Professores defendem que questão de Física do Enem seja anulada

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A prova deste domingo, 10, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) apostou em tópicos atuais, como a vacina contra covid-19, impacto de microplástico na biodiversidade e matemática financeira. Como de costume, a prova explorou a capacidade de interpretação dos candidatos e questões interdisciplinares.

Neste domingo, estudantes tiveram de resolver 90 questões de múltipla escolha, divididas em Matemática e suas Tecnologias (45 questões de Matemática) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (45 questões de Biologia, Física e Química).

Professores ouvidos pelo Estadão defendem que uma questão de Física deve ser anulada por falta de alternativa correta.

"A questão da cafeteira elétrica, questão 129 na prova azul, sobre calorimetria apresenta inconsistências nos dados para encontrar uma resposta e calcular o que ele pede", disse Idelfranio Moreira, gerente-executivo de Ensino e Inovações do SAS Educação.

"A equipe de Física do Curso Anglo identificou que na questão 124 da prova da cor verde do Enem, existe uma falha que é uma falha conceitual. Então, quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, a gente encontra um valor de 933 watts. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 watts. Em suma, a questão ela propõe uma máquina cuja potência total é de 700 watts e quando a gente calcula a potência útil de 933 watts é maior do que a potência total, o que fisicamente é impossível", disse o professor de física do Curso Anglo, Madson Molina.

Bruno Sá, professor de Física do Elite Rede de Ensino, é outro que afirma que a questão de Física tem grandes chances de anulação por má formulação. "Na questão que envolve a cafeteira, é colocado que a a cafeteira ferve totalmente os 0,5L de água. Isso dá uma dupla abordagem: considerando que a quantidade de água sofreu apenas mudança de temperatura, chegando à 100 °C, teríamos somente o calor sensível envolvido, encontrando o aproveitamento de 75%. Contudo, a potência da cafeteira (933 W aproximadamente) acaba possuindo um valor maior que a potência total/nominal fornecida (700 W), o que vai contrário aos conceitos físicos", avalia.

Prova não foi difícil

A temática ambiental foi amplamente explorada na parte de Ciências da Natureza. A análise de professores que resolveram as questões é de que não foi uma prova difícil.

Segundo o professor de Biologia Fernando Roma, da Escola SEB Lafaiete, houve um predomínio de questões de ecologia e citologia. "Uma prova sem assuntos polêmicos, mas que trabalhou com temas muito atuais, como sistemas agroflorestais, biorremediação com uso de plantas, que é a chamada fitorremediação (técnica de descontaminação do solo e da água por meio do uso de plantas), e também poluição por microplásticos", explicou.

O professor de Biologia do Colégio e Curso AZ, Hilton Ramalho, relata que o item que abordava o impacto de microplásticos na fauna perguntava em qual tecido a substância se acumulava no organismo animal. "A resposta era que a substância se acumulava no tecido adiposo, já que se tratava de uma substância apolar. É uma questão de nível fácil, pois substância apolar tem afinidade por gordura", explica.

Uma das questões abordava a produção da vacina contra covid-19 a partir da proteína spike, que é uma estrutura existente no SARS-CoV-2, e é responsável por ligar o vírus à célula humana. "A questão falava sobre a produção da vacina e qual o efeito do uso da proteína spike. A resposta explicava que ela é uma proteína específica do vírus e, por isso, estimula a produção de anticorpos contra o vírus", conta o professor.

Na opinião de Joyce Sousa, especialista em avaliações do SAS Educação, na prova de Ciências da Natureza houve prevalência de questões de Biologia. "As questões de Biologia apareceram mais na prova. No total, contei 18 (questões). Contando também questões interdisciplinares de Biologia e Química", disse.

Na prova de Biologia, uma das questões pedia que os estudantes analisassem duas espécies, a cobra coral verdadeira, encontrada na Amazônia, e a coral falsa, do Cerrado.

Os candidatos eram perguntados sobre a vantagem competitiva adquirida pela coral falsa devido a sua semelhança com a verdadeira. "Não teve incidência de temas polêmicos", resumiu Joyce Sousa.

Matemática

Assim como em Ciências da Natureza, a prova de Matemática, na opinião de professores, não teve grau alto de dificuldade.

