Criança desliga refrigerador e vacinas contra covid são perdidas no ES

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na quinta-feira, 18, a cidade de Rio Bananal deveria aplicar a segunda dose da vacina contra a covid-19 nos profissionais de saúde do município, que fica a 177 quilômetros de Vitória, no Espírito Santo. Quando os primeiros funcionários chegaram à unidade de saúde, no entanto, perceberam que o refrigerador que guardava os imunizantes estava com a temperatura de 23°C - valor muito acima da temperatura indicada, entre 2 e 8°C. Após investigação, a Polícia Civil descobriu que uma criança de nove anos desligou o relógio de energia da unidade de saúde durante uma brincadeira. Abaixo do equipamento, a palavra "coronavirus" foi escrita com giz branco.

Segundo a prefeitura de Rio Bananal, 133 doses da Coronavac foram perdidas. "Me ligaram às 5h30 dizendo que a geladeira estava apitando e o prédio todo sem energia. Vim para cá e constatei que a nossa geladeira, que está cheia de vacinas, não só de covid, mas todas as vacinas do município, estava em 23 graus. Totalmente estragado", informou a coordenadora de imunização do município, Márcia Venturim, em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Por ser uma cidade pequena, com aproximadamente 19 mil habitantes, os imunizantes ficam em um único refrigerador. Por isso, outras vacinas também foram afetadas com a queda de energia. A prefeitura ainda não confirmou a quantidade total de material perdido. Além das doses de Coronavac, 53 testes RT-PCR, usados para detectar se uma pessoa está contaminada com o novo coronavírus, ficaram estragados e serão devolvidos para o Laboratório Central do Estado, o Lacen.

A Polícia Civil informa que o inquérito será concluído e remetido ao Ministério Público, com cópia para o Conselho Tutelar do Município, que adotarão as providências cabíveis.

Secretaria Estadual de Saúde diz que vai repor doses perdidas

Depois de constatado o problema no refrigerador, a prefeitura de Rio Bananal encaminhou o ocorrido para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Em nota, a pasta informou que as doses perdidas serão repostas. "O município deve preencher um formulário sobre o episódio que será remetido ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para avaliação. Os parâmetros de estabilidade da vacina serão avaliados pelo INCQS sobre o uso ou não dos imunobiológicos. Enquanto estão sob análise do INCQS, a Sesa possui reserva técnica para suprir o município".

De acordo com o Painel covid-19, do Governo do Espírito Santo, Rio Bananal já vacinou 482 pessoas contra a covid-19.

Em outra categoria

Thamiris levou consequências a Guilherme e Vinícius no BBB 25 nesta quarta-feira, 5. A sister participou da dinâmica do Pegar ou Guardar após a eliminação de Camilla e escolheu embolsar o valor do prêmio final do programa.

A nutricionista ganhou R$ 60 mil depois da dinâmica. Como consequência, porém, teve de escolher dois brothers que ficariam e dormiriam fora da casa por tempo indeterminado - ela optou por Guilherme e Vinícius.

Os moradores da área externa terão que tomar banho, escovar os dentes, comer e dormir do lado de fora. Eles receberão um kit sobrevivência com uma comida pior que a da Xepa.

Também estarão proibidos de malhar na academia e frequentar a piscina. Os dois escolhidos só vão poder entrar na casa para usar o reservado.

A atriz Vitória Strada ganhou uma Festa do Líder especial nesta quarta-feira, 5, no BBB 25. A celebração vai contar até com uma cena em que a atriz será a protagonista e atuará com outros brothers.

Enquanto se arrumava para a festa, Vitória comentou com Diego Hypolito sobre a cena e disse ter sugerido que ela e Vinícius dessem um selinho. O brother interpretará o par romântico da atriz.

O ex-ginasta afirmou que Vinícius "ficou ansioso" e "com cara de desesperado" com a fala de Vitória. "O Daniel [Rocha] sabe que é brincadeira", disse a atriz sobre seu namorado.

Além do brother, Aline, Guilherme, João Gabriel e Thamiris farão parte da cena. Na quarta, a atriz escolheu barrar João Pedro da festa.

Augusto Nascimento, filho e empresário de Milton Nascimento, falou pela primeira vez sobre o diagnóstico do pai. Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, ele deu detalhes sobre o estado de saúde de Bituca, e explicou que o artista foi diagnosticado com Parkinson há dois anos.

"Isso vem trazendo limitações junto com a idade, junto com a questão da diabetes", explicou. "Só que, em paralelo, ele está super feliz com a vida. Está super empenhado com o lance da Portela, com todas as homenagens e honrarias que ele vem recebendo."

Milton Bituca Nascimento se aposentou dos palcos em novembro de 2022, após uma grande e concorrida turnê nacional. Desde então, embora não tenha abandonado a música, ele tem aproveitado o tempo em família e com amigos, e já declarou que a atividade preferida é assistir a vídeos antigos. Mesmo assim, o cantor segue na ativa. Em fevereiro deste ano, por exemplo, compareceu ao tapete vermelho do Grammy Awards, e concorria à categoria de Melhor Álbum Vocal de Jazz, com Esperanza Spalding.

Neste carnaval, Milton experimentou algo novo e foi tema do samba-enredo da Portela, chamado Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol - Uma Homenagem a Milton Nascimento, criado por André Rodrigues e Antônio Gonzaga.

Carioca de nascimento e mineiro de coração, Bituca passou pela Marquês de Sapucaí na madrugada desta quarta, 5, como destaque do último carro alegórico da última escola a desfilar no sambódromo. "Hoje é o dia mais feliz da minha vida! Obrigado, Portela. Obrigado todo mundo. Um beijão", escreveu Milton Nascimento, no Instagram, após a homenagem.

A Portela conquistou o 5º lugar após a apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, atrás de Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense e Viradouro. A Escola volta para o Desfile das Campeãs no sábado, 8.