PM agride mulher com soco no rosto durante abordagem em Campinas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Câmeras de monitoramento flagraram um policial militar desferindo um soco no rosto de uma dona de casa durante uma abordagem na cidade de Campinas, no interior paulista. O caso aconteceu no bairro Jardim Aero Continental, no dia 21 de outubro, mas ganhou repercussão nesta semana depois de a vítima buscar ajuda para denunciar as agressões.

Segundo a Secretária de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), os agentes envolvidos na ocorrência foram identificados e afastados, e um inquérito foi aberto para apurar o caso. A reportagem também entrou em contato com o governo do estado e aguarda retorno.

"A Polícia Militar não compactua com desvios de conduta dos seus agentes e investiga o caso por meio de Inquérito Policial Militar (IPM)", disse a PM, via Secretária de Segurança Pública (SSP-SP). "Todo e qualquer excesso cometido por policiais será penalizado em conformidade com a lei", acrescentou a pasta, em nota.

Pelas imagens, obtidas pela reportagem, é possível ver a mulher, que não teve a identidade revelada, gesticulando contra um dos agentes, na calçada. Outros dois PMs vão, aos poucos, se aproximando dela. Enquanto um se posiciona de frente, outros dois militares encostam e ficam ao lado da vítima.

De repente, o policial que está ao centro pega uma algema e desfere um soco no rosto da dona de casa. Com a força, ela cai no chão e, na sequência, é algemada pelos PMs. No boletim de ocorrência, a polícia diz que o golpe foi dado com "contundência" e "uso moderado da força".

De acordo com Thais Cremasco, advogada da vítima e membro do coletivo Mulheres Pela Justiça, os policiais foram chamados para atender uma ocorrência de briga familiar na residência da mulher, motivada pela presença de um ex-companheiro contra quem a vítima tem medida protetiva em razão de agressões sofridas por ele no passado.

O chamado teria partido de vizinhos, que ouviram gritos. Conforme a advogada, os agentes que atenderam a ocorrência "teriam se voltado" contra a sua cliente. Já na calçada, a mulher passou a falar de forma de mais exaltada com os PMs.

"Os policiais passam a ter uma discussão com ela. Ele (um policial) pega uma algema e dá um soco no olho dela com a algema. Ela cai no chão, sangra, e o policial a algema e a coloca em um camburão", relata a advogada. A vítima foi levada a um hospital e, depois, a uma delegacia para prestar depoimento.

Thais Cremasco afirma ainda que sua cliente ouviu ameaças dos militares após as agressões. Segundo a defensora, a vítima passou a temer por novas represálias, mas procurou ajuda do coletivo Mulheres Pela Justiça há duas semanas para expor a situação. Uma denúncia formal deverá ser apresentada nesta terça-feira, 10, na Corregedoria da Polícia Militar.

Versão policial alega 'uso moderado da força'

No boletim da ocorrência, ao qual a reportagem teve acesso, os policiais afirmam que a mulher teria tentado agredir a filha, uma jovem de 20 anos, durante a discussão, incluindo jogar álcool e atear fogo, e que também teria desacatado os policiais, os chamando de "lixo", de "m**da", e se negando a ir com eles à delegacia para prestar depoimento.

"Após isso, foi dada voz de prisão por desacato e desobediência", disse a polícia no registro da ocorrência.

Sobre a agressão contra a dona de casa, conforme a versão dos policiais, a mulher teria tentado dar um soco nos agentes, que teriam revidado "com um golpe contundente, com uso moderado da força".

Escalada da violência

A escalada da violência policial, com a repercussão de ao menos sete casos no último mês, resultou na prisão de dois PMs e no afastamento de 46 agentes. Dentre as ocorrências, estão as mortes de uma criança de 4 anos em uma ação em Santos, no litoral paulista, de um estudante de Medicina na Vila Mariana, zona sul paulistana, e de um suspeito de roubo em um mercado na zona sul da capital, baleado pelas costas por um policial. O PM foi preso após pedido do MP.

Na semana passada, um agente foi flagrado jogando um homem do alto de uma ponte, em novo caso na zona sul - o PM foi preso.

Em outra categoria

Shawn Mendes relembrou uma experiência parecida com um triângulo amoroso. O cantor revelou que demorou apenas dois dias para deixar um affair e voltar a se envolver com a sua ex-namorada.

