As árvores nos parques põem SP no clima de Natal

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Os Parques do Ibirapuera e Villa-Lobos, na capital paulista, já têm as icônicas árvores de Natal para este fim de ano. A do Villa-Lobos foi inaugurada anteontem, com 55 metros de altura e 210 mil pontos de iluminação LED. Já a do Ibirapuera será iluminada pela primeira vez no próximo sábado, e terá 57 metros de altura, 330 mil lâmpadas e 40 mil flashes - segundo a Urbia, concessionária do parque, será a maior árvore que São Paulo já teve e primeira a permitir que o público passeie dentro da estrutura.

Pelo segundo ano consecutivo, a árvore do Ibirapuera será patrocinada pelo Nubank e terá os tons de roxo e branco da marca. Para comemorar a inauguração, haverá show da Orquestra Furiosa da Escola de Música do Ibirapuera e de fontes luminosas no lago, além da passagem do Papai Noel. A cerimônia começa às 20h30.

Já no Villa-Lobos, a árvore foi patrocinada pela Coca-Cola FEMSA Brasil e por isso terá muitos enfeites em vermelho. Para ela, São Paulo contará com a passagem da já tradicional caravana Iluminada da Coca-Cola. Na base da árvore de Natal do Villa-Lobos, o público pode passear no trenzinho de experiência imersiva da "Fantástica Escola de Noéis", tema da festa de fim de ano. Para participar, é necessário agendar o horário pelo site ou aplicativo da Sympla. O ingresso é gratuito.

"A atividade funcionará em sextas-feiras, sábados e domingos, das 10h às 20h, e estima receber cerca de 20 mil pessoas até janeiro", afirma a Coca-Cola.

IBIRAPUERA

Já no Ibirapuera o tema da festa de Natal deste ano será "A Natureza em Festa no Parque dos Sonhos", tratando da importância da preservação ambiental. "De forma mágica, os visitantes terão contato com a Mãe Natureza e com o Espírito Natalino, personagens que conduzirão a história que será contada no show da fonte multimídia, no lago", diz a concessionária.

O bosque ao redor do lago do Ibirapuera ficará iluminado e funcionará como uma "floresta mágica". Nele, serão colocados parquinhos para crianças de 3 a 12 anos, além de um túnel de luz, para tirar fotografias. A partir de 1.° de dezembro, os visitantes vão encontrar outras programações e a Vila de Natal Natura terá atividades interativas, como oficinas de cartões de Natal e jogos, além de um ponto de encontro com o Papai Noel.

Já o Auditório do Ibirapuera receberá espetáculos de teatro do Quebra-Nozes, entre 6 e 15 de dezembro, com ingressos de R$ 21,18 a R$ 200 - em 8 de dezembro, haverá uma sessão gratuita.

Um castelo feito de gelo cristal, com 8 metros de altura e 13 de comprimento, também ficará disponível ao público, mediante compra de ingresso, entre 12 de dezembro e 12 de janeiro. Será possível caminhar e tirar fotos dentro dele. "A expectativa deste ano é de receber mais de 2,5 milhões de pessoas até o dia 5 de janeiro", afirma a concessionária.

Em outra categoria

O apresentador Otávio Mesquita sofreu um assalto à mão armada na região do Morumbi, em São Paulo, na sexta-feira, 27. Ele saía de uma farmácia quando foi abordado por um homem, que levou seu relógio e fugiu em uma moto.

Em um vídeo no Instagram, Mesquita contou a situação e fez um alerta aos seus seguidores para não reagirem em caso de assalto: "Se você passar por isso. Fique quieto. Não queira discutir ou fazer nada porque os caras estão com a arma ali. Aliás, eu vi por acaso que ele estava com a mão no gatilho. É um risco enorme."

Na legenda da publicação, ele também deu mais detalhes. "Estou bem, mas um pouco assustado ainda, mas não poderia deixar de alertá-los. Ele esperou eu sair da farmácia, anunciou o assalto e levou o meu relógio, colocaram o revólver na minha cabeça, mantive a calma e entreguei o que ele pediu, sensação horrível", escreveu.

