Idosa agredida pela PM em Barueri: veja o que se sabe sobre abordagem em garagem

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Uma idosa de 63 anos foi agredida por policiais militares na garagem de sua casa, no Jardim Regina Alice, em Barueri, na Grande São Paulo, na última quarta-feira, 4. A abordagem envolveu o filho dela, o empresário Juarez Higino Lima Júnior, que também foi agredido. No dia seguinte, na quinta-feira, 5, a Secretaria da Segurança Pública confirmou o afastamento de 12 policiais militares que participaram da abordagem.

Segundo familiares, a abordagem começou por causa de uma moto que estava estacionada na calçada na Rua Mar Negro, em frente à garagem da família. Estavam na calçada Matheus Higino Lima Silva, de 18 anos, e seu pai, Juarez Lima Junior, de 39. O veículo está com a documentação irregular.

Pai e filho resistiram à ação e correram para dentro da garagem, segundo a versão da PM. De acordo com o boletim de ocorrência, eles teriam xingado os agentes de "seus lixos".

"A gente não questiona a situação da moto. Ela está errada, mas eles não precisavam entrar, arrebentar o portão e bater em todo mundo", diz a motorista Paula Sena, irmã de Mateus. "Nós não temos arma em casa, ninguém tem passagem (pela polícia). Quando vi a confusão, pensei: 'vão me matar; vão matar minha mãe'", disse ela.

Como foi a agressão contra a idosa e familiares?

As imagens mostram um chute e empurrões. Os vídeos foram gravados por testemunhas e obtidos pelo Estadão. Nas imagens, Lenilda aparece com o rosto ensanguentado. A senhora de 63 anos é empurrada e chutada por um policial, que puxa a idosa pela gola do casaco.

Os vídeos mostram um policial aplicando um "mata-leão" em Juarez e outro agredindo o empresário com um cassetete. Mesmo ferida, Lenilda foi levada por policiais até uma viatura da corporação, de acordo com as imagens.

O que disseram os policiais envolvidos?

Os policiais justificaram a entrada na casa pela "caracterização do estado flagrancial em que se encontrava Matheus, o qual teria praticado, em tese, o crime de desacato contra os policiais".

A família recebeu atendimento médico?

Juarez, Matheus e Lenilda foram levados para o Pronto Socorro Central de Barueri (Sameb).

O que disse a PM?

A PM informa que "não compactua com desvios de conduta e assegura que qualquer ocorrência envolvendo excessos será investigada e os agentes, devidamente punidos". A Polícia Civil afirmou que analisa e investiga as imagens. O caso foi encaminhado à Corregedoria da PM.

Como estão as investigações?

O caso foi registrado como desacato, resistência, lesão corporal e abuso de autoridade na Delegacia de Polícia de Barueri. As investigações sobre a abordagem violenta em Barueri continuam, de acordo com a SSP. "As investigações do caso prosseguem por meio de inquérito policial militar e pela Polícia Civil, com análise das imagens externas e das câmeras corporais dos agentes".

Os 12 policiais militares foram ouvidos pela Corregedoria da Instituição e afastados das atividades operacionais", conforme informou a SSP nessa quinta-feira. "A Polícia Militar reitera que não compactua com desvios de conduta e assegura que todo excesso cometido por policiais será penalizado em conformidade com a lei".

Crise na segurança pública de SP?

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) enfrenta uma crise na área da segurança pública após uma sequência de casos de violência policial, entre eles as mortes de uma criança de quatro anos e de um estudante de Medicina. Outro caso de repercussão foi o flagra de um agente jogando um homem de uma ponte na zona sul da capital, o que motivou a prisão do autor da agressão.

Em outra categoria

Eliezer usou suas redes sociais para afirmar que ele e a mulher, Viih Tube, tomaram um golpe financeiro dentro de suas próprias empresas. O desvio de dinheiro teria acontecido enquanto Ravi, filho caçula do casal, estava internado por causa de enterocolite.

