Alerta amarelo: veja previsão de acumulado de chuva para 13 Estados brasileiros

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas em 13 Estados do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do País. A previsão é válida até a manhã de domingo, 1º, podendo ser atualizada.

Neste período, a expectativa é de chuva de até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a 60 quilômetros por hora.

Veja Estados afetados:

- Amazonas

- Rondônia

- Pará

- Mato Grosso

- Mato Grosso do Sul

- Goiás

- Tocantins

- Santa Catarina

- Paraná

- São Paulo

- Minas Gerais

- Rio de Janeiro

- Espírito Santo

Previsão de nova frente fria para SP

Neste sábado, 30, a cidade de São Paulo amanheceu com tempo fechado e previsão de chuva. De acordo com o Centro de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE), a temperatura seguirá em gradual elevação. "Há previsão para chuvas rápidas e isoladas entre a tarde e a noite", disse o órgão.

A expectativa é de tempo instável e chuvoso entre o fim de semana e os primeiros dias de dezembro. "São esperados volumes mais elevados de precipitação a partir da segunda-feira, 2, por conta da chegada de uma nova frente fria ao litoral paulista", acrescenta o CGE.

O domingo deve começar com sol entre muitas nuvens e sensação de calor. As chuvas ocorrem de forma rápida e isolada entre a tarde e o início da noite, porém com baixo volume, conforme o órgão municipal.

Segundo a Meteoblue, entre terça-feira, 3, e quinta-feira, 5, as temperaturas devem ficar mais amenas na capital paulista.

- Sábado: entre 21ºC e 27ºC;

- Domingo: entre 20ºC e 30ºC;

- Segunda-feira: entre 22ºC e 31ºC;

- Terça-feira: entre 19ºC e 23ºC.

Recomendações:

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O BBB 25 começou com um "esquenta" do Sincerão, dinâmica que acirra os ânimos da casa, na noite desta terça-feira, 14. Cada dupla teve de avaliar as primeiras impressões sobre os demais brothers e escolher entre participantes que "jogam no seu time" e que querem "fora do seu jogo".

A dupla que obteve mais votos para ficar "fora do jogo", Guilherme e Joselma, dormiu fora da casa. Os dois ficaram empatados com Marcelo e Arleane, Vinicius e Aline, Diego e Danielle Hypolito, mas foram escolhidos por Camilla e Thamiris e por João Gabriel e João Pedro, os mais votados na categoria para "jogar no time" dos brothers, para enfrentarem a consequência do jogo.

O Prêmio Bafta (Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão) anunciou na manhã desta quarta-feira, 15, os indicados das 25 categorias, entre filmes britânicos e internacionais. O longa brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi indicado à categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O apresentador desta edição do Prêmio Bafta, que anuncia os vencedores no próximo dia 16 de fevereiro, é David Tennant (Doctor Who e Belas Maldições).

Fernanda Torres corrigiu a repórter da W Magazine que pensou que Fernanda Montenegro, de 95 anos, estava morta, durante uma entrevista publicada nesta terça-feira, 14. A entrevistadora disse que ela "era uma atriz muito famosa". "Era? Ela ainda é!", respondeu Fernanda Torres, de 59 anos.

"Ela acabou de ganhar o Guinness", comentou a atriz premiada com o Globo de Ouro, sobre a mãe. "O teatro lhe deu mil vidas. Ela era a filha de uma família muito simples, e através do teatro ela viveu a vida de rainhas, assassinas, o que ela quisesse".

"Minha mãe é o tipo de atriz que pensa que o teatro é a melhor coisa que existe. Ela quase sente pena pelas pessoas que não sabem o prazer do teatro", completou.

A atriz comentou também sobre o pai, Fernando Torres, que também foi ator e morreu em 2008: "Eu fui criada nas asas do teatro [...] Eu não poderia escapar. Então paguei muitas horas em terapeutas. Não sei como eu consegui", brincou, por fim.