Lewandowski diz que PEC da segurança não altera em uma vírgula competências dos Estados

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse nesta quinta-feira, 31, que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do governo sobre segurança pública não altera "em uma vírgula" as competências dos Estados e municípios em relação às polícias civis e militares e às guardas municipais.

"Não estamos mexendo em uma vírgula no que diz respeito às competências dos Estados para regular suas polícias civis e militares. E também aos prefeitos, não estamos interferindo em absolutamente nada à definição e às competências das guardas municipais", disse o ministro.

Segundo o ministro, a PEC da segurança pública não intervém no comando das polícias estaduais. Lewandowski reforçou que "nunca alguém reclamou que o SUS interferisse na autonomia dos Estados, pelo contrário".

"O que se viu na pandemia é que o papel da União foi decisivo, uma vez que saiu daquela letargia, até um pouco impelido pelo STF, mas depois deu as diretrizes, e conseguimos nos três níveis enfrentar esse problema", declarou.

O ministro disse que a Polícia Rodoviária Federal será transformada em uma Polícia Ostensiva Federal que prestará auxílio às forças de segurança dos Estados e municípios.

"Queremos atribuir à Polícia Ostensiva Federal, que será a Polícia Rodoviária Federal, transformada em uma polícia ostensiva, o auxílio às forças de segurança dos Estados e municípios. É algo que já acontece hoje, mas com base em uma portaria do ministro André Mendonça, que hoje está no STF", afirmou.

Em outra categoria

Dois musicais em cartaz em São Paulo homenageiam grandes nomes da música brasileira. Apesar do que sugere o nome, O Admirável Sertão de Zé Ramalho não é biográfico, mas explora a obra do cantor e compositor, nascido em Brejo da Cruz, na Paraíba. Sucessos como Admirável Gado Novo e Chão de Giz ganham vida no palco. No elenco, Adriana Lessa, Ceiça Moreno, Cesar Werneck, Duda Barata, Marcello Melo, Muato, Nizaj, Ricca Barros e Diego Zangado. Direção de Marco Nunes e dramaturgia de Pedro Kosovski.

De volta a São Paulo, Elis, a Musical reestreia hoje e narra a vida e obra de um dos ícones da música brasileira. No programa, os sucessos e a trajetória de Elis Regina (1945-1982), do início de carreira ao disco com Tom Jobim. A montagem é uma versão atualizada em celebração aos 10 anos de estreia do musical, que chegou aos palcos em 2013. Laila Garin e Lilian Menezes se revezam no papel da cantora. A direção é de Dennis Carvalho e o texto, de Nelson Motta e Patrícia Andrade.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O apresentador João Silva, 20, contou para seguidores um importante conselho que recebeu do pai, o também apresentador Fausto Silva, 74, sobre a fama. Em uma sessão de perguntas e respostas compartilhada nos stories do Instagram, o jovem influenciador citou palavras sábias do pai que lhe foram passadas. "Pelo que escutei do meu pai a vida inteira, tem uma frase maravilhosa dele, que é 'a única coisa que destrói a inteligência é o ego e a vaidade'", contou ele ao ser perguntado sobre qual o maior perigo da fama.

"Acho que isso é a coisa mais importante, principalmente para quem está entrando no mundo artístico, que fica muito famoso rápido, às vezes, é natural [a vaidade]", seguiu o influenciador. "Mas [esse conselho] é uma coisa que levo do meu pai, que a vida inteira teve essa cabeça."

João ainda respondeu outras perguntas dos fãs, inclusive sobre a melhor pizza que já comeu ("claro que é a Pizza do Faustão, né? [risos]") e sua opinião sobre bitcoin ("só me arrependo de não ter comprado e acreditado com o meu irmão quando ele me falou lá em 2018"). Dando mais um vislumbre em sua vida pessoal, o apresentador ainda disse gostar de tatuagens, tendo quatro artes em seu corpo, todas relacionadas de alguma forma à sua família.

Por fim, ele foi perguntado sobre sua opinião sobre o ator André Lamoglia. "Admiro muito ele como ator, ele esteve em casa esses dias. Então super [convidaria ele para o Programa do João]. Inclusive vou marcar ele aqui para ver se ele topa."

A notícia de que Sabrina Sato havia perdido o bebê que esperava de Nicolas Prattes, divulgada na tarde da última quarta-feira, 6, fez com que o casal recebesse uma onda de apoio e carinho dos fãs nas redes sociais.

"Sinto muito Sabrina, que você seja forte", disse uma internauta. "Sinto muito pela perda de vocês e me solidarizo com a sua dor", afirmou outra fã.

Sabrina e Prattes ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido. O irmão dela, Karin Sato, usou suas redes sociais para relembrar momentos em família ao lado de Nicolas Prattes.

Karina Sato, irmã da apresentadora, também falou sobre o ocorrido. No Instagram, ela repostou a publicação de um fã clube de Sabrina lamentando a perda.

"Sabemos que o amor de vocês é capaz de superar qualquer obstáculo. Que a união de vocês seja um refúgio de força e que vocês encontrem conforto um no outro. Estamos enviando nossas orações e toda a nossa energia positiva para vocês", diz o post.

Perda do bebê

A informação de que Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava de Nicolas Prattes foi confirmada pelo hospital Albert Einstein e pela assessoria da apresentadora. Ela estava na 11ª semana de gestação e havia dado entrada no hospital na terça.

Segundo o Einstein, Sabrina teve alta nesta quarta. Leia a nota completa, assinada pelo ginecologista e obstetra Emerson Barchi Cordts e o diretor médico Miguel Cendoroglo Neto:

"A paciente Sabrina Sato deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, no dia 5 de novembro, em virtude da não evolução da gestação, que ainda estava na 11ª semana. Ela teve alta hospitalar nesta quarta-feira (6/11)."

Anúncio da gravidez

O casal havia anunciado a gravidez em outubro. "Uma nova gestação é uma bênção e será sempre bem-vinda. Sabrina e Nicolas descobriram recentemente uma gestação ainda em estágio inicial. Por orientação médica, foi pedido que aguardassem a evolução com cuidado e amor. E assim estamos fazendo, com fé e na expectativa que evolua bem", dizia a nota enviada pela assessoria da atriz.

A apresentadora já é mãe de Zoe, fruto do relacionamento com Duda Nagle. A menina está prestes a completar 6 anos, em 29 de novembro.