'Era uma coisa que estava visível até para uma criança', diz vereador que filmou ponte caindo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O vereador Elias Cabral Junior (Republicanos), que gravou em vídeo o momento em que a ponte que ligava os estados do Maranhão e Tocantins desabou, disse que passava com frequência por ela e percebeu o perigo.

"Era uma coisa que estava visível até para uma criança. Buracos com ferragens expostas, fendas, desnível nas junções. E a ponte balançava quando a gente passava de carro. Imagina então os caminhões de carga", disse ao Estadão.

Elias é um dos 9 vereadores da Câmara de Aguiarnópolis (TO), cidade de 7.049 habitantes, que fica próxima à ponte. Ele contou que foi ao local depois de ser abordado por muitos munícipes sobre as más condições da estrutura.

"Nossa cidade é pequena e depende da ponte para ir para Estreito (MA) que é uma cidade maior. Era voz corrente que a ponte estava muito ruim e, de tantas reclamações, eu resolvi ir até lá fazer um vídeo para postar em minha rede social, como sempre faço com as questões do município."

Ele filmava as erosões na base da estrutura quando flagrou o desabamento do vão central, com 533 metros de extensão. "Era para eu estar no meio da ponte, mas me atrasei porque parei para conversar com amigos, senão eu teria sido vítima também. Nunca pensei que podia acontecer justo naquela hora", disse.

Após o susto inicial, ele correu para a beira do rio Tocantins para tentar ajudar as pessoas que tinham caído na água. "A correnteza estava forte, não deu para fazer muita coisa", comentou.

Elias pretendia postar as imagens em sites do governo estadual e federal para pedir providências. Também iria levar o tema para a Câmara.

"A comunidade toda sentia o problema e postava imagens nas redes sociais, inclusive dos órgãos do governo. Estava ali para todo mundo ver. Tapavam um buraco, mas logo aparecia outro. Tinha um tráfego muito pesado de caminhões", disse.

Nesta segunda-feira, 23, o vereador voltou ao local acompanhando a comitiva do ministro dos Transportes, Renan Filho, e chegou a falar com técnicos do órgão.

"A ponte é um trecho de BR, então a competência é do governo federal. Eu não tenho conhecimento técnico, mas qualquer um podia ver que a estrutura estava bem ultrapassada. O que a gente espera agora é que façam uma ponte melhor."

Em outra categoria

Jennifer Aniston falou sobre os boatos de que ela escolheu não ser mãe para priorizar sua carreira como atriz e afirmou que passou 20 anos tentando engravidar.

Em 2022, ela já havia falado sobre o assunto e revelado que passou por um tratamento de FIV (fertilização in vitro).

"As pessoas não sabiam da minha história, nem do que eu vinha enfrentando nos últimos 20 anos tentando formar uma família , porque eu não saia por aí contando meus problemas médicos. Isso não é da conta de ninguém. Mas chega um ponto em que você não consegue mais ignorar", disse à Harper's Bazaar britânica.

A atriz afirmou que os boatos a afetaram e que ela decidiu falar sobre o assunto três anos atrás porque conhecia outras mulheres que estavam passando pelo mesmo que ela. "Senti que não era apenas por mim, mas por qualquer mulher que estivesse enfrentando o mesmo problema."

Apesar de ainda se magoar com a falsa narrativa, Jennifer não sente a necessidade de corrigir os boatos sempre.

"O ciclo de notícias é tão rápido que passa. Claro que às vezes sinto esse senso de justiça, quando dizem algo que não é verdade e eu quero corrigir. Mas aí penso: Será que preciso mesmo? Minha família conhece minha verdade, meus amigos conhecem minha verdade", finalizou.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Uma exposição imersiva em São Paulo promete levar os seus visitantes aos tempos de Jesus. Inédita no Brasil, a mostra O Nazareno Experience começa uma temporada no dia 16 de outubro utilizando tecnologia para recriar a antiga Judeia de dois mil anos atrás.

Criada pela produtora norte-americana Alpine Artists, a exposição desembarca no Brasil após alcançar grande sucesso nos Estados Unidos. O projeto reconstrói, com recursos de som, vídeo e iluminação e com cenários interativos, episódios marcantes da vida de Cristo, desde o nascimento, passando pelos milagres, pela Santa Ceia e indo até a ressurreição.

Um dos pontos de destaques da exposição é a utilização de realidade virtual aliada à inteligência artificial, que permitem aos visitantes uma conversa direta com Pôncio Pilatos, o governador romano que presidiu o julgamento de Jesus.

O Nazareno Experience fica em cartaz de 16 de outubro até o dia 29 de dezembro, no Gymnasium Visualfarm (Praça Olavo Bilac, 38, São Paulo/SP), primeiro laboratório de artes visuais da América Latina e palco de outras exposições interativas, como a dedicada a Leonardo da Vinci. A visitação acontece de quinta a segunda, com sessões a cada 30 minutos. Os ingressos custam a partir de R$ 30, pelo site da atração.

O remake em live-action de Enrolados, animação de 2010, está novamente sendo desenvolvido na Disney. Paralisado em abril após o fracasso nas bilheterias da nova versão de A Branca de Neve, o longa está avançando no estúdio, com Scarlett Johansson (Jurassic World: Recomeço) sendo cotada para viver Mãe Gothel, mãe adotiva de Rapunzel e principal vilã do filme.

Mesmo após o quase cancelamento do filme, Michael Gracey (Better Man - A História de Robbie Williams) segue ligado à direção de Enrolados, que terá roteiro assinado por Jennifer Kaytin Robinson (Justiceiras).

Segundo o Deadline, grande veículo especializado em cinema dos Estados Unidos, apesar de voltar a ser desenvolvido, Enrolados ainda não foi oficialmente autorizado pela Disney.

Adaptação no clássico conto de fadas, Enrolados segue a história de Rapunzel (voz de Mandy Moore), uma princesa "perdida" cujo cabelo tem o poder de curar feridas e atrasar o envelhecimento. Quando bebê, ela foi sequestrada pela Mãe Gothel (Donna Murphy) e criada por ela como se fosse sua filha sem lhe revelar sua verdadeira identidade como herdeira do trono de Corona. Após anos proibida de deixar a torre da vilã, ela tem um encontro inesperado com Flynn (Zachary Levi), um ladrão que a ajuda a recuperar seu lugar na corte.

Enrolados ainda deu origem a uma série animada, que durou três temporadas. Tanto o filme quanto a série estão disponíveis no Disney+.