'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Os pais de Marco Aurélio Acosta cobram explicações da polícia e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre a morte do universitário de 22 anos, ocorrida nesta quarta-feira, 20, em uma abordagem da Polícia Militar.

"Quero ver alguém que me dê explicações para dar conforto a toda a família. Quem vai devolver o meu filho?", questionou Julio Cesar Acosta Navarro, pai de Marco Aurélio, em entrevista ao programa Cidade Alerta, da TV Record.

Cardiologista, o pai afirma ter pedido à polícia informações sobre o disparo para tentar salvar o filho, mas diz que ninguém da corporação se pronunciou. Ele trabalha no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, ligado à Faculdade de Medicina da USP, onde também atua como professor colaborador.

Ainda à emissora, a mãe de Marco Aurélio se dirigiu ao governador: "O que o senhor está fazendo para evitar mortes como a do meu filho? O que justifica esse policial ter matado o meu filho?". Ela cobrou que Tarcísio de Freitas tenha "a decência de pedir perdão" a ela.

A mãe também afirmou que o jovem era solteiro e estava no hotel com uma moça, morava com os pais e mais dois irmãos e era "um menino bom". Marco Aurélio estudava Medicina na Universidade Anhembi Morumbi.

Como ocorreu o disparo

Imagens da câmera de segurança de um hotel do bairro mostram o jovem correndo, seguido de um policial militar que o puxa pelo braço, empunhando a arma. Um segundo policial aparece, dando um chute no jovem, que segura seu pé e o faz desequilibrar. Em seguida, o policial de arma em punho dispara na altura do peito da vítima.

Na versão divulgada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, o jovem teria golpeado uma viatura e tentado fugir em seguida. Ainda segundo a SSP, ele teria investido contra os policiais ao ser abordado e foi ferido por um disparo. O rapaz foi levado ao Hospital Ipiranga, mas morreu nesta manhã.

A arma do policial responsável pelo disparo foi apreendida e encaminhada à perícia, e as polícias Civil e Militar apuram as circunstâncias da morte. "Os policiais envolvidos na ocorrência prestaram depoimento, foram indiciados em inquérito e ficarão afastados até a conclusão das investigações", afirma a pasta.

De acordo com a SSP, as imagens registradas pelas câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

De janeiro a setembro, a polícia de São Paulo matou 496 pessoas, o maior número para o período desde 2020, quando ocorreram 575 mortes.

Em outra categoria

O Big Show, novo programa do BBB 25 estrelado por Ed Gama e Ana Clara no Multishow, promoveu um encontro inusitado na noite de segunda-feira, 27: eles reuniram Marcelo, eliminado da primeira semana do BBB 25, com Victor Hugo, que participou do BBB 20.

Desde a estreia do BBB 25, em 13 de janeiro, a semelhança entre os brothers das edições diferentes era comentada nas redes sociais. Curiosamente, o marido de Arleane realmente tem um irmão gêmeo, chamado Marcos, que chegou a dar entrevista para Patrícia Poeta no Encontro após a eliminação do casal.

Victor Hugo entrou na brincadeira e foi caracterizado com os óculos amarelos característicos de Marcelo, o que deixou os ex-BBBs ainda mais parecidos.

Victor Hugo foi o sétimo eliminado do Big Brother Brasil 20 com 85,22% dos votos. Psicólogo, ele ficou conhecido como "palestrinha" na casa por causa de seus longos discursos. O maranhense se declarou assexual ao entrar no reality show, mas acabou interessado em Guilherme, que namorou com a cantora sertaneja Gabi Martins durante o confinamento.

Já Marcelo entrou em dupla com a esposa, Arleane, no BBB 25. O casal de Manaus não agradou o público e acabou sendo o primeiro eliminado da edição, com 55,95% dos votos. Eles disputaram o primeiro paredão da edição com as duplas Edy e Raissa (8,05%) e Diogo e Vilma (36%).

A atriz Karla Sofía Gascón, protagonista do longa Emilia Pérez, causou alvoroço nas redes sociais após um comentário que comparava as críticas ao filme com o Holocausto.

Em um post nas redes sociais, Gascón, que fez história como a primeira mulher trans indicada ao Oscar de Melhor Atriz, afirmou: "Cuidado para não continuar ignorando o discurso de ódio, foi assim que começaram na Alemanha e acabamos nos campos de concentração".

A declaração foi recebida com indignação por muitos internautas, que acusaram a atriz de banalizar o genocídio nazista e sua gravidade histórica.

Diante da repercussão negativa, Gascón restringiu as respostas em seu perfil. Apesar da tentativa de mitigar os danos, a comparação foi amplamente criticada por usuários das redes sociais, que destacaram a insensibilidade da analogia.

Filme enfrenta críticas

Além do comentário polêmico de sua protagonista, Emilia Pérez já vinha enfrentando críticas. O longa, ambientado no México, foi dirigido por um cineasta francês que admitiu não conhecer a cultura mexicana, gerando questionamentos sobre a autenticidade da narrativa.

Grande parte das cenas foi gravada na França, e o elenco inclui artistas norte-americanas, como Zoe Saldaña e Selena Gomez. Outro ponto de discórdia foi o uso de inteligência artificial para alterar as vozes no musical.

Apesar das controvérsias, o filme se posiciona como um dos fortes concorrentes ao Oscar, com 13 indicações. Ele disputa diretamente com Ainda Estou Aqui nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, na qual Fernanda Torres e Gascon estão indicadas.

Em conversa com as amigas no Quarto Nordeste, Giovanna disse acreditar que Maike esteja indeciso sobre o que quer romanticamente na casa do BBB 25 e prometeu confrontá-lo: "E aí, qual vai ser?"

Thamiris, por sua vez, disse que Giovanna é quem está indecisa sobre situações de fora da casa, e Vitória afirmou que nunca viu a sister indo atrás de Maike, ao que Gracyanne Barbosa, irmã de Giovanna, respondeu: "Nem vai ver".

Enquanto isso, Renata, de 33 anos, revelava sua idade para Maike, que reagiu: 'Conservada'. Dias atrás, o paulistano já havia admitido ter interesse na bailarina, o que também deixou Giovanna desconfiada.

Maike e Giovanna estão se paquerando desde os primeiros dias do BBB 25. O representante comercial já demonstrou interesse na médica veterinária e a elegeu como a mais bonita da casa: 'Parece uma boneca'. Giovanna, por sua vez, também se mostrou atraída pelo rapaz e confirmou que há possibilidade de ficar com Maike.

Porém, Maike também já revelou ter interesse em Renata. Em conversa com Vitória, ele deixou subentendido que também ficaria com a cearense.