IBGE: quase 1/3 dos municípios brasileiros ainda usava lixões para resíduos sólidos em 2023

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Em 2023, quase um terço dos municípios brasileiros ainda utilizava lixões para disposição final de resíduos sólidos. A modalidade é considerada "a pior maneira de destinação final do resíduo". Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2023 - Suplemento de Saneamento, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios com população superior a 50.001 habitantes deveriam implementar disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos e dar fim aos lixões até agosto de 2023. Entretanto, 21,5% desses municípios ainda contavam com lixões como unidade de disposição final dos resíduos sólidos", apontou o levantamento do IBGE.

Entre as Grandes Regiões, os lixões ainda eram usados em 73,8% dos municípios no Norte, 51,6% no Nordeste, 52,9% no Centro-Oeste, 12,1% no Sudeste e 5,7% no Sul.

Em 2023, 31,9% dos municípios brasileiros utilizam lixões, 28,6% adotavam aterros sanitários, e 18,7% possuíam aterros controlados.

Quanto à coleta seletiva, ela existia em 3.364 dos municípios com algum serviço em manejo de resíduos, 60,5% do total. Uma fatia de 56,7% implementava instrumentos legais que tratam sobre coleta seletiva, "indicando que há uma aproximação entre a legislação e a prática em pouco mais da metade dos municípios".

No Brasil, 5.557 municípios possuíam serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e 4.093 deles (73,7%) tinham o trabalho de catadores informais. As entidades de catadores atuando na coleta seletiva estavam presentes em 1.498 municípios (27,0%).

Em todo o País, havia algum dispositivo de drenagem e manejo de águas pluviais em 5.348 municípios (96,0%) em 2023. O Sudeste tinha 99,6% dos municípios com cobertura do serviço, ante 89,3% no Nordeste.

Em 2023, 24,5% dos municípios tinham soluções baseadas na natureza como estratégias sustentáveis de drenagem, enquanto 57,5% não tinham, e outros 18,0% não souberam informar. Para 2.872 municípios, a falta de incentivos financeiros ou fiscais e previsão orçamentária foi a maior dificuldade em implementar soluções baseadas na natureza.

Em outra categoria

No dia 25 de janeiro, aniversário de 471 anos da cidade de São Paulo, o filme Ainda Estou Aqui será exibido em uma sessão gratuita e ao ar livre no jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo (CCSP). A projeção, promovida pela Spcine em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, está marcada para 19h30, e os ingressos poderão ser retirados a partir de uma hora antes da sessão no local.

O longa, dirigido por Walter Salles, narra a trajetória da advogada e ativista Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, após o sequestro e assassinato de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. Apesar de a maior parte do filme se passar no Rio de Janeiro, algumas cenas foram rodadas em São Paulo, cidade natal e local de falecimento de Eunice.

Fernanda Torres, que recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz em drama por sua atuação no filme, é uma das grandes apostas para a temporada de premiações, com expectativas de indicações ao Oscar nas categorias de melhor atriz e melhor filme internacional.

A cantora Anitta será a primeira atração musical do Big Brother Brasil 25. Nesta quarta-feira, 15, a funkeira comandará o novo formato de apresentação musical do reality. Intitulado "Show de quarta", os concertos serão mais intimistas e contarão com a participação especial de um familiar ou amigo do artista.

No caso de Anitta, o pai da cantora - Mauro Machado - dançará ao lado da filha em um dos momentos do show. Nas próximas semanas, outros famosos levarão alguém importante de sua convivência para se apresentar no reality show.

"A nova dinâmica tem os artistas ainda mais próximos dos participantes, e a relação entre o cantor e seu amigo ou familiar aparece de maneira inusitada no programa", afirmou a Globo em comunicado.

O novo formato das apresentações musicais busca emular a nova dinâmica do programa da Globo. Na 25ª edição do BBB, todos os participantes do programa entraram em dupla com alguém que já conheciam - seja da família ou do ciclo de amizades.

As festas de sexta-feira também serão mantidas, mas a direção do programa ainda não revelou quem será a atração do dia 17 de janeiro. Na primeira fase do jogo, as festas temáticas do líder serão abolidas. Isso ocorre pois os participantes estarão jogando em dupla e dividirão a liderança caso a conquistem.

Já na segunda fase do jogo, que ainda não foi revelado quando começa, as duplas serão separadas e cada participante jogará sozinho. Aí sim, as festas do líder retornarão.

Virgínia Fonseca relatou ter tido sintomas diversos durante a noite de domingo, 12, uma semana após retirar uma hérnia umbilical e realizar uma mastopexia, combinada com procedimentos dermatológicos.

"Foi algo que a gente comeu", constatou, ao dizer que teve diarreia, vômito e febre. Ela completou que outros amigos e familiares que convivem em sua residência também passaram mal durante a noite.

"Graças a Deus as Marias e o José estão bem", disse a influenciadora sobre as filhas Maria Alice, de 3 anos, Maria Flor, de 2, e José Leonardo, de 4 meses. O marido Zé Felipe e a mãe, Margareth, também não apresentaram sintomas.

Sobre a realização dos procedimentos, Virgínia explicou anteriormente que o surgimento da hérnia veio após a segunda gravidez: "Eu tenho hérnia, com as gestações ela saiu para fora, depois da Maria Flor".

Veja mais clicando aqui.