Motorista de aplicativo morto em aeroporto enviou, da ambulância, vídeo à mulher

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O motorista de aplicativo Celso Araújo Sampaio de Novais, de 41 anos, enviou um vídeo para a mulher de dentro da ambulância avisando que estava ferido. Novais foi baleado durante a execução do empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, na última sexta-feira, 8, no Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Ele estava internado no Hospital Geral de Guarulhos e morreu na noite de sábado, 9.

Novais deixa a mulher, Simone Dionízia Fernandes Novais, com quem era casado há mais de duas décadas, além de três filhos: o caçula, de apenas 3 anos, um adolescente de 13 e outro jovem de 20 anos.

Simone contou que tentou falar com o marido após receber o vídeo (que pode ser conferido neste link no Portal do Estadão), mas não conseguiu. Um amigo que o acompanhou na ambulância relatou a ela o ocorrido. Quando Simone chegou ao hospital, Sampaio já estava inconsciente.

O motorista de aplicativo perdeu um rim e parte do fígado após ser atingido por um disparo nas costas. Ele foi submetido a um procedimento cirúrgico no HGG, mas não resistiu aos ferimentos.

O corpo será velado neste domingo, 10, e o sepultamento ocorrerá na manhã de segunda-feira, 11, no Cemitério Necrópole do Campo Santo, que fica em Guarulhos, onde ele morava.

Segundo Simone, o marido trabalhava todos os dias das 7h às 22h, e o Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos - onde foi baleado - era seu ponto preferido para pegar passageiros. Ela também comentou que a maior alegria dele era cozinhar. "Peixe era a especialidade dele. Ele adorava reunir a família e os amigos para cozinhar", relembra.

Conforme o boletim de ocorrência, ao qual o Estadão teve acesso, além do motorista de aplicativo, de 41 anos, alvejado nas costas, outras duas pessoas foram atingidas: um funcionário terceirizado, de 39 anos, que teve ferimentos na mão e no ombro e recebeu alta do Hospital Geral de Guarulhos no sábado, e uma mulher, de 28 anos, que teria tido um ferimento superficial na região do abdômen. Ela recebeu atendimento médico e foi liberada em seguida, após ser ouvida pelos policiais no local.

Foram ao menos 27 disparos efetuados por dois criminosos, segundo informações da perícia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa Humana (DHPP) da Polícia Civil, que investiga o caso.

A execução

O empresário Antonio Vinicius Lopes Gritzbach foi morto na área de desembarque do Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos. Ele era delator de uma investigação sobre lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC). Entre os bandidos, dizia-se que havia um prêmio de R$ 3 milhões pela cabeça do delator.

O ataque ocorreu por volta das 16 horas e os atiradores estavam com o carro estacionado, à espera da vítima. Uma dupla de criminosos realizou pelo menos 27 disparos, conforme a perícia. Gritzbach foi atingido por dez tiros de fuzil, que transfixaram seu corpo.

O delator voltava de viagem com a quando foi atacado a tiros. As imagens das câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Guarulhos mostram Gritzbach levando uma mala de rodinhas quando é surpreendido pelos atiradores.

Ele tenta fugir, é atingido pelos disparos e cai perto da faixa de pedestres. É possível ver outras pessoas correndo por causa do tiroteio.

Em outra categoria

Vencedora do Miss Brasil 2002, a gaúcha Joseanne Oliveira viu sua vida mudar ao entrar para o BBB 2. Dentro do programa, ela chegou a flertar com um participante. Mas o reality show causou uma reviravolta na vida da modelo, quando Joseanne participou do Domingão do Faustão logo que foi eliminada.

No programa, cada eliminado era recebido pelo apresentador para falar sobre a experiência e receber recados dos familiares. Joseanne recebeu uma mensagem do então marido, Rafael Vargas.

Na época, a casa caiu! A descoberta de que a Miss Brasil era oficialmente casada deixou a organização do concurso revoltada, uma vez que a competição vetava a participação de candidatas casadas ou divorciadas ao Miss Universo - e consequentemente nas eliminatórias de casa país). Com isso, a ex-BBB foi descoroada e se tornou, oficialmente, ex-Miss Brasil.

Joseanne, que era uma das favoritas para vencer o Miss Universo, admitiu que mentiu e perdeu a coroa. Quem assumiu o posto foi a segunda colocada do Miss Brasil, Taíza Thomsen - que não venceu o concurso mundial naquele ano.

A modelo gaúcha chegou a ter outra chance no BBB 10, que trouxe ex-participantes de volta, mas ela também não venceu o reality. Atualmente, Joseanne é influenciadora e trabalha como DJ.

Outra miss perdeu a coroa por ser casada

Em 2015, a mesma regra foi quebrada, só que em outro concurso. A Miss Sergipe, Ana Luísa Castro, foi destronada do posto de Miss Mundo Brasil ao descobrirem que ela era casada. Diferentemente de Joseane, que quase cumpriu por inteiro seu mandado de Miss Brasil, Ana Luísa ficou com a coroa por pouco mais de 24 horas e teve que entregar para a segunda colocada.

