SP e outros Estados têm previsão de ventos de até 100 km/h; veja regiões em alerta

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Estado de São Paulo, a região Centro-Oeste, o Paraná, Tocantins, Rondônia, parte de Minas Gerais e Santa Catarina e sul do Amazonas e Pará devem enfrentar tempestades com ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros por hora, entre a tarde desta quinta-feira, 7, e a manhã de sexta, 8. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, de "perigo", para essas regiões.

A ventania virá acompanhada de chuvas fortes, entre 30 e 60 milímetros por hora, segundo o instituto. Na quarta-feira, 6, a forte chuva na capital paulista já provocou alagamentos e deixou 50 mil imóveis sem luz. O Estado de São Paulo registrou, nos primeiros sete dias de novembro, volume de chuva superior ao esperado para todo o mês.

Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Por isso, recomenda que a população "não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia".

O alerta é válido, a princípio, entre as 13h desta quinta-feira e as 10h de sexta, mas pode ser atualizado a qualquer momento, conforme acompanhamento climatológico. No Rio Grande do Sul, há alerta amarelo, de "perigo potencial", para chuvas fortes, de 20 a 30 milímetros por hora, com ventos de 40 a 60 quilômetros por hora.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também emitiu alerta para quinta e sexta-feira. "Há risco de deslizamentos, alagamentos, desabamentos e ocorrências com raios, ventos fortes e granizos em áreas vulneráveis", diz a pasta. A previsão é de chuvas com volume "muito alto" no centro-sul do Estado, incluindo a capital, e "alto" em Marília, Presidente Prudente, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.

Em casos de emergência, a população deve acionar ajuda pelo telefone 199, da Defesa Civil, ou pelo 193, do Corpo de Bombeiros.

Segundo a Defesa Civil estadual, ventos a partir de 40 quilômetros por hora, quando ocorrem após chuvas volumosas, já são capazes de provocar quedas de galhos de árvores, podendo impactar a rede elétrica.

A partir de 70 quilômetros por hora, os ventos já podem provocar danos a residências, como arrancamento de telhas mal fixadas. E, a partir de 80 quilômetros, podem ocorrer danos mais significativos, como destelhamento completo e arrancamento de árvores pela raiz.

Em outra categoria

O apresentador João Silva, 20, contou para seguidores um importante conselho que recebeu do pai, o também apresentador Fausto Silva, 74, sobre a fama. Em uma sessão de perguntas e respostas compartilhada nos stories do Instagram, o jovem influenciador citou palavras sábias do pai que lhe foram passadas. "Pelo que escutei do meu pai a vida inteira, tem uma frase maravilhosa dele, que é 'a única coisa que destrói a inteligência é o ego e a vaidade'", contou ele ao ser perguntado sobre qual o maior perigo da fama.

"Acho que isso é a coisa mais importante, principalmente para quem está entrando no mundo artístico, que fica muito famoso rápido, às vezes, é natural [a vaidade]", seguiu o influenciador. "Mas [esse conselho] é uma coisa que levo do meu pai, que a vida inteira teve essa cabeça."

João ainda respondeu outras perguntas dos fãs, inclusive sobre a melhor pizza que já comeu ("claro que é a Pizza do Faustão, né? [risos]") e sua opinião sobre bitcoin ("só me arrependo de não ter comprado e acreditado com o meu irmão quando ele me falou lá em 2018"). Dando mais um vislumbre em sua vida pessoal, o apresentador ainda disse gostar de tatuagens, tendo quatro artes em seu corpo, todas relacionadas de alguma forma à sua família.

Por fim, ele foi perguntado sobre sua opinião sobre o ator André Lamoglia. "Admiro muito ele como ator, ele esteve em casa esses dias. Então super [convidaria ele para o Programa do João]. Inclusive vou marcar ele aqui para ver se ele topa."

A notícia de que Sabrina Sato havia perdido o bebê que esperava de Nicolas Prattes, divulgada na tarde da última quarta-feira, 6, fez com que o casal recebesse uma onda de apoio e carinho dos fãs nas redes sociais.

