Critério climático definirá repasse estadual a cidades de SP

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O governo do Estado vai considerar os impactos das mudanças climáticas no repasse de recursos para obras públicas nos municípios paulistas. O programa Bairro Paulista: Cidades Sustentáveis, lançado na terça-feira, 27, pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), prevê prioridade nos repasses para cidades com obras de contenção de alagamentos, deslizamentos e preocupação ambiental, como jardins de chuva e asfaltamento ecológico.

A iniciativa foi idealizada com base na nova agenda urbana da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca auxiliar o Estado a atingir as metas do Plano de Ação Climática 2050 (PAC 2050) e das campanhas Race to Zero e Race to Resilience, às quais o governo estadual aderiu em 2021.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o Estado produzirá ou ajudará na produção do projeto e fará a transferência de recursos para o município. As intervenções serão realizadas em oito eixos: manejo de águas pluviais, pavimentação, mobilidade, manejo de sistemas hídricos, áreas verdes multifuncionais, equipamentos, iluminação e sinalização.

Conforme o secretário Marcelo Cardinale Branco, obras como pavimentação, praças e calçadas, por exemplo, devem prever soluções que favoreçam a microdrenagem para evitar alagamentos. "A política pública agora exige que intervenções urbanas sejam propulsoras de resiliência e adaptação dos municípios como forma de combater efeitos das mudanças climáticas."

A pasta publicou um caderno técnico que, além de orientar a elaboração de projetos para que os municípios consigam firmar convênios, poderá ser utilizado pelas prefeituras como base para obras com recursos próprios. O caderno será enviado aos 645 municípios paulistas. Para a escolha das cidades com prioridade para os projetos serão considerados o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), falta de acessibilidade, áreas permeáveis e o grau de risco climático.

Lixão virou praça

Um projeto-piloto do programa foi realizado em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba. O local onde antes havia um lixão foi transformado em uma praça com área verde conectada com uma pista de skate e ciclovia. O local passou a contar com jardins de chuva e áreas que ajudam a evitar alagamentos, permitindo que a água se infiltre no solo. A região recebeu ainda plantio de árvores.

Convênios

Outros cinco convênios foram assinados para projetos em Casa Branca, Chavantes, Juquitiba, Lagoinha e São José de Bela Vista, no valor de R$ 2,16 milhões, sendo R$ 1,7 milhão de investimento estadual. Outras 24 cidades estão com projetos aprovados, no valor de R$ 7,5 milhões.

O Bairro Paulista: Cidades Sustentáveis substitui o antigo Programa Especial de Melhorias, que tem 291 municípios inscritos para receber recursos destinados a obras de infraestrutura. O investimento estimado é de R$ 170 milhões para atender os projetos já definidos, que terão de seguir os novos critérios.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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A cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, contou ter ido à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) na Lapa, no Rio de Janeiro, após ser alvo de um áudio racista da apresentadora Ana Paula Minerato. O vazamento da gravação ocorreu na última segunda, 25. A artista também prometeu um pronunciamento sobre o ocorrido.

Na terça, 26, Ana Paula fez uma live no Instagram em que pediu desculpas à cantora e alegou ter vivido um relacionamento tóxico com o cantor KT Gomez - ele nega envolvimento no vazamento do áudio. Leia mais abaixo.

"Eu precisava desse tempo para poder digerir o que está acontecendo na minha vida nesse momento e tudo o que eu vou precisar falar", disse Ananda em stories do Instagram. "Para que eu pudesse me pronunciar de forma adequada, não só falando por mim, mas por tudo o que isso envolve, eu precisava de um pouco de tempo."

Na terça, a Secretaria de Justiça e Cidadania de São Paulo (SJC) confirmou ao Estadão que vai investigar a apresentadora. Após o episódio, Ana Paula foi desligada de seu programa de rádio da Band e demitida da Gaviões da Fiel, escola de samba onde era musa de carnaval.

Entenda o caso

Um áudio de Ana Paula Minerato para o cantor KT Gomez, em que ela proferia ofensas de cunho racista contra a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca, vazou nesta segunda. Entre seus comentários estavam: "A empregada, a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gosta de mina do cabelo duro".

O cantor tentou interromper Ana Paula, mas foi cortado: "Você gosta de cabelo duro? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Por que aquilo ali é neguinha, né? Alguém ali, um pai ou mãe, veio da África", disse também.

Bruno Gagliasso afirmou que "era racista" antes de adotar seus filhos mais velhos. O ator é pai de Titi, de 11 anos, e Bless, de nove, com a mulher Giovanna Ewbank. Os dois também tem um filho biológico chamado Zyan, de quatro anos.

Ele afirmou que aprendeu a rever seus comportamentos. "Eu era racista, né? A gente cresceu em uma sociedade racista, que faz a gente se tornar racista. Então, acho que é um processo que todo mundo tem que fazer. Primeiro, você tem que reconhecer como. E aí, ir trabalhando e aprendendo. E não buscar e não esperar que queiram ensinar a gente", disse no programa Sem Censura.

O marido de Giovanna Ewbank ainda disse que passou a entender melhor as questões raciais após ver seus filhos serem vítimas de ataques racistas.

"Eu fico muito feliz de ter aprendido com a paternidade; ao mesmo tempo, muito triste de só ter que aprender na paternidade. Na pele eu nunca vou viver, mas na alma eu vou, porque não existe amor maior do que dos meus filhos. É uma dor que não dá para explicar."

