Execução de delator do PCC: força-tarefa cumpre mandados de busca, apreensão e prisão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A força-tarefa criada pela Secretaria da Segurança Pública para investigar a execução do empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no último dia 8, no Aeroporto de Guarulhos, cumpre nesta sexta-feira, 22, mandados de busca, apreensão e prisão. Não foram dados detalhes da ação. A SSP apenas confirmou que equipes estão em diligências neste momento.

Afastamento de policiais

Há dez dias, foi determinado o afastamento de quatro policiais militares investigados pela Corregedoria da corporação por fazer escolta para o delator. PMs de São Paulo na ativa são proibidos de fazer escolta, segurança particular ou qualquer outra atividade externa à corporação. O descumprimento é infração ao regimento interno da instituição e pode ser punido até com a expulsão.

Como mostrou o Estadão, quatro agentes faziam a segurança particular de Gritzbach no dia em que o delator do Primeiro Comando da Capital (PCC) foi executado em plena luz do dia - esses já tinham sido afastados anteriormente. Portanto, são oito PMs tirados dos serviços nas ruas.

Atuação de policiais civis também é investigada

A Corregedoria da Polícia Civil também acompanha os policiais civis que foram citados no acordo de colaboração firmado pelo Ministério Público. Parte dos extratos da delação de Gritzbach foi encaminhada à instituição, que deu início em outubro a uma apuração sigilosa, com providências administrativas preliminares para individualização da conduta de cada um.

Polícia oferece recompensa de R$ 50 mil por suspeito de participar de execução

Na terça-feira, 19, a Polícia Civil de São Paulo realizou operação para tentar prender um suspeito de ajudar os atiradores que executaram o delator. O suspeito, Kaue do Amaral Coelho, não foi encontrado pelas autoridades em sua casa e está foragido. Uma recompensa de R$ 50 mil foi oferecida para quem tiver informações sobre ele. A reportagem não conseguiu localizar a defesa de Coelho.

O crime

Conforme as informações preliminares do caso, Gritzbach havia acabado de chegar de viagem com a namorada no aeroporto e seria recebido pelo filho e um grupo de quatro seguranças, composto por PMs que faziam a proteção do empresário. No caminho para o aeroporto, porém, um dos carros usados por eles teria supostamente apresentado falha mecânica. Três dos seguranças, então, teriam ficado com o veículo. Assim, somente um estava no aeroporto na hora do atentado.

Uma das linhas de investigação, que ainda está em fase preliminar, busca entender se os agentes não teriam deixado o policial exposto no aeroporto intencionalmente. Os celulares desses quatro integrantes da escolta e da namorada de Gritzbach foram apreendidos pelo DHPP, de acordo com informações da SSP.

Os policiais militares que pertenciam à equipe de segurança da vítima já prestaram depoimento para a Polícia Civil e também na Corregedoria da PM. Eles foram afastados de suas atividades operacionais durante as investigações e ficarão em expediente administrativo a pedido da Corregedoria. A namorada da vítima também foi ouvida pelos investigadores. As corregedorias das Polícias Civil e Militar apuram a atuação dos agentes.

Em outra categoria

Presente no imaginário de muita gente, o Castelo Rá-Tim-Bum completou 30 anos e ganhou uma exposição em São Paulo. A novidade agora é que o público vai ganhar mais alguns dias para ver e interagir com os cenários imersivos, que permitem aos visitantes explorarem os ambientes do castelo onde Nino, doutor Victor e Morgana viviam suas aventuras.

Em cartaz no Solar Fabio Prado (ex-Museu da Casa Brasileira), a mostra fica em cartaz até o dia 31 de janeiro de 2025, com horário de visitação de terças a sextas, das 12h às 20h, e aos domingos e feriados, das 10h às 20h. A exposição fecha nos dias 24 e 25 de dezembro e no dia 1º de janeiro.

Em outubro, um incêndio de grandes proporções consumiu a fachada do museu nas vésperas da abertura da exposição. O incidente, no entanto, não atingiu o interior do Solar Fabio Prado, mas adiou a abertura da mostra.

Castelo Rá-Tim-Bum 30 Anos teve duas temporadas anteriores, levando mais de um milhão de visitantes ao Museu da Imagem e do Som (MIS) e ao Memorial da América Latina.

Na montagem no Solar Fabio Prado, a exposição ocupa 18 salas em mais de 600 metros quadrados.

Novas imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que o estudante de medicina Marco Aurélio Acosta, de 22 anos, caminha a pé pela Vila Mariana, na zona sul da capital, encontra um carro da Polícia Militar parado em um semáforo e dá um tapa no retrovisor. Ele acabou sendo perseguido e morto com um tiro disparado à queima-roupa, na madrugada de quarta-feira, 20.

O vídeo mostra Acosta caminhando pela rua, na Vila Mariana (zona sul de SP), sem camisa. Ao passar ao lado de uma viatura da Polícia Militar, que estava parada em um semáforo, ele dá um tapa no retrovisor esquerdo do veículo.

Em seguida sai correndo, em fuga. O policial que está no banco do passageiro sai do carro e começa uma perseguição a pé, enquanto o outro policial também vai atrás do estudante, de carro.

Outras imagens, já divulgadas, mostram o que aconteceu depois disso: o estudante volta para o hotel onde estava hospedado, os policiais vão atrás e um deles atira contra o rapaz, que morreu.

Angelina Jolie falou sobre o papel que a maternidade ocupa na sua vida. A atriz de 49 anos é mãe de seis filhos, três biológicos e três adotados.

"É a minha felicidade. Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa", disse. A declaração foi feita enquanto ela participava do programa Good Morning America para promover Maria, seu próximo filme.

Ela ressaltou que, diferente da sua personagem (a cantora Maria Callas), a sua carreira não é a coisa mais importante em sua vida e que seus filhos vêm em primeiro lugar. A atriz foi casada com Brad Pitt, com quem teve três filhos e adotou um. Maddox e Zahara, que foram adotados por Angelina antes do casamento com o ator, também foram adotados por ele.

Os dois foram casados por cinco anos, de 2014 a 2019, e enfrentaram um divórcio turbulento. Após uma longa batalha judicial, ele perdeu a custódia dos filhos e tem direito de visitá-los.

Maddox foi adotado por Angelina em 2002. Em 2005, ela também adotou Zahara. A primeira filha biológica do casal, Shiloh Nouvel, nasceu em 2006. Em 2007, eles adotaram Pax Thien. No ano seguinte, a atriz deu à luz aos gêmeos Knox Léon e Vivienne Marcheline.