Senado vai propor liberar de compra de vacinas por Estados, municípios e empresas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que a Casa deve apresentar ainda nesta segunda-feira, 22, um projeto de lei que libere a aquisição de vacinas contra a covid-19 por parte de Estados, municípios e empresas privadas. Como contrapartida, disse Pacheco, todos deverão cumprir as prioridades previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI). O texto também deve permitir à União que assuma riscos na compra de vacinas importadas, disse ele.

"Não quero antecipar exatamente a forma, mas em instantes vamos poder entregar, em um formato que autorize a União a ter segurança legislativa nos contratos, que são muito exigentes, para que faça essa aquisição e para que possamos permitir para todas as empresas e negócios jurídicos que forem feitos sobre vacinas. E que possamos também, nessa esteira, autorizar Estados, municípios e a iniciativa privada. Com isso vamos poder ganhar muita escala na aquisição de vacinas", afirmou, após se reunir com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

"Óbvio que vamos construir uma forma que preserve o PNI, o SUS em razão de sua universalidade, que obedeça às prioridades do Brasil para que não haja sacrifício a essas prioridades", acrescentou.

Pacheco disse que deve conversar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre o projeto. A proposta vai além da emenda sugerida pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) à Medida Provisória 1026, que autoriza a União a assumir responsabilidades na compra de vacinas importadas e a constituir garantias, seguro e caução.

"Pretendemos através do projeto de lei manter a ideia da emenda de Randolfe, mas eventualmente ampliar para Estados, municípios e iniciativa privada."

O presidente do Senado disse que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, assumiu um compromisso de vacinar toda a população brasileira neste ano. "É um compromisso afirmado pelo ministro da Saúde eu confio que será cumprido", disse. Para isso, segundo ele, além das vacinas produzidas no País pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz, será necessário adquirir outros imunizantes.

Na Câmara, o relator da MP 1026/2021, que facilita compras pelo governo de vacinas para covid-19, deputado Pedro Westphalen (PP-RS), já havia proposto que o setor privado também possa adquirir estes imunizantes. Como contrapartida, ele sugere que metade das doses sejam doadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O texto original trata da permissão ao governo para comprar imunizantes mesmo antes do registro do produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Westphalen propõe que o setor privado deve cumprir as diretrizes estabelecidas pelo plano nacional de imunização, como a ordem de grupos prioritários, além de informar ao governo sobre as doses administradas. A exigência de doar metade da compra ao SUS é dispensada caso os grupos prioritários já tenham sido vacinados pela rede pública, recomenda o deputado.

Em outra categoria

Já diz o ditado que não se mexe em time que está ganhando. Mas, mesmo ganhando, é necessário, indispensável, surpreender. E é isso que Na Sua Pele: A Série Marked Men, que acaba de estrear, não faz. O filme, adaptação de série de livros de sucesso do WattPad, plataforma de autopublicação famosa entre fãs de fanfics, conta uma história como já vimos aos montes: rapaz problemático e mulherengo que vive como tatuador se vê envolvido com uma amiga de infância que gosta dele de verdade.

É aí que o longa encontra o eixo da narrativa - e, como na dinâmica já vista em After ou em 50 Tons de Cinza, acompanha o casal enquanto ele tentar fazer as coisas darem certo. Mas tudo é óbvio demais.

Assim, Na Sua Pele: A Série Marked Men parece querer falar apenas para convertidos. Não deseja sequer uma bilheteria astronômica.

O diretor Nick Cassavetes (Diário de uma Paixão) adapta a história para que ela seja simples e barata.

Isso, claro, sem falar de todas as breguices embutidas, desde a existência de uma gangue de tatuadores até uma femme fatale que vai até o estúdio de tatuagem de Rule para seduzi-lo.

O moralismo também chega com força, vislumbrando um mundo em que só a monogamia funciona - não se fala de sexualidade entre personagens, que veem um mundo em preto e branco.

Tudo é batido e destinado a quem já é fã. O melhor seria, no fim, tomar Belo Desastre como referência: é o único filme dessa safra que mudou a proposta inicial e soube contar uma história sem se levar a sério.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Roberta Miranda relembrou momentos difíceis de sua vida em entrevista ao Fantástico exibida neste domingo, 9. Ela apareceu no programa acompanhada de seu cachorro e valorizou a importância do animal em sua vida, especialmente desde que decidiu publicar sua biografia, Um Lugar Todinho Meu - A História Inspiradora de Roberta Miranda, lançada em dezembro passado.

