Estado de SP tem alta de latrocínios em novembro; estupros, furtos e roubos caem

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Estado de São Paulo registrou alta de latrocínios (roubos seguidos de morte) em novembro deste ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 30, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). Foram 16 registros no recorte mais recente, ante 13 no período anterior, alta de 23%. A variação consolida uma tendência que já vinha sendo observada ao longo do ano: de janeiro a novembro, houve aumento de 10,8% nos casos.

Também houve aumento sutil nas vítimas de homicídio, de 0,9%. Ao mesmo tempo, os registros de outros tipos de crimes, como estupros e furtos, caíram em novembro deste ano. No caso dos roubos, houve uma diminuição expressiva, de 18,9%. Cerca de 15 mil casos foram registrados no último mês, mais de três mil ocorrências a menos do que as 18,5 mil notificadas em novembro do ano passado.

No site oficial, a SSP destacou que houve uma "queda histórica" nos roubos. "A marca é a menor já registrada para o período desde 2001, quando houve início da contabilização das ocorrências criminais", disse. A pasta destacou que, no acumulado do ano, a queda foi de 15,3%, com 177.495 registros - também o menor índice em 24 anos para roubos. Questionada, a secretaria ainda não comentou a nova alta dos latrocínios.

Os dados divulgados nesta segunda apontam que, em novembro, 226 pessoas morreram vítimas de homicídio, ante 224 no mesmo período de 2023. No acumulado do ano, essa modalidade apresenta queda de 2,9%, com 2.379 vítimas. Trata-se de um patamar abaixo do registrado no fim da década passada, quando houve alta de mortes por conta de confrontos envolvendo membros de organizações criminosas, mas a violência ainda chama atenção.

No dia 8 de novembro, o empresário Antonio Vinicius Lopes Gritzbach foi morto a tiros em plena luz do dia no Aeroporto Internacional de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Ele era delator de uma investigação sobre lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação também resultou na morte do motorista de aplicativo Celso Araújo Sampaio de Novais, de 41 anos, que não resistiu após ser alvejado por um tiro de fuzil nas costas.

Como mostrou o Estadão na época, ao menos 27 disparos foram efetuados por dois homens encapuzados por volta das 16h - Gritzbach foi atingido à queima-roupa por dez deles. Alguns policiais antes citados pelo empresário em delação feita meses antes da execução chegaram a ser afastados e até presos depois do início das investigações, mas os atiradores e mandantes ainda não foram capturados pela força-tarefa da Polícia Civil que investiga o caso.

Furtos e estupros no Estado

Segundo os números da SSP, os furtos caíram 3,1% em novembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023: foram 46,3 mil registros agora, contra 47,8 mil.

Os estupros caíram de 1.270 para 1.164 no mesmo comparativo entre os meses de novembro, redução de 8,3%.

Em outubro deste ano, os estupros chegaram a ter uma alta histórica na capital paulista: foram 317 ocorrências, o maior número contabilizado em um só mês desde 2012. Em novembro, porém, os casos desaceleraram 5,2% em relação ao mesmo período de 2023, com 255 casos.

Latrocínios na capital paulista

Apesar da nova alta de latrocínios no Estado, a quantidade de casos registrados na capital paulista (4) em novembro deste ano é a mesma do mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, ainda assim, os roubos seguidos de morte chamam atenção na cidade, com 49 registros neste ano - trata-se de um aumento de 32,4% na comparação com janeiro a novembro do ano passado.

Em paralelo, a cidade de São Paulo registrou quedas, em novembro deste ano, nos homicídios (-21,57%), com 40 casos; nos roubos (-17,29%), com 9 mil casos; nos furtos (-3,10%), com 20.289 casos; e nos estupros (-5,20%), com 255 casos. Esses indicadores também caíram no acumulado do ano.

O que diz a Secretaria da Segurança

Em nota publicada no site, a SSP destacou que "o trabalho integrado entre as forças de segurança com serviço de inteligência e o reforço no patrulhamento ostensivo permitiu que as polícias recolhessem 21,5 toneladas de drogas em todo o Estado em novembro", a maior parte no interior paulista. O número, afirmou, representa um volume 119% maior em relação a novembro de 2023, quando 9,8 toneladas foram apreendidas (sendo 2,3 de cocaína).

A secretaria apontou ainda que, em novembro, 16,9 mil suspeitos foram presos ou apreendidos como resultado do trabalho ostensivo e investigativo no Estado, representando um aumento de 12,6%. "As Polícias Civil e Militar ainda retiraram das ruas 1.133 armas de fogo ilegais, sendo 27 fuzis. Foram recuperados 4.650 veículos furtados ou roubados em todo o território paulista", afirmou.

Sobre os homicídios, a pasta afirmou que, em 11 meses, houve redução de 2,4% nesse indicador, com 2.279 registrados (o Estadão contabiliza as vítimas deste tipo de crime, enquanto a secretaria levou em consideração os casos totais). "As Delegacias de Defesa da Mulher receberam 1.164 denúncias de estupro em novembro. Houve 32 feminicídios, que são investigados pelas autoridades policiais", disse a secretaria. "Além disso, 16 casos de latrocínio foram investigados em todo o território paulista."

Em outra categoria

Em uma publicação desejando um feliz ano-novo nas redes sociais, o músico Guilherme Arantes, de 71 anos, anunciou uma pausa na carreira em 2025.