A professora Joyce de Sousa afirma que a prova não estava conteudista e trouxe problemáticas bem conhecidas pelos estudantes. "A prova de Matemática estava em um nível bem semelhante ao do ano passado. Era uma prova mais fácil, posso apostar que muitos alunos vão tirar nota máxima. Algumas questões estavam desafiadoras, mas o tempo para resolvê-las era compensado por questões muito fáceis", analisa.

De acordo com professores que resolveram a prova neste domingo, a avaliação de Matemática trouxe alguns temas que já tinham sido abordados em edições anteriores. A "Cifra de César", um código utilizado por Júlio Cesar para se comunicar com generais e que já foi abordado em outros exames, apareceu na prova no contexto de uma questão de probabilidade.

"Envolvia interpretação e uso de conhecimento técnico de probabilidade para resolver", explicou Thiago Galrao, professor de Matemática da Plataforma AZ.

O professor Wagner Araujo, coordenador de matemática do Elite Rede de Ensino, explica que, ainda que a prova tenha explorado um novo ângulo, os estudantes podem ter se saído bem. "Pela segunda vez eles abordam o código César no Enem, este ano uma outra abordagem para isso pôde ter trazido conforto aos candidatos que ficaram em resolução de exames anteriores", disse.

Professores viram semelhança em uma questão sobre cilindros que, segundo eles, trazia os mesmos números e uma figura muito semelhante à outra questão cobrada no Enem de 2006. "A prova de Matemática seguiu um padrão equilibrado, com um nível de dificuldade que deve favorecer os alunos que mantêm domínio sobre temas básicos e intermediários.

A distribuição dos conteúdos, ainda que equilibrada, incluiu questões que exigiram análise mais criteriosa, como o gráfico da função exponencial. Em síntese, foi uma prova abrangente, cobrindo temas essenciais", disse Sérgio Ghiu, autor e professor do Colégio e Sistema pH.

Em outra categoria

Vencedora do Miss Brasil 2002, a gaúcha Joseanne Oliveira viu sua vida mudar ao entrar para o BBB 2. Dentro do programa, ela chegou a flertar com um participante. Mas o reality show causou uma reviravolta na vida da modelo, quando Joseanne participou do Domingão do Faustão logo que foi eliminada.

No programa, cada eliminado era recebido pelo apresentador para falar sobre a experiência e receber recados dos familiares. Joseanne recebeu uma mensagem do então marido, Rafael Vargas.

Na época, a casa caiu! A descoberta de que a Miss Brasil era oficialmente casada deixou a organização do concurso revoltada, uma vez que a competição vetava a participação de candidatas casadas ou divorciadas ao Miss Universo - e consequentemente nas eliminatórias de casa país). Com isso, a ex-BBB foi descoroada e se tornou, oficialmente, ex-Miss Brasil.

Joseanne, que era uma das favoritas para vencer o Miss Universo, admitiu que mentiu e perdeu a coroa. Quem assumiu o posto foi a segunda colocada do Miss Brasil, Taíza Thomsen - que não venceu o concurso mundial naquele ano.

A modelo gaúcha chegou a ter outra chance no BBB 10, que trouxe ex-participantes de volta, mas ela também não venceu o reality. Atualmente, Joseanne é influenciadora e trabalha como DJ.

Outra miss perdeu a coroa por ser casada

Em 2015, a mesma regra foi quebrada, só que em outro concurso. A Miss Sergipe, Ana Luísa Castro, foi destronada do posto de Miss Mundo Brasil ao descobrirem que ela era casada. Diferentemente de Joseane, que quase cumpriu por inteiro seu mandado de Miss Brasil, Ana Luísa ficou com a coroa por pouco mais de 24 horas e teve que entregar para a segunda colocada.

Regras mudaram

Em 2022, a Organização Oficial do Miss Universo anunciou mudanças no regulamento após 70 anos. "Nós acreditamos que as mulheres devem ter gestão de suas próprias vidas, e que uma decisão pessoal de um ser humano não deve ser uma barreira para o sucesso", diz o texto assinado pela CEO Amy Emmerich.

Desde de 2023 as candidatas ao Miss Universo podem ser casadas ou divorciadas, além de não haver impedimento para grávidas ou mulheres que tenham filhos. Neste mesmo ano, outra regra importante mudou. Antes, apenas mulheres de até 28 anos completos até fevereiro do ano da competição eram elegíveis ao Miss Universo. Atualmente, qualquer mulher acima de 18 anos pode participar do evento.