"O Severino foi um conselho da minha psicóloga, porque escrever esse livro, passar a minha história, foi algo dificílimo. Ele me dá um suporte emocional incrível", explicou.

Em seguida, Roberta Miranda relatou que sofreu um abuso sexual e um aborto durante a juventude, momentos que foram destacados em trechos fortes do livro.

"Tudo aconteceu na minha família a partir dos 14 anos. Tivemos uma desavença dentro da família. Meu pai era um alcoólatra e, quando ele não bebia, era o homem que eu mais amava. Quando bebia, era quem eu mais odiava. Me batia, me jogava para fora de casa. Não aguentava mais aquele tipo de humilhação. Fui embora sem rumo."

Roberta Miranda continuou: "Eu não tinha onde dormir. Fui trabalhar na boate como cantora para ter um teto. Foi onde tinha uma pessoa que se invocou comigo. Meteu o revólver na minha cabeça e me estuprou."

"Quando meu filho estava com cinco meses e meio, ele me queria outra vez. Dei uma cadeirada nele. 'Agora não dá'. Eu tinha um ódio dele tremendo. Foi quando ele deu um chute na minha barriga e matou o meu filho", concluiu.

A cantora abraçou o cão com força ao terminar o relato, e recebeu um copo d'água das mãos da apresentadora, Poliana Abritta.

Sobre o porquê de trazer os relatos fortes ao livro, Roberta Miranda afirmou: "Essa decisão eu levei muitos anos. Quando percebi que poderia ajudar ao meu próximo, no caso, a mulher, aí tive coragem."

O Paredão Triplo deste domingo, 9, foi formado no BBB 25. Thamiris, Aline e Vinícius foram os indicados e disputam a eliminação na terça-feira, 11. Gracyanne Barbosa venceu a Prova Bate-Volta e se salvou da berlinda desta semana. Confira abaixo mais detalhes sobre como foi a votação.

A semana até a votação do Paredão

Maike venceu a Prova do Líder após mais de nove horas de disputa e escolheu Vitória Strada, Aline, Vinícius, Diego Hypolito e Daniele Hypolito para o Na Mira do Líder. Delma foi a ganhadora da Prova do Anjo. Daniele Hypolito atendeu o Big Fone e obteve o Poder do Dois na 'loja misteriosa' do BBB.

Dinâmica do Paredão

Delma, o Anjo da semana, imunizou um participante: Guilherme.

Maike, o líder, indicou Vinícius ao Paredão, sem direito a Bate-Volta.

A mais votada pela casa, Thamiris, foi ao Paredão e teve um contragolpe: Aline.

Aline, a indicada pelo contragolpe, indicou mais um participante em novo contragolpe: Gracyanne Barbosa.

As participantes Thamiris, Aline e Gracyanne, ou seja, a mais votado pela casa, a contragolpeada e a outra contragolpeada disputaram a Prova Bate-Volta. Gracyanne levou a melhor e se salvou.

Os mais votados pela casa do 'BBB 25' no Paredão deste domingo

- 8 votos - Thamiris

- 3 votos - Diego Hypolito

- 2 votos - Daniele Hypolito

- 1 voto - Aline

- 1 voto - Delma

Quem votou em quem

- O líder Maike indicou Vinícius ao Paredão.

- Diego Hypolito votou em Thamiris.

- Vilma votou em Diego Hypolito.

- Aline votou em Thamiris.

- João Pedro vota em Daniele Hypolito.

- Gracyanne Barbosa vota em Aline.

- Vitória Strada votou em Thamiris.

- Thamiris votou em Delma.

- Eva votou em Daniele Hypolito.

- Guilherme votou em Thamiris.

- Renata votou em Daniele Hypolito.

- Delma votou em Thamiris.

- Vinícius vota em Thamiris.

- João Gabriel votou em Diego Hypolito.

- Daniele Hypolito votou em Thamiris (voto duplicado pelo Poder do Dois).

- No contragolpe, Thamiris indicou Aline.

- No contragolpe, Aline indicou Gracyanne Barbosa.