"Sinto muito Sabrina, que você seja forte", disse uma internauta. "Sinto muito pela perda de vocês e me solidarizo com a sua dor", afirmou outra fã.

Sabrina e Prattes ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido. O irmão dela, Karin Sato, usou suas redes sociais para relembrar momentos em família ao lado de Nicolas Prattes.

Karina Sato, irmã da apresentadora, também falou sobre o ocorrido. No Instagram, ela repostou a publicação de um fã clube de Sabrina lamentando a perda.

"Sabemos que o amor de vocês é capaz de superar qualquer obstáculo. Que a união de vocês seja um refúgio de força e que vocês encontrem conforto um no outro. Estamos enviando nossas orações e toda a nossa energia positiva para vocês", diz o post.

Perda do bebê

A informação de que Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava de Nicolas Prattes foi confirmada pelo hospital Albert Einstein e pela assessoria da apresentadora. Ela estava na 11ª semana de gestação e havia dado entrada no hospital na terça.

Segundo o Einstein, Sabrina teve alta nesta quarta. Leia a nota completa, assinada pelo ginecologista e obstetra Emerson Barchi Cordts e o diretor médico Miguel Cendoroglo Neto:

"A paciente Sabrina Sato deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, no dia 5 de novembro, em virtude da não evolução da gestação, que ainda estava na 11ª semana. Ela teve alta hospitalar nesta quarta-feira (6/11)."

Anúncio da gravidez

O casal havia anunciado a gravidez em outubro. "Uma nova gestação é uma bênção e será sempre bem-vinda. Sabrina e Nicolas descobriram recentemente uma gestação ainda em estágio inicial. Por orientação médica, foi pedido que aguardassem a evolução com cuidado e amor. E assim estamos fazendo, com fé e na expectativa que evolua bem", dizia a nota enviada pela assessoria da atriz.

A apresentadora já é mãe de Zoe, fruto do relacionamento com Duda Nagle. A menina está prestes a completar 6 anos, em 29 de novembro.

A influeciadora Viih Tube usou suas redes sociais para defender o marido Eliezer depois que o também influenciador fez um comentário sobre sua gravidez, dizendo que a mulher estava no último mês de gestação, mas ainda não tinha dilatação suficiente.

Depois da publicação, vários profissionais de saúde e pessoas que trabalham com mulheres grávidas criticaram a fala de Eliezer. De acordo com eles, mesmo que a mulher esteja no último mês, não é esperado que a mulher tenha já a dilatação necessária para o parto.

Depois da enxurrada de críticas, Viih Tube também usou as redes sociais para defender o marido. "O homem fala e posta do jeito que ele entende, mas com esse post, muitos médicos, muitas doulas vieram falar. Eu tô completamente informada e eu tenho a melhor equipe médica que eu poderia ter", disse a influenciadora.

Ela contou que o marido segue informado, apesar de não saber tudo. "O Eli, ele entende, mas não tudo. Ele não falou por mal, falou do jeitinho dele, mas é importante que o seu acompanhante saiba das coisas e tudo o que eu quero que ele saiba, ele sabe". continuou. Ela também disse que Eliezer está se preparando junto com ela para o momento do nascimento do segundo filho do casal, o pequeno Ravi. "Ele fez curso comigo e tá tão preparado quanto eu. Até chegar o trabalho de parto, ele não sabe muito, porque ele está ansioso e eu preferi assim."

Viih também comentou que sabe que ainda não precisa apresentar dilatação e que tudo está normal na sua gestação. "Não é esperado dilatação com 37 semanas. Mamães que estão com esse tempo e não tem, tá tudo bem, normal. Inclusive, você não tem que fazer exame de toque se você não quiser, mas eu quis fazer. Eu tô super informada de tudo, podem me perguntar tudo que eu sei responder."

Ao final de sua fala, ela voltou a defender o marido e tranquilizou outras mães. "Quando ele postou, foi o jeitinho dele de falar. Você provavelmente não terá dilatação até entrar em trabalho de parto. Tem mulheres que tem, mas não quer dizer nada", pontuou. O nascimento de Ravi é esperado ainda para novembro.