MP recomenda paralisação de obra de túnel em SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) recomenda que a Prefeitura de São Paulo interrompa as obras do Complexo Viário Sena Madureira, o túnel que está sendo construído desde setembro na Rua Sousa Ramos, na Vila Mariana, bairro da zona sul da capital. A recomendação expedida nesta quinta-feira, 7, é assinada pelos promotores Moacir Tonani Junior, da promotoria de Habitação e Urbanismo, e Carlos Henrique Prestes Camargo, da promotoria do Meio Ambiente, ambos da capital.

O empreendimento é alvo de investigação do próprio MP-SP e de protestos por parte de moradores e autoridades públicas. Uma mulher foi presa ontem por abraçar uma árvore na tentativa de interromper a supressão. Eles contestam a remoção de árvores que está sendo realizada por conta do projeto, e entendem que o empreendimento não cumpre com o Plano Diretor, de 2023, que caracterizam a região como área de interesse social para moradia popular e de proteção ambiental.

Derrubada

Para a construção, a Prefeitura pretende retirar cerca de 200 famílias que vivem em uma comunidade no bairro e derrubar 172 árvores.

Procurada, a administração municipal não se manifestou sobre a recomendação do MP-SP, mas vem afirmando em outros posicionamentos que possui as licenças necessárias para a obra, e que 800 mil pessoas serão beneficiadas com a construção do túnel.

Diz ainda que a supressão das mais de 170 árvores foi aprovada pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente e que fará uma compensação com o plantio de 266 mudas arbóreas nos entornos das obras.

Já a construtora Áyla (antiga Queiroz Galvão), que já foi demandada em ação civil de improbidade administrativa do Ministério Público Federal e ação civil pública do MP-SP por fraude em licitação, diz que está executando as obras do complexo viário nos termos do contrato administrativo e de acordo com os projetos de engenharia.

"A construção do empreendimento envolve diversas etapas construtivas, dentre elas a criação de caminhos de serviço para o acesso às obras. As obras e intervenções estão sendo executadas de acordo com as melhores práticas de engenharia e de segurança", afirma a construtora.

O pedido de paralisação é feito após os promotores apresentarem uma série de considerações que justificariam a interrupção das obras. Eles citam possíveis descompromissos socioambientais e contratuais do empreendimento, além de riscos que as obras do complexo viário podem causar à população e à cidade.

Em outra categoria

O apresentador João Silva, 20, contou para seguidores um importante conselho que recebeu do pai, o também apresentador Fausto Silva, 74, sobre a fama. Em uma sessão de perguntas e respostas compartilhada nos stories do Instagram, o jovem influenciador citou palavras sábias do pai que lhe foram passadas. "Pelo que escutei do meu pai a vida inteira, tem uma frase maravilhosa dele, que é 'a única coisa que destrói a inteligência é o ego e a vaidade'", contou ele ao ser perguntado sobre qual o maior perigo da fama.

"Acho que isso é a coisa mais importante, principalmente para quem está entrando no mundo artístico, que fica muito famoso rápido, às vezes, é natural [a vaidade]", seguiu o influenciador. "Mas [esse conselho] é uma coisa que levo do meu pai, que a vida inteira teve essa cabeça."

João ainda respondeu outras perguntas dos fãs, inclusive sobre a melhor pizza que já comeu ("claro que é a Pizza do Faustão, né? [risos]") e sua opinião sobre bitcoin ("só me arrependo de não ter comprado e acreditado com o meu irmão quando ele me falou lá em 2018"). Dando mais um vislumbre em sua vida pessoal, o apresentador ainda disse gostar de tatuagens, tendo quatro artes em seu corpo, todas relacionadas de alguma forma à sua família.

Por fim, ele foi perguntado sobre sua opinião sobre o ator André Lamoglia. "Admiro muito ele como ator, ele esteve em casa esses dias. Então super [convidaria ele para o Programa do João]. Inclusive vou marcar ele aqui para ver se ele topa."

A notícia de que Sabrina Sato havia perdido o bebê que esperava de Nicolas Prattes, divulgada na tarde da última quarta-feira, 6, fez com que o casal recebesse uma onda de apoio e carinho dos fãs nas redes sociais.

