeu [o leite condensado]", desabafou Yuri Bonotto, discordando das atitudes de Gizelly, que atacou peões por terem escondido ou utilizado o item.

João Rebello, ex-ator mirim da Rede Globo, conhecido por ter interpretado o personagem Sig na novela Vamp (1991), foi morto a tiros na noite desta quinta-feira, 24, em Trancoso, distrito de Porto Seguro, na Bahia. Ele tinha 45 anos. A informação foi confirmada pela Polícia Civil da Bahia nesta sexta-feira, 25. O caso é investigado pela 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro.

Segundo a polícia, ele estava dentro de seu carro na Praça da Independência. Testemunhas relataram que dois homens em uma motocicleta se aproximaram e atiraram à queima-roupa. "Foram expedidas as guias para perícia e remoção do corpo, enquanto diligências são realizadas no sentido de identificar a autoria e esclarecer a motivação do crime", afirmaram as autoridades.

João trabalhava atualmente como DJ e usava o nome artístico Vunje. O artista chegou a dirigir clipes de grandes nomes da música, como Ludmilla e Marcelo D2.

Ele era sobrinho do ator e diretor Jorge Fernando, que morreu em 2019 por conta de uma parada cardíaca. João havia se mudado com a mulher, Karine Santana, para a Bahia no final de setembro, conforme uma publicação feita no Instagram pela mãe do artista, Maria Rebello.

Ao todo, João trabalhou em outras novelas da Rede Globo. Além de Sig, ele também interpretou personagens como Maneco, em Cambalacho (1986), Nicolau, em Deus Nos Acuda (1992), e Juninho, em Bebê a Bordo (1988), quando atuou ao lado de Tony Ramos e Inês Galvão.

João Rebello, que foi morto a tiros nesta quinta-feira, 24, era ex-ator mirim da Globo, e ficou conhecido por seus trabalhos na novela Vamp, como o personagem Sig. Ele morreu aos 45 anos dentro de seu carro, em Trancoso, Porto Seguro.

Recentemente, João trabalhava como DJ, com o nome artístico de Vunje. Ele atuou por cerca de 11 anos na Globo, na década de 1990. Além de Vamp, o ator esteve em Cambalacho, Bebê a Bordo, Deus nos Acuda e Zazá. Mais recentemente, ele dirigiu clipes de Ludmilla e Marcelo D2. Ele era sobrinho de Jorge Fernando, ator e diretor que morreu em 2019 por conta de uma parada cardíaca. Ele morava na Bahia desde setembro, quando se mudou com a mulher, Karine Santana, para a cidade de Trancoso.

A irmã, Maria Carol Rebello, também acompanhou a ida do DJ para a Bahia, segundo uma postagem no Instagram da mãe dos dois, Maria Rebello. Ela também trabalha na área das artes, como produtora artística. "Meus amores, meus filhotes foram morar na Bahia. Eu aqui morrendo de saudades, mas sei que estão protegidos pelo Axé da Bahia", escreveu ela, em 28 de setembro.