'Era uma coisa que estava visível até para uma criança', diz vereador que filmou ponte caindo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O vereador Elias Cabral Junior (Republicanos), que gravou em vídeo o momento em que a ponte que ligava os estados do Maranhão e Tocantins desabou, disse que passava com frequência por ela e percebeu o perigo.

"Era uma coisa que estava visível até para uma criança. Buracos com ferragens expostas, fendas, desnível nas junções. E a ponte balançava quando a gente passava de carro. Imagina então os caminhões de carga", disse ao Estadão.

Elias é um dos 9 vereadores da Câmara de Aguiarnópolis (TO), cidade de 7.049 habitantes, que fica próxima à ponte. Ele contou que foi ao local depois de ser abordado por muitos munícipes sobre as más condições da estrutura.

"Nossa cidade é pequena e depende da ponte para ir para Estreito (MA) que é uma cidade maior. Era voz corrente que a ponte estava muito ruim e, de tantas reclamações, eu resolvi ir até lá fazer um vídeo para postar em minha rede social, como sempre faço com as questões do município."

Ele filmava as erosões na base da estrutura quando flagrou o desabamento do vão central, com 533 metros de extensão. "Era para eu estar no meio da ponte, mas me atrasei porque parei para conversar com amigos, senão eu teria sido vítima também. Nunca pensei que podia acontecer justo naquela hora", disse.

Após o susto inicial, ele correu para a beira do rio Tocantins para tentar ajudar as pessoas que tinham caído na água. "A correnteza estava forte, não deu para fazer muita coisa", comentou.

Elias pretendia postar as imagens em sites do governo estadual e federal para pedir providências. Também iria levar o tema para a Câmara.

"A comunidade toda sentia o problema e postava imagens nas redes sociais, inclusive dos órgãos do governo. Estava ali para todo mundo ver. Tapavam um buraco, mas logo aparecia outro. Tinha um tráfego muito pesado de caminhões", disse.

Nesta segunda-feira, 23, o vereador voltou ao local acompanhando a comitiva do ministro dos Transportes, Renan Filho, e chegou a falar com técnicos do órgão.

"A ponte é um trecho de BR, então a competência é do governo federal. Eu não tenho conhecimento técnico, mas qualquer um podia ver que a estrutura estava bem ultrapassada. O que a gente espera agora é que façam uma ponte melhor."

Em outra categoria

A modelo Gabrielle Henry, de 28 anos, que representou a Jamaica no concurso Miss Universo de 2025, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Paolo Rangsit, em Bangkok, na Tailândia, após cair do palco durante uma das apresentações do desfile na última quarta-feira, 19.

"Gabby não está tão bem quanto esperávamos, mas o hospital continua a tratá-la adequadamente", disse no sábado, 22, a irmã de Gabrielle, Phylicia Henry-Samuels, à Organização Miss Universo Jamaica. Phylicia está na Tailândia para acompanhar a recuperação da irmã, junto com a mãe, Maureen Henry.

Segundo a Organização Miss Universo Jamaica, a modelo deverá permanecer na UTI por, no mínimo, sete dias, enquanto os médicos continuam a monitorar seu estado de saúde de perto e a prestar os cuidados especializados necessários.

"Durante este momento extremamente difícil, a Organização Miss Universo Jamaica pede sinceramente aos jamaicanos que continuem a manter Gabrielle em suas orações", afirmou a instituição.

A modelo sofreu a queda enquanto caminhava pelo palco principal durante o desfile de vestido de gala na etapa preliminar do Miss Universo. Ela teve lacerações no queixo e no pé, mas não corre risco de vida.

Em uma publicação no Instagram, a Ministra da Cultura, Gênero, Entretenimento e Esporte da Jamaica, Olivia Grange, disse que a família de Gabrielle não acredita que houve erro na execução da caminhada da jovem antes da queda.

"Assim como sua família, todos nós estamos orgulhosos da resiliência e do espírito indomável de Gabrielle", afirmou Olivia. "Esperamos por sua rápida e completa recuperação."

A final do Miss Universo ocorreu na sexta-feira, 21, e teve a representante do México, Fátima Bosch, coroada como campeã. No início do mês, Bosch havia se envolvido em uma polêmica com o executivo e apresentador do concurso, Nawat Itsaragrisil.

Em uma transmissão ao vivo que viralizou, o empresário questionou e chegou a chamar a Miss México de "estúpida" por uma aparente falha em publicar conteúdo promocional sobre a Tailândia em suas redes sociais, o que provocou uma reação negativa.

Na época, Bosch saiu da sala acompanhada de algumas colegas e classificou a atitude do diretor como "falta de respeito". "O mundo deve testemunhar isso, porque somos mulheres independentes e este espaço nos permite fazer ouvir nossa voz", disse a mexicana à jornalistas. Itsaragrisil pediu desculpas após o ocorrido.

Fabio Lione, vocalista do Angra, vai deixar a banda. A saída foi comunicada pelo próprio grupo em seus perfis de rede social na tarde deste domingo, 23. Seu último show com o Angra está marcado para 26 de abril de 2026, durante o festival Bangers Open Air, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Seu substituto não foi definido oficialmente.

O comunicado, escrito em conjunto, indica um clima de comum acordo e respeito entre o vocalista e os outros músicos, citando "profunda gratidão" e Fabio Lione como um "cantor extraordinário e ser humano ímpar". Por conta da passagem, que durou 13 anos, também consta que o cantor, italiano, "acabou ficando um pouco brasileiro: incorporou nossa cultura, idioma, humor e maneira de ver a vida".

"Desejamos a ele todo o sucesso e felicidade nos próximos capítulos de sua jornada. Nossa admiração permanece intacta e as portas estarão sempre abertas para ele", conclui a nota.

Programa traz edição especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra

O Altas Horas de hoje, sábado, 22, traz como convidados Aline Wirley, Karin Hils, Isabel Fillardis, Babu Santana, Robson Nunes, Micheli Machado, Negra Li, Belize Pombal, Jessica Ellen e Thainá Gonçalves.

O programa traz uma edição especial em homenagem ao Mês da Consciência Negra. Entre as músicas cantadas no palco da atração estão Coisa de Pele, Chocolate, Sossego, Voz Ativa, Clareou, Nuvem Negra, Zé do Caroço e Deus Cuida de Mim.

O Altas Horas de hoje vai ao ar na TV Globo às 22h25, após a exibição da novela Três Graças. Apresentada por Serginho Groisman, a atração está prevista para ter 1h50 de duração.