Ele também falou sobre as críticas que recebeu por decidir adotar crianças fora do Brasil. "Lembro que na época não foi nem sobre adoção de duas crianças pretas, foi adoção de duas crianças africanas. Desde quando amor tem CEP?", questionou.

Phoebe, a excêntrica massagista e cantora interpretada por Lisa Kudrow em Friends, é dona de uma frase simbólica que pode explicar o sucesso longevo da série que celebra 30 anos em 2024: "Relacionamentos vêm e vão, mas a amizade é para sempre".

Foi exatamente a união daqueles seis amigos - Chandler (Matthew Perry), Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer), Joey (Matt LeBlanc), Monica (Courteney Cox) e Phoebe - a força motora que tornou a sitcom criada por David Crane e Marta Kauffman, transmitida de 1994 a 2004, um dos programas mais amados da história da cultura pop.

Indicado a 62 prêmios Emmy, Friends é citado com frequência dentre os melhores seriados já feitos e continua sendo assistido até hoje por milhões de fãs, seja em DVDs na Max, por causa de seu humor universal, sua sensação de nostalgia e seus personagens carismáticos com quem o espectador pode se identificar rapidamente, dentre outros atributos. À época de sua exibição, o episódio final foi visto por 52,5 milhões de telespectadores norte-americanos, tornando-se o quarto capítulo derradeiro de série mais assistido de todos os tempos.

Para celebrar a efeméride, a exposição The Friends Experience: The One in São Paulo está sendo inaugurada na capital paulista nesta quinta-feira, 28, no 4º andar do Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. O projeto, apresentado pelo Nubank com apoio do Ministério da Cultura, conta com réplicas dos cenários da série e fica ativo, a princípio, até o fim de fevereiro de 2025, com ingressos à venda no site oficial.

"Friends fala de algo muito atemporal. A amizade é uma coisa que está muito dentro de nós, seres humanos, porque toda geração tem amigos com personalidades diferentes, cada um tem um jeito de ser, mas no final somos amigos", explicou Marcos Mello, diretor da Warner Bros, durante a coletiva de apresentação para jornalistas e convidados.

A exposição, que já rodou algumas cidades da Europa e dos Estados Unidos, chega pela primeira à América Latina e deve passar por outras capitais brasileiras em 2025, segundo revelaram os organizadores do evento. Eles, no entanto, não quiseram informar o valor total de investimento e disseram apenas que foi um custo "muito alto, em dólares".

Como é a exposição

O circuito da mostra não é imenso - conta com 16 ambientes, alguns separados por lances de escadas - mas é certeiro nos detalhes e na reconstituição de figurinos emblemáticos, objetos marcantes e sets de gravação, como os apartamentos de Joey e Chandler, a cozinha de Mônica, o sofá da clássica vinheta de abertura e o café Central Perk com suas xícaras gigantes. Locais que são parte intrínseca de muitas cenas engraçadas, românticas e emocionantes.

Outro destaque é a presença de exemplares dos roteiros originais de Friends, que podem ser folheados pelo público. O texto do episódio de estreia, autografado pelo sexteto de atores, fica protegido dentro de uma caixa transparente. Há também alguns desenhos da figurinista Debra McGuire.

Os fãs podem filmar e fotografar à vontade, mas para aqueles que desejam desembolsar uma quantia maior, é possível usufruir do serviço profissional e depois revelar os retratos, mediante ao pagamento de um pacote. A compra dessas fotos é feita no final do trajeto em um estande localizado ao lado de um café de verdade, que conta com bebidas e cookies ao estilo nova-iorquino. Para finalizar, uma loja com produtos oficiais vende almofadas, camisetas, broches, livros e outras lembranças.

Além de ter a marca licenciada, a mostra conta com ações publicitárias envolvendo Matt LeBlanc. Na peça, que traz várias referências da série, o astro decide fundar seu próprio banco, o 'Nubanc'. O envolvimento do ator, recluso desde a morte trágica do colega Matthew Perry, em 2023, despertou surpresa e entusiasmo. Só no Youtube, já são 44 milhões de visualizações.

"Fizemos questão de contar uma história que tivesse a ver com o nosso universo financeiro e que também pudesse engajar os fãs. E para isso a gente conseguiu a parceria com o Jeff Astrof, roteirista de Friends, para garantir que a campanha com o Matt tivesse muita verdade. Ele nunca tinha feito nenhuma campanha desde que a série acabou. Então, para nós, foi um privilégio", contou Isabela Abbês, diretora de marketing do banco digital.

The Friends Experience chega a São Paulo na esteira de outros projetos similares com alta demanda popular e de caráter imersivo que passaram pela cidade neste ano, como Stranger Things: The Experience, baseada no sucesso juvenil da Netflix, Harry Potter: The Exhibition, mergulho no universo mágico do bruxo mais famoso da literatura e do cinema, e Game of Thrones & House of the Dragon Experience, inspirada nas séries de fantasia da HBO.

The Friends Experience: The One in São Paulo

Data: 28/11/2024 a 28/02/2025 (terça à domingo, das 10h às 21h)

Onde: Shopping Cidade São Paulo - Av. Paulista, 1230 (4º andar)

Ingressos: saopaulo.friendstheexperience.com (a partir de R$ 39,90)