Brasil já aplicou mais de 6,1 milhões de doses de vacina contra covid

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O número de pessoas vacinadas contra a covid-19 no Brasil chegou nesta quarta-feira, 24, a 6.179.900, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto às secretarias estaduais de saúde. Nas últimas 24 horas, 26 Estados informaram dados atualizados e 92.089 pessoas receberam a primeira dose.

De acordo com o balanço, o número de imunizados representa 2,92% da população brasileira. Outro dado que o consórcio apresenta é o número de vacinados com a segunda dose, que chegou a 1.584.569 pessoas (0,75% da população).

O maior número de vacinados pertence a São Paulo, que imunizou 1.723.124 pessoas. No Rio de Janeiro foram aplicadas 436.731 doses da vacina.

Nesta quarta-feira, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que os imunizantes produzidos pelos laboratórios Pfizer e Janssen serão adquiridos caso haja uma "autorização clara" que flexibilize a legislação atual. Ele reforçou que o assunto está sendo discutido pelo governo e pelo Congresso Nacional.

Vacinados no Brasil por Estado, segundo o consórcio de veículos de imprensa:

Primeira dose:

AC - 17.933

AL - 90.303

AM - 225.662

AP - 24.310

BA - 420.792

CE - 265.157

DF - 118.657

ES - 113.742

GO - 187.578

MA - 130.996

MG - 530.511

MS - 108.222

MT - 83.645

PA - 129.681

PB - 106.521

PE - 274.376

PI - 68.329

PR - 286.837

RJ - 436.731

RN - 86.099

RO - 45.293

RR - 25.167

RS - 435.909

SC - 159.697

SE - 44.802

SP - 1.723.124

TO - 39.826

Segunda dose:

AC - 3.104

AL - 6.029

AM - 33.777

AP - 1.724

BA - 82.042

CE - 58.536

DF - 35.355

ES - 15.958

GO - 30.583

MA - 36.673

MG - 220.564

MS - 41.730

MT - 27.017

PA - 33.330

PB - 22.453

PE - 92.391

PI - 13.532

PR - 93.182

RJ - 106.974

RN - 30.010

RO - 5.420

RR - 6.217

RS - 55.913

SC - 52.075

SE - 21.892

SP - 453.036

TO - 5.052

Em outra categoria

A atriz Karla Sofía Gascón fez uma aparição pública no tapete vermelho do César Awards, considerado o "Oscar francês", nesta sexta-feira, 28. A espanhola estava ausente das premiações da temporada desde que precisou se afastar da campanha de Emilia Pérez pelo Oscar.

Esta é a primeira vez que a atriz comparece a uma premiação desde quando publicações antigas de suas redes sociais foram recuperadas, revelando comentários racistas, xenofóbicos e islamofóbicos. Por conta disso, Gascón não compareceu a prêmios como Critics' Choice, Goya, BAFTA e SAG Awards, considerados termômetros importantes para o Oscar.

Confira o vídeo de Karla Sofía Gascón no tapete vermelho do César Awards aqui.

No início desta semana, a imprensa americana circulou a informação de que Karla Sofía comparecerá ao Oscar, com os gastos custeados pela Netflix, distribuidora de Emilia Pérez nos mercados internacionais. O filme está indicado em 13 categorias, incluindo o de Melhor Atriz para Gascón.

O CEO da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Bill Kramer, comentou que o Oscar pede 'respeito' caso Gascón compareça:

"A Academia não tolera discurso de ódio, quero deixar isso bem claro. A indicação de Karla é histórica. Isso é muito importante. Ela ainda é uma indicada. Nós honramos isso, mas nós não toleramos discurso de ódio. Se a Karla se unir a nós para a noite, eu espero que haja um ar de respeito. Temos mais de 200 indicados. A noite é sobre muito mais do que apenas uma pessoa. Estamos lá para celebrar todos os nomeados."

