Casos de ansiedade fazem Fuvest criar protocolo para atender candidatos em 2025

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A alta quantidade de estudantes que apresentaram quadros de ansiedade na atual edição da prova Fuvest, realizada neste domingo, 17, fez a fundação responsável pelo vestibular adotar, a partir do ano que vem, medidas para tentar oferecer alívio e conforto mental aos candidatos.

"Tivemos muitos casos de ansiedade dos candidatos. Isso demonstra uma circunstância nova, com a qual temos lidado nos últimos anos", disse o diretor executivo da Fuvest, Gustavo Ferraz de Campos Monaco, em coletiva de imprensa feita após a aplicação do exame.

Entre as estratégias, está prevista a organização de rodas de conversas e o treinamento de técnicas para manejar e aliviar a angústia pré-prova e durante a realização do teste.

Segundo o diretor, a Fuvest firmou uma parceria com o Instituto de Psicologia da USP para atender, de forma online, todos os estudantes que desejaram um atendimento psicológico. A solicitação para a consulta deverá ser feita logo na ficha de inscrição para a prova.

"A ideia é que nos deixemos, na ficha de inscrição, a possibilidade do candidato requerer a participação nessas rodas de conversas, que vão ser organizadas por alunos e professores de pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP, daqui de São Paulo", explicou Monaco.

"Nessas rodas de conversas vão ser abordados temas como lidar com a ansiedade, como ligar com a pressão etc", acrescentou o diretor, que ressaltou que, todos que fizerem a requisição, terão um atendimento garantido. "Vão ser encontros online e vão ser disponíveis para todos os candidatos que desejarem.

Menor índice de abstenção da história na primeira fase

O gabarito oficial da primeira fase do vestibular 2025 foi divulgado pela Fuvest na noite deste domingo, 17. Ao todo, 107.330 pessoas se inscreveram para o processo seletivo. Confira o gabarito neste link.

Segundo a Fundação, o índice de abstenção foi de 7,48% - o menor da história dessa prova.

Este ano, a Universidade de São Paulo (USP) oferece 8.147 vagas distribuídas entre ampla concorrência, egressos de escola pública e pessoas egressas de escolas públicas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.

O exame teve 5 horas de duração e foi aplicado em 32 cidades do estado de São Paulo. Os estudantes tiveram que responder a 90 questões de conhecimentos gerais e múltipla escolha. A prova abordou questões sobre mudanças climáticas, abordou questões de política internacional em charge de Donald Trump criticando imigrantes e ainda usou canções de Taylor Swift, da banda R.E.M e de Ary Barroso.

Medicina segue como curso mais disputado

Como em anos anteriores, cursos na área de saúde continuam sendo altamente procurados, o que reflete uma tendência de mercado de trabalho voltada para a saúde, bem-estar e saúde mental, segundo a USP.

Medicina permanece como o curso mais concorrido, com uma relação de 96,5 candidatos por vaga, uma diminuição em relação ao ano passado, quando a relação era de 117,6.

Calendário Fuvest 2025

- 2ª Fase Fuvest 2025: 15/12 e 16/12/2024

- Provas de competências específicas: entre 09/12/2024 e 09/01/2025, a depender da carreira

- Divulgação do resultado da Fuvest 2025: 24/01/2025

Em outra categoria

Ronnie Von participou do Altas Horas do último sábado, 16, que fez uma homenagem a diversos artistas dos anos 1970. Durante a conversa, ele surpreendeu a plateia ao relembrar o seu nome completo: Ronaldo Lindenberg Von Schilgen Cintra Nogueira. Parte do público reagiu com surpresa, ainda que a informação já seja conhecida.

"Agora nós vamos saber qual é o nome do Ronnie Von na certidão de nascimento", brincou Serginho Groisman em determinado momento. O apresentador, então, relembrou seu afastamento do mundo musical.

"Eu não canto há 27 anos. Me dediquei a empresas, a televisão, parei com a música. Embora tudo que eu tenha obtido na minha vida em termos emocionais, materiais, foi a música que me deu. Mas houve um tempo em que eu disse 'não é bem isso'", contou Ronnie Von.

Em seguida, prosseguiu: "Tenho muito orgulho de ter participado de uma geração que conseguiu modificar o comportamento social do mundo sem tiro, sem guerra, sem coisa nenhuma, uma revolução onde só aconteceu música. Hoje, aqui, senti como se tivesse sido devolvida minha juventude."

Ronnie Von ainda aproveitou a participação no Altas Horas para cantar a música Tranquei A Vida. Apesar do comentário de que "não canta há 27 anos", o apresentador já cantou músicas variadas em diversas ocasiões em seus programas de TV, como o Todo Seu.

Para conferir o momento em que Ronnie Von revela seu nome de batismo, é só clicar aqui.

O CNBC Brasil, novo canal de notícias voltadas ao mundo econômico, tem seu lançamento na noite deste domingo, 17 de novembro de 2024. A emissora chamou atenção nos últimos meses ao contratar nomes conhecidos do público como Cristiane Pelajo e Zeca Camargo. Será possível assistir à estreia a partir das 20h.

Confira alguns dos contratados confirmados até agora:

- Cristiane Pelajo

- Zeca Camargo

- Fabio Turci

- Natália Ariede

- Marcelo Torres

- Renan de Souza

- Rafael Ihara

- Marcus Buaiz

- Camila Farani

- Walter Longo

- Carol Barcellos

- Gustavo Sarti

- Rita Wu

- Marcelo Favalli

- Julia Lindner

- Diego Mendes

- Fabrício Julião

Como assistir à estreia da CNBC Brasil

Segundo informações divulgadas pelo próprio canal, é possível assistir à estreia a partir das 20h deste domingo, 17, no canal 562 da Claro TV+, em operadoras regionais, pelo site Times Brasil e pelo YouTube On Demand.

A partir do dia 21 de novembro de 2024, a CNBC Brasil também fica disponível no canal 562 da Sky. Ao longo das próximas semanas, a expectativa é de que também possa ser sintonizada pelo canal 592 da Vivo, 187 da Oi, YouTube Live, e plataformas de streaming como Pluto, TCL, LG Channels e Samsung TV+.

Emily Armstrong, nova vocalista do Linkin Park, ficou surpresa ao se deparar com uma calcinha que foi jogada no palco por fãs brasileiros. O momento aconteceu no último show da turnê From Zero World Tour no País, no sábado, 16, no Allianz Park, em São Paulo. A reação da artista viralizou nas redes sociais.

Em uma pausa entre as músicas, o covocalista Mike Shinoda conversava com o público e Emily também interagia com a plateia, pegando os objetos que estavam no chão.

No vídeo, publicado por uma fã no X (antigo Twitter), é possível ver que ela pega um óculos escuro que foi jogado no palco e coloca no rosto. Em seguida, uma calcinha é arremessada. Emily pega a peça íntima, e ao perceber do que se trata, larga no chão imediatamente.

No show do Linkin Park realizado na sexta-feira, 15, outra cena inusitada divertiu o público. Uma fã jogou um sutiã no palco, na direção de Emily, mas acabou acertando o DJ Joe Hahn, que pegou a peça e a pendurou no microfone diante dele.

O show deste fim de semana em São Paulo marcou o retorno da banda ao País. E ela volta em 2025, com turnê mundial e mais quatro shows no Brasil.