Denúncias serão apuradas com profundidade, diz ministro sobre queda de ponte no Tocantins

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta segunda-feira, 23, a abertura de um sindicância para apurar as responsabilidades pelo desabamento de uma ponte entre os estados do Maranhão e de Tocantins, que causou a morte de duas pessoas neste domingo, 22. Há ainda 14 pessoas desaparecidas. Quando ocorreu o desabamento, um vereador registrava sinais de desgaste da estrutura e erosões nas bases da ponte.

Renan Filho foi enviado pelo presidente Lula (PT) e concedeu entrevista após vistoria no local. Parte da coletiva de imprensa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do ministro.

"Vamos abrir uma sindicância para verificar as causas que levaram à queda da ponte e responsabilizar aqueles que deram essas causas. É a maneira de fazer isso com Justiça e com celeridade, por um lado. Por outro lado, vamos cuidar para reconstruir a ponte o quanto antes", disse.

Ao ser questionado sobre as informações levadas ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) a respeito dos problemas na estrutura da ponte por falta de manutenção, ele disse que a recuperação da ponte estava na previsão, mas infelizmente não deu tempo.

"O momento é de serenidade, de apuração com profundidade para verificar causas", disse, acrescentando. "Todas as denúncias serão apuradas com profundidade para verificar se houve alguém que deu causa ao desabamento da ponte."

Renan Filho informou que, no momento, o governo federal está oferecendo suporte às famílias que foram vítimas do acidente e estabelecendo uma logística emergencial para atender as necessidades de mobilidade da população da região.

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira ligava as cidades de Estreito (MA) e Aguirarnópolis (TO). A estrutura que caiu, com 533 metros de extensão, fazia a travessia no Rio Tocantins na BR-226 (Belém- Brasília).

O passo seguinte, segundo o ministro, será a contratação emergencial de empresa para iniciar as obras de reconstrução "o quanto antes". Ele citou que duas grandes construtoras já se ofereceram para realizar o projeto e iniciar a obra que, pelo caráter emergencial, não depende de licitação. "Duas maiores empresas dessa área já se habilitaram para fazer essa obra sob regime de emergência. Nem licitação terá porque é uma situação de emergência", afirmou.

Risco de contaminação da água

Os caminhões-tanque transportavam defensivos agrícolas e ácido sulfúrico - produto químico corrosivo altamente perigoso. Por conta disso, as prefeituras de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), que fazem margem com o rio na região do acidente e eram ligadas pela ponte, emitiram um alerta de risco de contaminação da água.

A recomendação é que a população evite qualquer contato com a água do rio Tocantins. "O contato com esses produtos pode desencadear reações químicas graves e oferecer sério riscos à saúde, como queimaduras, intoxicações e outros problemas", diz o alerta.

Em outra categoria

Indicada ao Globo de Ouro 2025, Fernanda Torres postou uma foto em que aparece a caminho da premiação, que acontece neste domingo, 5. Ela concorre ao prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama por 'Ainda Estou Aqui', que disputa ainda a categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Fernanda disputa o prêmio com Nicole Kidman (Babygirl), Angelina Jolie (Maria Callas), Pamela Anderson (The Last Showgirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Kate Winslet (Lee).

Segundo a revista Vogue, a atriz brasileira escolheu para a premiação um vestido Olivier Theyskens couture e joias do brasileiro Fernando Jorge, com styling do carioca Antonio Frajado.

Em Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres interpreta Eunice Paiva - mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva e viúva do ex-deputado federal Rubens Paiva. No longa biográfico, inspirado no livro homônimo escrito por Marcelo, acompanhamos a vida da família Paiva durante a ditadura militar. Quando o patriarca da casa é raptado pelo regime, cabe a Eunice manter sua família unida e lutar pelo esclarecimento do sumiço de seu marido.

A obra de Walter Salles se tornou um fenômeno de público e crítica, vendendo mais de 3 milhões de ingressos no Brasil e ganhando destaque internacional em diversas premiações cinematográficas ao redor do mundo.

A cerimônia do Globo de Ouro ocorre às 22h (horário de Brasília), no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na última terça, 31, outra revista norte-americana, a Variety, apostou em uma vitória de Fernanda na premiação.

O ator Selton Mello se emocionou neste domingo, 5, ao falar sobre suas expectativas para a cerimônia do Globo de Ouro 2025. O artista brasileiro faz parte do elenco de Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles que está indicado a duas categorias da premiação: Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Filme de Drama.

"Los Angeles, dia do Globo de Ouro. Pegar um café, depois vou pegar um outro café e aí depois eu vou me arrumar", afirmou o ator em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram. Na postagem, Selton aparece de moletom nos arredores de Hollywood e divaga sobre a importância do filme e o impacto que ele causou nos cinemas ao redor do mundo. "É muito bonito ver onde esse filme está indo, onde ele foi parar e onde ele ainda vai parar".

A cerimônia, que ocorre neste domingo, 5, às 22h, no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, nos Estados Unidos, contará com a presença do elenco de Ainda Estou Aqui. "Cara, vai ser muito emocionante esse negócio", continuou o ator. "O nosso filme está lá entre filmes importantes feitos no mundo inteiro. Isso já é uma grande vitória. Isso é uma coisa muito importante para a nossa cultura e para o nosso cinema".

O brasileiro também lembrou da indicação de Fernanda Torres e afirmou que ela tem "chances reais" de levar a estatueta de Melhor Atriz para casa. Na categoria, a brasileira disputa o prêmio com nomes importantes do cinema norte-americano como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. "Eu sei que eu vou ver um monte de gente que eu admiro, que eu sou fã, e isso vai ser louco", continuou.

O ator também aproveitou para refletir sobre o impacto cultural que o filme teve no Brasil. "Muito bonito ver também o que ele fez dentro do meu próprio país, levando o público para os cinemas, fazendo tanta gente se apaixonar pelo nosso cinema. Uma história necessária", afirmou. A obra de Walter Salles se tornou um fenômeno de público e crítica, vendendo mais de 3 milhões de ingressos no Brasil e ganhando destaque internacional em diversas premiações cinematográficas ao redor do mundo.

"Nossa capacidade expressiva sendo reconhecida no mundo. Especialmente aqui, no lugar onde se celebra o cinema o tempo inteiro. Vai ser um dia muito bonito", finalizou.

A cantora Juliette Freire, campeã do BBB 21, revelou saudosismo ao relembrar sua participação no programa neste sábado, 4. Em uma publicação no X, antigo Twitter, a artista desabafou sobre sentir falta "daquela Juliette doida e tagarela".

Na ocasião, ela contou ter reassistido a momentos seus no programa. "Acho que a responsabilidade acaba nos endurecendo mesmo", disse ela. "O fato é: quero aquela menina de volta… Ela me faz feliz."

A cantora recebeu uma declaração de Gil do Vigor, seu amigo e ex-colega de reality. "Você ainda é essa menina, Ju, que encantou o Brasil e fez com que todos se apaixonassem por você", escreveu o economista.

Gil declarou que Juliette "continua sendo aquela menina humilde e amorosa, mesmo com tanto peso". "Eu amo você, assim como seus fãs", disse.

Em 2021, a cantora venceu o reality com 90,15% dos votos do público. Ela disputou uma final contra Camilla de Lucas e Fiuk. Recentemente, Juliette, Gil, Fiuk e Karol Conká, também participante do BBB 21 e recordista de rejeição do programa, participaram de uma campanha comemorativa dos 25 anos do reality show. Assista uma das versões aqui.