Zema: 55 barragens mineiras a montante estão em processo de descomissionamento

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta sexta-feira, 25, que cerca 55 barragens a montante no Estado estão ou já foram descomissionadas. A declaração ocorreu em entrevista à GloboNews.

"Cerca de 55 barragens em Minas construídas a montante - que oferecem em algum grau de risco -, já foram ou estão sendo desmontadas, descomissionadas, nesse momento", disse o governador. "Empresas que não estão cumprindo cronograma já foram autuadas pelo Ministério Público de Minas Gerais", acrescentou.

O governo mineiro tem verificado as estruturas de mineração diariamente, destacou Zema, que avaliou haver "um menor risco" local para rompimento de barragens. "Nos dois anos (de mandato) que eu tenho pela frente, nós ainda vamos fazer avanços", afirmou. "E muitas mineradoras hoje já fazem a mineração a seco, ou seja, não dependem mais de barramentos. Elas empilham o material, o que reduz em muito risco", observou ele.

Acordo de Mariana

O governo federal formalizou hoje um acordo no valor global de R$ 170 bilhões para a reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Zema disse que espera ser "o último governador de Minas que enfrentou esse tipo de tragédia".

Zema criticou também a Fundação Renova, criada para reparar as pessoas do ocorrido em Mariana. "Foi um péssimo acordo para Minas, para o Espírito Santo, para a União e também para as empresas."

Em outra entrevista esta tarde, o governador mineiro afirmou que, após a homologação do acordo de Mariana, a fundação será extinta.

Em outra categoria

O Multishow oficializou um novo programa apresentado por Sandy. A atração contará com músicas e entrevistas e tem estreia programada para 2025. A informação foi confirmada pela cantora nesta sexta-feira, 25, por meio de publicação em suas redes sociais.

"Recebi um convite irrecusável para apresentar um programa para o Multishow que tem tudo a ver comigo", disse Sandy, acrescentando que está em período sabático, mas aceitou abrir uma "exceção" para comandar a nova atração. "É uma série musical com aquela mistura perfeita de música e boas histórias. Bora segurar a minha ansiedade, porque só estreia no ano que vem!"

De acordo com a cantora, a série receberá cinco cantoras, que ainda não tiveram as identidades reveladas.

Até o momento, a única previsão é que a atração, ainda sem título, estreará em algum momento de 2025. Mais detalhes devem ser revelados em breve pela emissora.

Cardi B precisou ser internada às pressas e cancelou sua apresentação no festival ONE MusicFest, que aconteceria neste final de semana. Na última quarta-feira, 23, a cantora usou suas redes sociais para avisar os fãs.

"Estou muito triste em compartilhar essa notícia, mas eu passei os últimos dias no hospital me recuperando de uma emergência médica e não vou conseguir me apresentar no ONE Music Fest. Parte meu coração não poder ver meus fãs este final de semana."

Ela afirmou que gostaria que pudesse realizar seu show, mas agradeceu os fãs pela compreensão, prometendo que voltará em breve, "ainda melhor e mais forte". "Não se preocupem. Amo todos vocês", finalizou.

Apesar de se pronunciar, a cantora não revelou qual foi a emergência médica que a afastou dos palcos. Os organizadores do festival também lamentaram a ausência da rapper e desejaram melhoras para Cardi B.

"Infelizmente, Cardi B anunciou que não poderá se juntar a nós no festival desse ano por questões de saúde. Vamos torcer pela recuperação completa dela! Estamos fazendo o possível para encontrar um substituto de última hora", disse o comunicado.

Outros títulos de Agatha Christie serão adaptados para as telonas nos próximos anos, confirmou Steve Asbell, presidente do 20th Century Studios, em entrevista ao The Hollywood Reporter. De acordo com o executivo, dentre os livros da Rainha do Crime que chegarão aos cinemas, estão E Não Sobrou Nenhum, Testemunha de Acusação e as histórias de Miss Marple.

"Há vários outros títulos em que estamos trabalhando. Temos uma relação muito próxima com o espólio [da autora]", contou Asbell.

O estúdio já lançou três filmes baseados na obra da britânica: Assassinato no Expresso do Oriente (2017), Morte no Nilo (2022) e A Noite das Bruxas (2023), todos dirigidos e protagonizados por Kenneth Branagh, que interpreta o detetive Hercule Poirot. Estão disponíveis para streaming no Disney+.