Guterres: Se falharmos na COP 29, isso terá impacto negativo na COP 30 no Brasil

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, defendeu, neste domingo, 17, que os líderes mundiais se comprometam com medidas ambiciosas e eficazes contra a crise climática global, além de ajudar também países emergentes nos esforços de mitigar e enfrentar seus efeitos.

O secretário disse ser necessário alcançar um acordo sólido durante o G20, no Rio de Janeiro, e a COP 29, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que ocorre em Baku, no Azerbaijão.

"Um acordo é essencial. Se não houver acordo, se falharmos na COP 29, isso deixará inevitavelmente consequências negativas na proteção das populações, e terá também um impacto muito negativo na COP 30, no Brasil", alertou Guterres, em entrevista a jornalistas no centro de imprensa da cúpula de líderes, no Rio.

Ele destacou ainda que os países desenvolvidos têm a missão de apoiar as economias emergentes nas ações de adaptação climática.

"O fracasso não é uma opção", disse. "O G20 deve liderar com planos nacionais alinhados ao objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Brasil e Reino Unido já mostraram o caminho, mas todos os países do G20 precisam fazer um esforço adicional", defendeu.

EUA

Gueterres também afirmou que os Estados Unidos têm papel importante na questão climática, mas também são uma economia de mercado. Ou seja, a economia e a sociedade americanas estão atualmente sob uma influência mais limitada de governo do que já estiveram no passado.

"E todos os sinais do mercado atualmente mostram que a energia renovável não é apenas a mais verde, mas também a mais barata forma de produzir energia. Então, estamos confiantes de que o dinamismo da economia americana e da sociedade americana vai se mover em direção da ação climática. Reconheço que a influência do governo é muito mais limitada do que já foi no passado", disse Guterres, em entrevista a jornalistas no centro de imprensa da cúpula de líderes, no Rio.

Questionado sobre como líderes mundiais podem impedir que o futuro governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, possa atrapalhar acordos de cooperação internacional, Gueterres defendeu que o fortalecimento ao multilateralismo é a melhor resposta a qualquer eventual ameaça.

"O mais importante é reconhecer a importância do multilateralismo e sustentar instituições multilaterais. Se você faz isso no nível da Organização das Nações Unidas, se você faz isso no nível da arquitetura financeira internacional, se você adota um diálogo significativo no nível da governança da Inteligência Artificial, se você está apto a fazer uma aposta firme no multilateralismo, essa é a melhor resposta possível", concluiu.

Em outra categoria

Ronnie Von participou do Altas Horas do último sábado, 16, que fez uma homenagem a diversos artistas dos anos 1970. Durante a conversa, ele surpreendeu a plateia ao relembrar o seu nome completo: Ronaldo Lindenberg Von Schilgen Cintra Nogueira. Parte do público reagiu com surpresa, ainda que a informação já seja conhecida.

"Agora nós vamos saber qual é o nome do Ronnie Von na certidão de nascimento", brincou Serginho Groisman em determinado momento. O apresentador, então, relembrou seu afastamento do mundo musical.

"Eu não canto há 27 anos. Me dediquei a empresas, a televisão, parei com a música. Embora tudo que eu tenha obtido na minha vida em termos emocionais, materiais, foi a música que me deu. Mas houve um tempo em que eu disse 'não é bem isso'", contou Ronnie Von.

Em seguida, prosseguiu: "Tenho muito orgulho de ter participado de uma geração que conseguiu modificar o comportamento social do mundo sem tiro, sem guerra, sem coisa nenhuma, uma revolução onde só aconteceu música. Hoje, aqui, senti como se tivesse sido devolvida minha juventude."

Ronnie Von ainda aproveitou a participação no Altas Horas para cantar a música Tranquei A Vida. Apesar do comentário de que "não canta há 27 anos", o apresentador já cantou músicas variadas em diversas ocasiões em seus programas de TV, como o Todo Seu.

Para conferir o momento em que Ronnie Von revela seu nome de batismo, é só clicar aqui.

O CNBC Brasil, novo canal de notícias voltadas ao mundo econômico, tem seu lançamento na noite deste domingo, 17 de novembro de 2024. A emissora chamou atenção nos últimos meses ao contratar nomes conhecidos do público como Cristiane Pelajo e Zeca Camargo. Será possível assistir à estreia a partir das 20h.

Confira alguns dos contratados confirmados até agora:

- Cristiane Pelajo

- Zeca Camargo

- Fabio Turci

- Natália Ariede

- Marcelo Torres

- Renan de Souza

- Rafael Ihara

- Marcus Buaiz

- Camila Farani

- Walter Longo

- Carol Barcellos

- Gustavo Sarti

- Rita Wu

- Marcelo Favalli

- Julia Lindner

- Diego Mendes

- Fabrício Julião

Como assistir à estreia da CNBC Brasil

Segundo informações divulgadas pelo próprio canal, é possível assistir à estreia a partir das 20h deste domingo, 17, no canal 562 da Claro TV+, em operadoras regionais, pelo site Times Brasil e pelo YouTube On Demand.

A partir do dia 21 de novembro de 2024, a CNBC Brasil também fica disponível no canal 562 da Sky. Ao longo das próximas semanas, a expectativa é de que também possa ser sintonizada pelo canal 592 da Vivo, 187 da Oi, YouTube Live, e plataformas de streaming como Pluto, TCL, LG Channels e Samsung TV+.

Emily Armstrong, nova vocalista do Linkin Park, ficou surpresa ao se deparar com uma calcinha que foi jogada no palco por fãs brasileiros. O momento aconteceu no último show da turnê From Zero World Tour no País, no sábado, 16, no Allianz Park, em São Paulo. A reação da artista viralizou nas redes sociais.

Em uma pausa entre as músicas, o covocalista Mike Shinoda conversava com o público e Emily também interagia com a plateia, pegando os objetos que estavam no chão.

No vídeo, publicado por uma fã no X (antigo Twitter), é possível ver que ela pega um óculos escuro que foi jogado no palco e coloca no rosto. Em seguida, uma calcinha é arremessada. Emily pega a peça íntima, e ao perceber do que se trata, larga no chão imediatamente.

No show do Linkin Park realizado na sexta-feira, 15, outra cena inusitada divertiu o público. Uma fã jogou um sutiã no palco, na direção de Emily, mas acabou acertando o DJ Joe Hahn, que pegou a peça e a pendurou no microfone diante dele.

O show deste fim de semana em São Paulo marcou o retorno da banda ao País. E ela volta em 2025, com turnê mundial e mais quatro shows no Brasil.