Regras mudaram

Em 2022, a Organização Oficial do Miss Universo anunciou mudanças no regulamento após 70 anos. "Nós acreditamos que as mulheres devem ter gestão de suas próprias vidas, e que uma decisão pessoal de um ser humano não deve ser uma barreira para o sucesso", diz o texto assinado pela CEO Amy Emmerich.

Desde de 2023 as candidatas ao Miss Universo podem ser casadas ou divorciadas, além de não haver impedimento para grávidas ou mulheres que tenham filhos. Neste mesmo ano, outra regra importante mudou. Antes, apenas mulheres de até 28 anos completos até fevereiro do ano da competição eram elegíveis ao Miss Universo. Atualmente, qualquer mulher acima de 18 anos pode participar do evento.

Miss Universo 2024 é hoje

Neste sábado, 16, o mundo conhecerá a Miss Universo 2024. A 73ª edição do concurso acontece na Cidade do México, na Arena CDMX. Em 2023, a coroa foi entregue à nicaraguense Sheynnis Palacios, e na temporada deste ano, 130 mulheres foram escolhidas para disputar o título. Luana Cavalcante é a nossa representante no concurso.

Entre os 13 jurados que compõem a bancada, está o pintor e escultor pernambucano Romero Britto e a bailarina e atriz Lele Pons, amiga de Anitta e J Balvin.

Branca Andrade, repórter do Tá Na Hora, do SBT Rio, chamou atenção ao abraçar sua entrevistada durante o programa ao vivo na última sexta-feira, 15. A mulher havia perdido seu padrasto, que supostamente morreu assassinado pela mãe da jovem.

A jornalista falava sobre o crime: "A mãe dela assassinou, foi cruel, foi bárbara. E o padrasto, ok, foi um péssimo esposo, mas foi um bom padrasto, e morreu de uma forma cruel, brutal. É tudo muito doloroso. Sempre digo aqui: antes de ser jornalista, eu sou um ser humano. Não consigo pegar uma situação como essa e falar como se não fosse uma situação humana, não só jornalística".

O apresentador Clovis Monteiro, do estúdio, fez um pedido: "Um ou outro ser culpado ou não... Um morreu e a outra vai ser presa. Mas a vítima está do seu lado. Queria pedir um favor a você para fechar essa matéria. Não sei se é profissional e nem sei se é ético. Dá um abraço nela, na Juliana, que é a vítima, por mim".

Branca Andrade, então, abraçou a entrevistada como forma de consolo. Posteriormente, ela falou sobre o caso em suas redes sociais.

"Normalmente meu abraço acontece no desligar das câmeras. Hoje o Clovis Monteiro pediu que eu o fizesse ao vivo. E como realmente acredito que o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço, espero que este tenha ajudado a aliviar um pouco da dor que se espalha nesse mundo. As vítimas de violência doméstica não são só as mulheres. Toda a família sofre".

Gilberto Gil foi o homenageado do Caldeirão Com Mion deste sábado, 16, na TV Globo. Entre as histórias que contou, a de que a música A Novidade, sua parceria com Os Paralamas do Sucesso em 1986, teria sido escrita em apenas 30 minutos.

"Um dia eu estava em Florianópolis, no hotel. Uma da tarde recebo um telefonema, era o Herbert: 'Gil, olha, a gente está terminando um disco, tem uma música que tá pronta mas não tem letra. Tá na hora de acabar. Será que você dá um jeito?'", contou.

A Novidade

"Ele mandou um cassete pelo correio, fui buscar no centro às duas. Voltei pro hotel, ficava bem defronte à praia. 'A novidade veio dar à praia/ Na qualidade rara de sereia/ Metade o busto d'uma deusa maia/Metade um grande rabo de baleia'. Aí meia hora depois liguei para ele e disse: 'tá bom assim?' Ele copiou e gravou", continuou Gilberto Gil, destacando a rapidez com que a música surgiu.

Em seguida, Herbert Vianna apareceu confirmando a história por meio de um vídeo: Tinha o material para um disco. Uma das calções faltava a letra. Mandamos para ele, que respondeu imediatamente uma letra tão inspirada quanto A Novidade. A gente ficou: 'Uau, isso é verdade? Não é possível!'"

Gilberto Gil no Caldeirão Com Mion

"Quero continuar fazendo música enquanto eu tiver saúde e gosto, mas quero intensidade menor", disse o Gilberto Gil no palco da atração.

Além de cantar alguns de seus principais clássicos, como A Novidade, Vamos Fugir e Andar Com Fé, ele ouviu depoimentos de artistas como Othon Bastos, Herbert Vianna, Lucio Mauro Filho, que comanda a parte musical da atração, e sua filha, Preta Gil, entre outros.

Na plateia do Caldeirão Com Mion de hoje estavam diversos artistas que são fãs do cantos, como Paulo Ricardo, Arlete Salles, Alice Wegman, Aline Wirley, Juliano Cazarré e Evelyn Castro. Preta Gil, filha do cantor, também participou da homenagem.