"Infelizmente final de ano é sempre assim, fiquem atentos, não saiam de moto ou com objetos de valor. Tomem muito cuidado", concluiu. Assista ao vídeo:

A autora Glória Perez fez um post emocionante em seu Instagram, neste sábado, 28, relembrando os 32 anos da morte da filha, Daniella Perez. A atriz e bailarina foi morta aos 22 anos pelo ator Guilherme de Pádua e pela mulher dele na época, Paula Tomaz, em 28 de dezembro de 1992. O ator e Daniela eram namorados na novela De Corpo e Alma, escrita pela autora.

"Não, o tempo não ameniza nada", escreveu Glória na legenda. A postagem recebeu o apoio de vários fãs e famosos.

Como Daniela Perez morreu?

O corpo de Daniella foi encontrado em um matagal na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ela foi golpeada com 18 facadas de punhal, que atingiram seu pulmão, coração e pescoço. O crime teria sido motivado por inveja, cobiça e vingança, pois Guilherme de Pádua assediava Daniella em busca de uma maior participação de seu personagem na novela De Corpo e Alma.

Pádua foi condenado a 19 anos de prisão e Paula, a 18 anos e seis meses. Após sete anos da pena, os dois foram colocados em liberdade condicional. As autoridades policiais descobriram que o ator e a mulher estavam envolvidos no assassinato graças a uma testemunha que anotou a placa do carro vista no local do crime.

O caso foi relembrado na série documental Pacto Brutal - O Assassinato de Daniella Perez, da Max, que estreou em 2022, com depoimentos fortes de Glória Perez, familiares, amigos e do marido de Daniella na época, Raul Gazolla. Guilherme de Pádua morreu aos 53 anos, em 6 de novembro do mesmo ano, em Belo Horizonte, vítima de um enfarte.

Olivia Hussey, atriz que estrelou o papel da adolescente Julieta no filme Romeu e Julieta, de 1968, morreu. A informação foi divulgada pela família nas redes sociais neste sábado, 28. Ela tinha 73 anos.

Hussey morreu na sexta-feira, "pacificamente e em casa, cercada por seus entes queridos", disse uma declaração publicada em sua conta no Instagram.

Ela tinha 15 anos quando o diretor Franco Zeffirelli a escalou para sua adaptação da tragédia de William Shakespeare, depois de vê-la no palco na peça The Prime of Miss Jean Brodie, também estrelada por Vanessa Redgrave.

Romeu e Julieta ganhou dois Oscars e Hussey ganhou um Globo de Ouro de melhor atriz estreante por seu papel como Julieta, contracenando com o ator britânico Leonard Whiting, que tinha 16 anos na época.

Décadas depois, Hussey e Whiting abriram um processo contra a Paramount Pictures alegando abuso sexual, assédio sexual e fraude por causa de cenas de nudez no filme.

Eles alegaram que inicialmente lhes foi dito que usariam roupas íntimas da cor da pele em uma cena de sexo, mas, no dia da filmagem, Zeffirelli disse aos dois que usariam apenas maquiagem corporal e que a câmera seria posicionada de forma a não mostrar a nudez. Eles alegaram que foram filmados nus sem seu conhecimento.

O caso foi julgado improcedente por um juiz do condado de Los Angeles em 2023, que concluiu que a representação não poderia ser considerada pornografia infantil e que a dupla entrou com a ação tarde demais.

Whiting esteve entre os que prestaram homenagem a Hussey neste sábado. "Descanse agora, minha linda Julieta, nenhuma injustiça pode machucá-la agora. E o mundo se lembrará de sua beleza interior e exterior para sempre", escreveu ele.

Hussey nasceu em 17 de abril de 1951, em Buenos Aires, Argentina, e mudou-se para Londres ainda criança. Ela estudou na escola de teatro Italia Conti Academy. Ela também estrelou como Maria, a mãe de Jesus, na série de televisão de 1977 Jesus de Nazaré, bem como na adaptação de 1978 de Morte no Nilo, de Agatha Christie, e nos filmes de terror Noite do Terror e Psicose 4 - A Revelação. Ela deixa o marido, David Glen Eisley, três filhos e um neto.