Miss Universo 2024 é hoje

Neste sábado, 16, o mundo conhecerá a Miss Universo 2024. A 73ª edição do concurso acontece na Cidade do México, na Arena CDMX. Em 2023, a coroa foi entregue à nicaraguense Sheynnis Palacios, e na temporada deste ano, 130 mulheres foram escolhidas para disputar o título. Luana Cavalcante é a nossa representante no concurso.

Entre os 13 jurados que compõem a bancada, está o pintor e escultor pernambucano Romero Britto e a bailarina e atriz Lele Pons, amiga de Anitta e J Balvin.

Branca Andrade, repórter do Tá Na Hora, do SBT Rio, chamou atenção ao abraçar sua entrevistada durante o programa ao vivo na última sexta-feira, 15. A mulher havia perdido seu padrasto, que supostamente morreu assassinado pela mãe da jovem.

A jornalista falava sobre o crime: "A mãe dela assassinou, foi cruel, foi bárbara. E o padrasto, ok, foi um péssimo esposo, mas foi um bom padrasto, e morreu de uma forma cruel, brutal. É tudo muito doloroso. Sempre digo aqui: antes de ser jornalista, eu sou um ser humano. Não consigo pegar uma situação como essa e falar como se não fosse uma situação humana, não só jornalística".

O apresentador Clovis Monteiro, do estúdio, fez um pedido: "Um ou outro ser culpado ou não... Um morreu e a outra vai ser presa. Mas a vítima está do seu lado. Queria pedir um favor a você para fechar essa matéria. Não sei se é profissional e nem sei se é ético. Dá um abraço nela, na Juliana, que é a vítima, por mim".

Branca Andrade, então, abraçou a entrevistada como forma de consolo. Posteriormente, ela falou sobre o caso em suas redes sociais.

"Normalmente meu abraço acontece no desligar das câmeras. Hoje o Clovis Monteiro pediu que eu o fizesse ao vivo. E como realmente acredito que o melhor lugar do mundo é dentro de um abraço, espero que este tenha ajudado a aliviar um pouco da dor que se espalha nesse mundo. As vítimas de violência doméstica não são só as mulheres. Toda a família sofre".

Gilberto Gil foi o homenageado do Caldeirão Com Mion deste sábado, 16, na TV Globo. Entre as histórias que contou, a de que a música A Novidade, sua parceria com Os Paralamas do Sucesso em 1986, teria sido escrita em apenas 30 minutos.

"Um dia eu estava em Florianópolis, no hotel. Uma da tarde recebo um telefonema, era o Herbert: 'Gil, olha, a gente está terminando um disco, tem uma música que tá pronta mas não tem letra. Tá na hora de acabar. Será que você dá um jeito?'", contou.

A Novidade

"Ele mandou um cassete pelo correio, fui buscar no centro às duas. Voltei pro hotel, ficava bem defronte à praia. 'A novidade veio dar à praia/ Na qualidade rara de sereia/ Metade o busto d'uma deusa maia/Metade um grande rabo de baleia'. Aí meia hora depois liguei para ele e disse: 'tá bom assim?' Ele copiou e gravou", continuou Gilberto Gil, destacando a rapidez com que a música surgiu.

Em seguida, Herbert Vianna apareceu confirmando a história por meio de um vídeo: Tinha o material para um disco. Uma das calções faltava a letra. Mandamos para ele, que respondeu imediatamente uma letra tão inspirada quanto A Novidade. A gente ficou: 'Uau, isso é verdade? Não é possível!'"

Gilberto Gil no Caldeirão Com Mion

"Quero continuar fazendo música enquanto eu tiver saúde e gosto, mas quero intensidade menor", disse o Gilberto Gil no palco da atração.

Além de cantar alguns de seus principais clássicos, como A Novidade, Vamos Fugir e Andar Com Fé, ele ouviu depoimentos de artistas como Othon Bastos, Herbert Vianna, Lucio Mauro Filho, que comanda a parte musical da atração, e sua filha, Preta Gil, entre outros.

Na plateia do Caldeirão Com Mion de hoje estavam diversos artistas que são fãs do cantos, como Paulo Ricardo, Arlete Salles, Alice Wegman, Aline Wirley, Juliano Cazarré e Evelyn Castro. Preta Gil, filha do cantor, também participou da homenagem.