A revelação foi feita durante a participação do cantor em um episódio de How's Life, programa de entrevistas com John Mayer. O episódio ainda não foi ao ar, mas as redes sociais do programa divulgaram um trecho da participação do músico.

Ele explicou que ainda não tinha superado os sentimentos pela ex-namorada quando se envolveu com outra pessoa. "Estava com alguém dois dias antes de sair com a minha ex e disse: 'vou sair com a minha ex porque tenho alguns sentimentos não resolvidos'. Talvez em vez de dois dias poderiam ter sido duas semanas", disse.

Mendes ainda alegou que "nenhum desses terapeutas sabem o que é ser um cantor famoso" e que é impossível sair dessa vida sem se machucar ou sem machucar alguém.

Após o trecho ser divulgado, internautas passaram a especular que as pessoas envolvidas na história seriam Camila Cabello, sua ex-namorada, e Sabrina Carpenter. Alguns meses atrás, surgiram boatos de que ele teria reatado o namoro com Camila enquanto saía com Sabrina.

Os boatos começaram após a cantora lançar o álbum Short N' Sweet e o videoclipe da música Taste. Na produção, ela briga com uma mulher de cabelos castanhos e canta: "Eu ouvi que vocês voltaram e, se isso for verdade, você terá que sentir meu gosto quando ele beija você."

Nesta terça-feira, 10, a atriz Mariana Rios participou do programa The Noite com Danilo Gentili, no SBT. Na conversa com o apresentador, Mariana revelou o diagnóstico de Síndrome de Meniére, uma doença autoimune que a levou a perder 30% da audição no ouvido esquerdo.

O primeiro sinal ocorreu depois de um período muito estressante. "Eu estava no trabalho, super estressada, fazendo toda hora a ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, e meu ouvido começou um zumbido sem fim durante esse pico de estresse", lembrou.

Mariana contou que ficou sentindo o zumbido no ouvido por mais ou menos um mês e só procurou um médico quando se sentiu tonta. "Fui ao médico, e ele disse: 'Você veio tarde. Deveria ter vindo nas primeiras 36 horas. Você perdeu 30% da audição, e não há como reverter'", completou.

A atriz disse que, depois do diagnóstico, reajustou a sua rotina para evitar momentos de muito estresse. Ela disse que precisa dormir pelo menos oito horas por dia e ainda faz meditação.

A Síndrome de Meniére é caracterizada pelo acúmulo de líquido no labirinto, parte da orelha interna responsável pelo equilíbrio e por transmitir os impulsos auditivos.

Estima-se que duas a cada mil pessoas podem apresentar os sintomas da Síndrome de Meniére, que pode apresentar os seguintes sintomas:

- Crise de tontura persistente, por mais de 20 minutos

- Perda auditiva que pode vir acompanhada de um zumbido

- Sensação de ouvido tapado

A doença não tem cura. O tratamento visa o controle, através de diminuição da retenção de líquidos no corpo, evitando sal, por exemplo. Em alguns casos pode ser indicado o uso de diuréticos.

Os ex-BBBs Franciele e Diego Grossi terminaram o casamento. Os dois se conheceram há dez anos e iniciaram o romance diante das câmeras no Big Brother Brasil 14. Um ano após a participação de ambos no reality show, eles se casaram.

"Separação nunca é fácil, ainda mais quando se está há mais de 10 anos juntos, e tendo filho, cachorro, uma vida juntos. Mas após muitas tentativas, objetivos e atitudes decidi que seria o melhor para todos", contou Fran ao jornal Extra.

No BBB 14, Fran e Diego formaram o casal chamado de "Frango" (junção de seus nomes). Em 2022, os dois chegaram a anunciar um término, após participar do Power Couple, reality da Record, mas meses depois reataram o matrimônio. Dessa vez, estão já há quase dois meses separados.

"Agora estamos conseguindo lidar de forma mais amigável e buscando o melhor para o nosso filho. Diego tem pego ele aos fins de semana, já que durante a semana ele fica comigo", disse ela.

"Entregamos a casa em que morávamos, guardei tudo em um guarda volumes até me reorganizar e voltei para a casa da minha mãe, que é minha rede de apoio. Estou focada em mim, na minha saúde física e mental, focando no meu trabalho", afirmou.

Nas redes sociais, o ex-casal ainda mantém fotos dos dois juntos e com a família. Eles são pais de Enrico, que hoje tem quatro anos.