Reitor usa verba da Unesp para pagar advogado privado em ação em ação de improbidade

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Pasqual Barretti, fechou mais um contrato sem licitação com um advogado privado, mesmo tendo à sua disposição um serviço de assessoria jurídica formado por procuradores comissionados e concursados. A contratação vai custar R$ 230 mil aos cofres da universidade.

Procurada pelo Estadão, a universidade informou que a constituição de advogados externos em "situações pontuais não contraria qualquer questão de cunho ético ou legal" (leia a íntegra da nota ao final da matéria).

Desta vez, o advogado Luiz Antonio Alves de Souza foi chamado para fazer a defesa do reitor em uma ação de improbidade administrativa por suspeita de nepotismo. A universidade não é parte no processo.

A ação de improbidade gira em torno da nomeação da advogada Cristiane Gomes Carrijo Andrade, filha do assessor especial José Afonso Carrijo Andrade, que trabalhou no gabinete da reitoria, como procuradora jurídica da universidade.

O Ministério Público de São Paulo pede que o reitor seja condenado a devolver à Unesp salários que teriam sido pagos indevidamente à Cristiane. Ela chegou a receber mais que servidores concursados na mesma função.

Ao enviar a defesa do reitor no processo, o advogado afirma que o ressarcimento é "impossível" e que o reitor não é "o encarregado ou o responsável pelo pagamento dos vencimentos dos servidores da universidade". "Esta sim, como pessoa jurídica, que admite e mantém todos os seus servidores".

O processo é desdobramento de uma investigação sobre o regime de contratação dos procuradores jurídicos na Unesp. Embora exerçam função técnica, eles vinham sendo nomeados para cargos de confiança ao invés de serem selecionados via concurso público e recebiam remunerações brutas acima do teto do funcionalismo. O valor excedente do teto, segundo a universidade, fica retido.

É o segundo contrato fechado pelo reitor, sem licitação e com verbas da Unesp, com Luiz Antonio Alves de Souza. O advogado já tinha sido contratado por R$ 100 mil para entrar com uma representação disciplinar no Conselho Nacional do Ministério Público contra o promotor de Justiça que move a ação de improbidade.

O primeiro pacote de serviços também incluiu o patrocínio de uma representação na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) contra uma advogada concursada que denunciou irregularidades na contratação de funcionários comissionados na universidade. Ela chegou a ser demitida por justa causa, mas foi reintegrada após ordem judicial.

COM A PALAVRA, A UNESP

"A Unesp gostaria de esclarecer que, apesar de contar com uma equipe interna de consultores jurídicos, a constituição de advogados externos à universidade em situações pontuais não contraria qualquer questão de cunho ético ou legal. A contratação foi devidamente fundamentada nos permissivos legais, expostos nos processos administrativos pertinentes. A Unesp acrescenta ainda que a qualidade do trabalho técnico-jurídico apresentado pesou significativamente na escolha do profissional.

Em outra categoria

Rogelo "Roger" Noves, amigo de Liam Payne que estava com o cantor minutos antes de sua morte em Buenos Aires, na Argentina, foi indiciado pela morte do ex-integrante da One Direction.

Em entrevista ao Daily Mail, ele falou sobre o ocorrido. "Estou com o coração partido com essa tragédia e tenho sentido falta do meu amigo todos os dias", disse. Ele foi acusado de abandonar o amigo à beira da morte e ser cúmplice no fornecimento de drogas ao cantor.

A legislação argentina pode puni-lo com até 15 anos de prisão. Noves nega que tenha abandonado Payne. Além dele, dois trabalhadores do hotel em que o cantor estava hospedado também foram indiciados pela morte do artista.

"Nunca abandonei Liam, fui ao hotel três vezes naquele dia e saí de lá 40 minutos antes do que aconteceu. Tinha 15 pessoas no saguão do hotel conversando e brincando com ele quando fui embora. Nunca poderia imaginar que isso aconteceria."

Liam Payne morreu no dia 16 de outubro após cair do terceiro andar do hotel em que estava hospedado.

Indicado para a roça pela fazendeira Luana, Zé Love foi o sétimo eliminado d'A Fazenda 16, na noite desta quinta-feira, 7. O ex-jogador disputava a eliminação contra Gui Vieira e Flor Fernandez e acabou recebendo apenas 30% dos votos para ficar no reality rural.

Dizendo que lutou pela permanência até o final, Zé afirmou que "sentia que ia sair hoje [quinta]. Não sei o motivo, vou descobrir lá fora". Em conversa com a apresentadora Adriane Galisteu, o agora ex-peão se mostrou animado para reencontrar o filho após os quase dois meses de confinamento. "Escutei a voz do meu filho o dia inteiro hoje."

A rivalidade entre Luana e Zé Love começou a poucos dias no reality e o ex-jogador do Santos e do Vitória não poupou palavras para falar da peoa. "Cospe nas pessoas, além de ser muito falsa", disse o atleta, que ouviu a resposta "teu filho tá adorando [ver a cena]. Vai, me xinga!"

Mandado para a berlinda pelos outros peões, Sacha Bali venceu a prova do fazendeiro, realizada na quarta-feira, e ocupa o lugar de fazendeiro da semana.

Preta Gil passou por uma nova cirurgia nesta sexta-feira, 8. A cantora, diagnosticada com câncer, precisou substituir um cateter devido a um entupimento causado por cálculos renais. Em um vídeo publicado no Instagram, ela tranquilizou os fãs e garantiu que está se sentindo bem.

Preta explicou que foi ao hospital para reprogramar a bombinha de infusão portátil que usa em casa para a quimioterapia. No caminho, sentiu dores fortes na pélvis e no rim. A equipe médica pediu um exame de tomografia, que apontou a necessidade do procedimento para trocar o duplo J, um tipo de cateter utilizado para desobstruir o fluxo urinário entre rim e bexiga.

"Operei às 5h da manhã. Estou me sentindo bem, estou sem dor, graças a Deus. Precisamos interromper a quimioterapia, mas não vai fazer nenhuma diferença no tratamento", tranquilizou Preta. A cantora disse que terá alta na segunda-feira, 11.

No próximo dia 20, ela deve fazer novos exames que vão determinar os próximos passos do tratamento contra o câncer. Veja o vídeo aqui.