Desmate cai 30% na Amazônia e 25% no Cerrado e vira trunfo para a COP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Pela primeira vez desde 2019, o Brasil registrou queda no desmatamento do Cerrado. Segundo dados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), foram desmatados de agosto de 2023 a julho de 2024 8.174 km² no bioma, uma queda de 25,7% em relação ao relatado em 2023, quando o desmate foi de 11.002 km² no período. Além do Cerrado, o desmatamento na Amazônia caiu 30,6% em relação a 2023, chegando ao menor patamar registrado em nove anos.

De agosto de 2023 a julho de 2024 foi desmatada uma área de 6.288 km², ante 9.064 km² no período anterior. A taxa oficial confirma a tendência de queda no desmatamento da Amazônia. No ano passado, foi registrada uma queda de 21,8% em relação a 2022.

Matopiba

O desmatamento do Cerrado incomodava o governo Lula, que desde o primeiro ano de mandato já registrava queda de desmate na Amazônia, mas ainda não tinha obtido resultados positivos no Cerrado. Na última divulgação do Prodes, o Cerrado vivia um cenário de estabilidade em relação ao desmatamento, com um aumento de 3% na área desmatada em relação a 2022, porcentual dentro da margem de erro. Apesar disso, em 2023, a área desmatada bateu recorde.

O governo assinou nesta quarta-feira, 6, o Pacto para a Prevenção e Controle do Desmatamento e de Incêndios no Cerrado dos Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba). "O dado que acabamos de ver de queda do desmatamento no Cerrado, que para muitos parecia impossível, é fruto desse trabalho integrado que começa a ganhar força", disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. A região chamada de Matopiba é considerada por especialistas como crítica, pela combinação de alta aptidão agrícola, expansão de infraestrutura, desafios na fiscalização, pressões econômicas e questões de governança.

Amazônia e COP

Na Amazônia, apesar das quedas, a seca histórica na região e outros fatores têm colocado a floresta em risco. De janeiro a novembro, foram registrados 123.361 focos de incêndio no bioma, segundo o Inpe. O número representa um aumento de cerca de 48% no número de queimadas em comparação com o mesmo período de 2023 (83.356).

Na próxima semana, o Brasil participa da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (COP-29) em Baku, no Azerbaijão. Os dados sobre desmatamento são um trunfo importante do País na intenção de mostrar ao mundo a disposição de atuar no combate às mudanças climáticas. A queda do desmatamento, segundo o governo, rendeu a redução de emissões da ordem de 400,8 milhões de toneladas de gases do efeito estufa.

"O que deixou de ser emitido nesse período é toda a emissão da Argentina. É uma conquista importante", afirmou o vice-presidente, Geraldo Alckmin. "Vamos levar para a COP essas conquistas que não são só do Brasil, ajudam planetariamente e são exemplos, mostram que é possível, sim, descarbonizar e segurar as mudanças climáticas, gerando emprego, gerando renda."

Neste ano, o principal tema discutido na conferência é o financiamento climático. A expectativa é de que os países entrem em um acordo sobre o valor a ser pago aos países em desenvolvimento para que possam implementar ações que minimizem o aquecimento global. O governo brasileiro considera fundamental que o tema seja resolvido neste ano para que não se arraste até a COP-30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025.

Inicialmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaria do anúncio dos dados do desmatamento, mas foi substituído pelo vice-presidente. Mais cedo, Alckmin, Marina e outros ministros participaram de uma reunião com Lula sobre as metas do País para limitar gases do efeito estufa, a chamada Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês). As NDCs foram estabelecidas pelo Acordo de Paris, em 2015, e serão revistas na COP-30. Há, porém, uma expectativa de que o governo apresente sua NDC já na COP-29, em Baku, na próxima semana.

Ainda sem uma decisão

Até o momento, no entanto, o Planalto não bateu o martelo sobre as novas metas. O Ministério do Meio Ambiente apresentou três modelos de NDC que levam em consideração três cenários distintos: um conservador, um meio-termo e outro mais ousado.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

A atriz Maria Gladys foi dada como desaparecida por algumas horas após a própria filha, Maria Thereza Mello Maron, não conseguir localizá-la no apartamento em que ela estava hospedada em Copacabana, em meio as festas de Ano Novo.

"Amigos, Maria Gladys está desaparecida desde ontem as 5 da manhã! A polícia diz que precisa esperar 24 horas. Não sei o que fazer! Socorro!", escreveu Maria Thereza na manhã de quarta-feira, 1, nas redes sociais.

Duas horas depois da postagem, a filha da atriz de 85 anos tranquilizou os internautas: "Consegui achá-la. Está no Hotel Venezuela, no Flamengo. Desculpem o susto é porque ela está em um apartamento na Sá Ferreira e quando cheguei e não a encontrei, entrei em pânico. Gratidão", informou.

Nas redes sociais, fãs brincaram com a situação, lembrando a fama de boêmia da atriz. Gladys tirou fotos com fãs durante a noite de Réveillon, o que teria ajudado nas buscas.

A veterana se tornou conhecida pelo público jovem por ser avó da também atriz Mia Goth, que faz sucesso em Hollywood e estrelou filmes como Pearl e MaXXXine.

As campanhas de divulgação da nova temporada do Big Brother Brasil continuam à todo vapor. Em uma decisão que chocou a internet, a Globo recrutou a apresentadora Christina Rocha para protagonizar um dos comerciais da vigésima quinta edição do reality show.

A apresentadora, que costumava a comandar o programa Casos de Família no SBT, aparece acompanhada das ex-participantes Beatriz Reis e Juliette.

No vídeo, elas explicam as novas regras do programa. Na nova temporada da atração, os participantes entrarão em dupla com algum familiar ou amigo próximo.

"Duplas? Olha, de duplas, de casais, de amigos e de confusão em família, eu entendo demais, viu? No dia 13 de janeiro, eu vou ficar aqui no meu sofá, esperando o BBB 25 começar", afirmou Christina.

Durante 15 anos, a apresentadora foi responsável por mediar brigas entre familiares e amigos no Casos de Família. Ela, no entanto, deixou o SBT em maio de 2024.

A participação de Christina parece ter sido pontual e ela não deve fazer parte do time que cobre o BBB na Globo em 2025. A nova edição do programa estreia em 13 de janeiro.

O influenciador digital Gabriel Freitas morreu na última segunda-feira, 30, aos 37 anos, devido a uma parada cardiorrespiratória decorrente de sua obesidade mórbida. Nas redes sociais, Freitas compartilhava sua jornada de emagrecimento após chegar aos 380 kg. A notícia foi dada por Ricardo Gouvea, um amigo do influenciador, no Instagram.

"O Gabriel faleceu tentando. O Gabriel nunca desistiu. Pelo contrário, o Gabriel morreu de dieta", afirmou Gouvea. "Ele era um irmão para mim. Ele lutou até o fim, ele foi muito forte e eu tenho muito respeito por ele. Era uma pessoa muito boa com um coração muito bom". Ainda de acordo com amigo, Gabriel morreu dormindo e não sentiu dor.

O influenciador digital se tornou famoso ao participar do Programa do Gugu, em 2017. No quadro Virou Outra Pessoa, o rapaz chegou a perder 193 kg após passar por uma rotina intensa de exercícios e dietas. Ele, que tinha 380 kg, acabou engordando após passar por um extenso período de luto com a morte do pai e do irmão. Além da obesidade, Gabriel também enfrentava um quadro de depressão.