"Sinto muito Sabrina, que você seja forte", disse uma internauta. "Sinto muito pela perda de vocês e me solidarizo com a sua dor", afirmou outra fã.

Sabrina e Prattes ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido. O irmão dela, Karin Sato, usou suas redes sociais para relembrar momentos em família ao lado de Nicolas Prattes.

Karina Sato, irmã da apresentadora, também falou sobre o ocorrido. No Instagram, ela repostou a publicação de um fã clube de Sabrina lamentando a perda.

"Sabemos que o amor de vocês é capaz de superar qualquer obstáculo. Que a união de vocês seja um refúgio de força e que vocês encontrem conforto um no outro. Estamos enviando nossas orações e toda a nossa energia positiva para vocês", diz o post.

Perda do bebê

A informação de que Sabrina Sato perdeu o bebê que esperava de Nicolas Prattes foi confirmada pelo hospital Albert Einstein e pela assessoria da apresentadora. Ela estava na 11ª semana de gestação e havia dado entrada no hospital na terça.

Segundo o Einstein, Sabrina teve alta nesta quarta. Leia a nota completa, assinada pelo ginecologista e obstetra Emerson Barchi Cordts e o diretor médico Miguel Cendoroglo Neto:

"A paciente Sabrina Sato deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, no dia 5 de novembro, em virtude da não evolução da gestação, que ainda estava na 11ª semana. Ela teve alta hospitalar nesta quarta-feira (6/11)."

Anúncio da gravidez

O casal havia anunciado a gravidez em outubro. "Uma nova gestação é uma bênção e será sempre bem-vinda. Sabrina e Nicolas descobriram recentemente uma gestação ainda em estágio inicial. Por orientação médica, foi pedido que aguardassem a evolução com cuidado e amor. E assim estamos fazendo, com fé e na expectativa que evolua bem", dizia a nota enviada pela assessoria da atriz.

A apresentadora já é mãe de Zoe, fruto do relacionamento com Duda Nagle. A menina está prestes a completar 6 anos, em 29 de novembro.

A influeciadora Viih Tube usou suas redes sociais para defender o marido Eliezer depois que o também influenciador fez um comentário sobre sua gravidez, dizendo que a mulher estava no último mês de gestação, mas ainda não tinha dilatação suficiente.

Depois da publicação, vários profissionais de saúde e pessoas que trabalham com mulheres grávidas criticaram a fala de Eliezer. De acordo com eles, mesmo que a mulher esteja no último mês, não é esperado que a mulher tenha já a dilatação necessária para o parto.

Depois da enxurrada de críticas, Viih Tube também usou as redes sociais para defender o marido. "O homem fala e posta do jeito que ele entende, mas com esse post, muitos médicos, muitas doulas vieram falar. Eu tô completamente informada e eu tenho a melhor equipe médica que eu poderia ter", disse a influenciadora.

Ela contou que o marido segue informado, apesar de não saber tudo. "O Eli, ele entende, mas não tudo. Ele não falou por mal, falou do jeitinho dele, mas é importante que o seu acompanhante saiba das coisas e tudo o que eu quero que ele saiba, ele sabe". continuou. Ela também disse que Eliezer está se preparando junto com ela para o momento do nascimento do segundo filho do casal, o pequeno Ravi. "Ele fez curso comigo e tá tão preparado quanto eu. Até chegar o trabalho de parto, ele não sabe muito, porque ele está ansioso e eu preferi assim."

Viih também comentou que sabe que ainda não precisa apresentar dilatação e que tudo está normal na sua gestação. "Não é esperado dilatação com 37 semanas. Mamães que estão com esse tempo e não tem, tá tudo bem, normal. Inclusive, você não tem que fazer exame de toque se você não quiser, mas eu quis fazer. Eu tô super informada de tudo, podem me perguntar tudo que eu sei responder."

Ao final de sua fala, ela voltou a defender o marido e tranquilizou outras mães. "Quando ele postou, foi o jeitinho dele de falar. Você provavelmente não terá dilatação até entrar em trabalho de parto. Tem mulheres que tem, mas não quer dizer nada", pontuou. O nascimento de Ravi é esperado ainda para novembro.