"É isso mesmo: 2025 já está parcialmente traçado "para" mim, e parcialmente traçado "por" mim. Não estou dizendo "adeus" a nada, apenas um até breve", informou o cantor de Meu Mundo e Nada Mais no comunicado.

"Zero promessas, zero compromissos de prosseguir nessa toada compulsória chamada de 'carreira'. Chuto o balde, me rebelo para sobreviver. Não estou suportando mais, sou um bizarro replicante, desencaixado num jogo em que perdi o fio da meada", diz ele um dos trechos.

O artista afirma que o momento não é fácil para a indústria musical e revela se sentir um "peixe fora do aquário", "chateado e reflexivo". Apesar do desabafo, ele diz que pretende retornar aos palcos em 2026.

Na última quinta-feira 26, Arantes foi submetido a um cateterismo com angioplastia e, por conta disso, cancelou um show de réveillon em Santos e uma apresentação no Navio Roupa Nova, prevista para 3 de janeiro.

O Globo de Ouro divulgou, nesta quinta-feira, 2, a lista de famosos que entregarão os prêmios da cerimônia. Dentre as personalidades anunciadas como apresentadoras, estão nomes como Elton John, Nicolas Cage, Demi Moore, Margaret Qualley e Viola Davis. A premiação ocorre neste domingo, 5, na Califórnia, e reconhece produções de destaque no cinema e na televisão.

A apresentação do evento será liderada pela atriz e comediante Nikki Glaser. É a primeira vez na história que uma mulher apresenta sozinha o Globo de Ouro.

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui chega com força nas categorias de cinema do evento. O longa disputa o prêmio de melhor filme estrangeiro e Fernanda Torres, que interpretou Eunice Paiva na produção, concorre à categoria de melhor atriz de filme dramático. Na última terça, 1º, a Variety atualizou as previsões dos vencedores e apostou na vitória da atriz.

Outra indicação de destaque ao prêmio é o musical Emilia Pérez, que lidera a disputa das categorias de cinema com dez indicações. Atrás do longa, estão os elogiados O Brutalista, com sete indicações, e Conclave, com seis.

Na TV, a disputa é liderada por O Urso, lembrada em cinco categorias, incluindo a de melhor série de comédia ou musical. Veja a lista completa de indicados aqui.

Veja os famosos que entregarão prêmios no Globo de Ouro:

1.Andrew Garfield

2.Anthony Mackie

3.Anthony Ramos

4.Anya Taylor-Joy

5.Ariana DeBose

6.Aubrey Plaza

7.Auli?i Cravalho

8.Awkwafina

9.Brandi Carlile

10.Catherine O'Hara

11.Colin Farrell

12.Colman Domingo

13.Demi Moore

14.Dwayne Johnson

15.Édgar Ramírez

16.Elton John

17.Gal Gadot

18.Glenn Close

19.Jeff Goldblum

20.Jennifer Coolidge

21.Kaley Cuoco

22.Kate Hudson

23.Kathy Bates

24.Ke Huy Quan

25.Kerry Washington

26.Margaret Qualley

27.Melissa McCarthy

28.Michael Keaton

29.Michelle Yeoh

30.Miles Teller

31.Mindy Kaling

32.Morris Chestnut

33.Nate Bargatze

34.Nicolas Cage

35.Rachel Brosnahan

36.Rob McElhenney

37.Salma Hayek Pinault

38.Sarah Paulson

39.Seth Rogen

40.Sharon Stone

41.Vin Diesel

42.Viola Davis

43.Zoë Kravitz

O ator Gabriel Santana, ex-participante do BBB 23, contou ter sido alvo de uma operação policial por engano. Gabriel contou, de forma bem-humorada, sobre o ocorrido em um vídeo publicado no Instagram no início da semana. O ator afirmou ter sido abordado por dois policiais em sua casa na semana anterior à postagem do relato.

"Imagina você ser acordar e ser recebido com duas armas apontadas para a sua cabeça?", iniciou Gabriel. Segundo ele, os policiais estavam em busca de um suposto casal de traficantes que teria vivido no apartamento em que mora atualmente.

No dia, o ator disse ter acordado às 6h da manhã por conta de compromissos marcados. Ele, então, foi surpreendido com batidas em sua porta. "Eu falei: 'Como assim tem alguém batendo na minha porta? Tem que ser alguém do prédio, um síndico, um funcionário... Porque não passou pela portaria, não me interfonaram'", relatou.

Ao abrir a porta, ele se deparou com dois homens armados. "No desespero, fui para trás. Muito dramático, cena de filme. Me joguei na parede e falei: 'Calma, gente, pelo amor de Deus'", disse. Conforme o ator, os policiais tinham um mandado de busca e apreensão para entrar no apartamento.

Gabriel foi questionado se já havia tido passagem pela polícia e se reconhecia o casal de traficantes, o que ele negou. "Depois que eles viram que estava 'de boa', eles começaram a perguntar da minha vida pessoal. Perguntaram a minha profissão e eu falei dos projetos que eu vou lançar agora em 2025, perguntaram o valor do meu apartamento, como era a minha vizinhança", contou.

O ator, por fim, brincou sobre ter atendido a porta vestindo apenas uma cueca. "Essa é a moral da história de hoje: sempre atenda a sua porta vestido", disse.

Assista ao vídeo com o depoimento de Gabriel clicando aqui.