O Oscar 2025 ocorre no domingo, 2 de março. A cerimônia terá início às 21h (horário de Brasília), com transmissão na TNT, Max e TV Globo.

Edney Silvestre usou suas redes sociais nesta sexta-feira, 28, para celebrar sua vida após ser submetido a uma cirurgia no coração.

"Em recuperação: 5 km caminhados a passos enérgicos na areia. Em uma sexta sem uma nuvem sequer no céu. E nesta paisagem. Que privilégio estar vivo hoje, aqui e agora", escreveu.

No último sábado, 22, o jornalista revelou que passou por uma ablação no coração. "A ablação do átrio esquerdo é um procedimento cardíaco que trata arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial e o flutter atrial. O objetivo é interromper o circuito anormal de impulsos elétricos", explicou.

Ele também contou como o procedimento é feito: "Insere-se um cateter em uma veia da perna e guia-se até o átrio esquerdo. Os eletrodos do cateter emitem radiofrequência, que aquece e destrói o tecido cardíaco anormal. Daí a minha vontade de danças pelas ruas. Dançar nessa alergia, sem amarras. Como na época do mundo registrado em preto e branco, na ala de pierrôs e arlequins".

Na quinta-feira, 27, Silvestre anunciou que ainda está em processo de recuperação, mas que está curado.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

No BBB 25, Camilla afirmou que não teme ser votada pela casa e citou Vitória Strada ao avaliar a dinâmica do jogo. Em conversa com Thamiris, no Quarto Nordeste, a trancista comentou sobre a postura da atriz e como isso impacta sua trajetória na casa.

"Você vê a Vitória, a Vitória é legal desde o primeiro dia. Fica fazendo média com o pessoal desde o primeiro dia, e todo mundo vota na garota. As pessoas, aqui, mentem", disse Camilla.

O comentário ocorreu após Diego Hypolito vencer o Poder Curinga, enquanto as irmãs discutiam sobre estratégias. Thamiris aconselhou Camilla a evitar falar sobre jogo perto do ginasta, mas a trancista reforçou que não se preocupa com a percepção dos outros.

"Desde a primeira semana eu já falei para você que a gente não podia ter medo de ser votada, porque ia ser votada de qualquer forma", afirmou.

Camilla também desabafou sobre sua relação com os outros brothers e disse que a única avaliação que a preocupa é a do público.

Vitória é a nova Líder e as sisters fazem as pazes

A relação entre Camilla e Vitória passou por momentos de tensão desde a formação do penúltimo Paredão. A trancista já havia feito críticas à atriz ao longo do jogo, mas após a eliminação de Mateus, o clima começou a mudar.

Na terça-feira, 25, Vitória, que conquistou a liderança, procurou Camilla para uma conversa. A atriz pediu desculpas e reconheceu que algumas falas dela podem ter machucado a Sister.

"Desculpa mesmo, do fundo do coração. Nunca vou saber nem metade do quanto as palavras podem machucar. Me arrependo de ter usado essa palavra. Te peço desculpas, do fundo do coração", disse Vitória.

Camilla, emocionada, desabafou sobre o impacto das últimas semanas e afirmou que se sentiu isolada na casa.

"Todas as vezes que me chamaram doeu, porque ninguém me perguntou nada. Mostra que a gente é forte, mas a gente não é tão forte assim. Toda vez que deito, estou demorando para dormir. Vem coisa que escutei", revelou.

A trancista também falou sobre sua dificuldade em demonstrar carinho. "Eu não sei me posicionar de forma tão carinhosa, mas é porque eu cresci dessa forma", disse.

Vitória respondeu que cada um tem seu jeito de demonstrar afeto, e Camilla pediu desculpas por ter sido dura com a atriz. "Desculpa se fui grossa com você. Eu não queria ser com você, mas a casa inteira foi comigo. A casa inteira não teve cuidado comigo. Não sabiam a minha versão, só sabiam a sua."