"Descobrimos que uma pessoa do nosso financeiro aproveitou toda essa situação e estava desviando porque sabia que não estávamos acompanhando as transações das três empresas. Aproveitou tudo isso para desviar dinheiro para a conta dela. Desviou um valor muito grande nos 19 dias que Ravi ficou internado", disse Eliezer, em post nas redes sociais.

O influenciador digital ainda disse que descobriu o golpe após fazer orações pela saúde do filho. Enquanto ouvia a música gospel A Casa é Sua, de Gabriel Henrique, ele se atentou à letra.

"E tinha outro detalhe: em uma parte da música fala assim: 'Eu deixo a sujeira e deixo limpo'. Deus age, não manda recado e age rápido. Tudo o que Deus promete, Ele cumpre."

Ravi nasceu no dia 11 de novembro e completou seu primeiro mês de vida no hospital. Ele foi internado no dia 25 de novembro e teve alta no último sábado, 14. Além do recém-nascido, Viih Tube e Eliezer são pais de Lua, de um ano.

Isabel Veloso usou suas redes sociais nesta quarta-feira, 18, para contar aos seus seguidores que já marcou o dia de sua internação para dar à luz. A influenciadora digital está grávida de seu primeiro filho, que se chamará Arthur.

Ela está prestes a completar 30 semanas de gestação, e a previsão é de que o bebê nasça prematuro, entre 32 e 34 semanas, devido ao tratamento contra o câncer que ela está realizando durante a gravidez.

A influenciadora digital ainda disse que estava a caminho de sua última consulta pré-Natal. "A gente consultou com um anestesista, então significa que está próximo e já está marcado o dia que vou internar no hospital. Ainda não quero falar aqui, mas enfim, a gente está bem ansioso", explicou.

Ela foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin em 2021 e chegou a ser internada durante a gestação. Isabel espera o primeiro filho do marido, Lucas Borbas, de 22 anos, com quem se casou neste ano. Ela anunciou a gravidez em agosto.

Ainda Estou Aqui foi indicado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha ao Prêmio Goya, maior premiação do cinema espanhol. O filme com Fernanda Torres e Selton Mello concorre na categoria de Melhor Filme ibero-americano.

Essa é a primeira vez que um título brasileiro é indicado na categoria. Walter Salles, diretor do filme, celebrou a indicação e lamentou a morte de Marisa Paredes, uma das grandes atrizes do cinema espanhol. "É uma honra, e agradecemos à Academia de Cinema da Espanha nesta semana em que o cinema está de luto. Estou muito triste com a perda da atriz extraordinária que era Marisa Paredes, pela qual nos apaixonamos nos filmes dos mestres Pedro Almodóvar, Fernando Trueba, Agustí Villaronga e Arturo Ripstein, nos papeis complexos e profundamente humanos que ela abraçou. Além do incrível talento, Marisa Paredes era uma mulher luminosa, de uma grande coragem política. Que sorte a nossa de termos vivido no tempo de Marisa Paredes".

Essa é a segunda vez do cineasta nos Goya. Em 2005, ele venceu o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado pelo filme Diários de Motocicleta. A premiação ocorre no dia 8 de fevereiro de 2025, em Granada, na Espanha.

Ainda Estou Aqui está na lista de pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional. O filme concorre na categoria de Melhor Filme Internacional no Satellite Awards. Fernanda Torres também foi indicada a Melhor Atriz em Filme de Drama. O longa de Walter Salles também concorre ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2025.

No Globo de Ouro, Ainda Estou Aqui está na disputa pelo prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Fernanda Torres concorre ao prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama.

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva sobre a mãe, Eunice Paiva (1929 - 2018), o filme conta a história da mulher que criou seus cinco filhos e se tornou advogada de direitos humanos após o desaparecimento do marido e assassinato do marido, Rubens Paiva (1929 - 1971), durante a ditadura militar.