Dengue: Seis estados respondem por 84% dos casos no Brasil; saiba quais são

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Paraná e Santa Catarina acumulam 84% dos casos de dengue registrados nas últimas semanas, e a tendência de aumento colocou-os em monitoramento pelo Ministério da Saúde. A pasta trouxe o alerta durante a abertura preventiva do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE) para Dengue e outras Arboviroses, nesta quinta-feira, 9.

"Ainda não estamos numa situação de emergência (para a dengue). Estamos em mobilização e alerta", afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel. A função do COE é monitorar o cenário epidemiológico dessas doenças e coordenar nacionalmente seu enfrentamento. Historicamente, os casos de dengue costumam subir entre o fim de fevereiro e maio.

No ano passado, a dengue atingiu patamares inéditos no País. Foram mais de 6,4 milhões de casos prováveis, um aumento de 303,2% quando comparado a 2023, de acordo com nota técnica publica pela pasta na sexta-feira, 3. Foram mais de 6 mil mortes e outras 875 seguem em investigação.

Em 2025, até quarta-feira, 8, foram notificados 10,1 mil casos prováveis e 10 óbitos estão em investigação. Mais de 50% dos casos estão concentrados nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com a modelagem preditiva do InfoDengue, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a nova temporada da doença no País, estima-se que os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná apresentarão uma incidência acima da observada em 2024. No entanto, esses modelos não consideram a expansão do sorotipo 3 do vírus que tem se desenhado nas últimas semanas.

"Não temos nenhuma estimativa. A nossa estimativa é reduzir o número de casos. (Nossa estimativa) Não pode ser não ter dengue. Isso seria um sonho, uma utopia. Nesse momento, a meta é reduzir o número de casos e, ao mesmo tempo, com muita prioridade, evitar as mortes", frisou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Embora não haja um remédio ou terapia específico para a dengue, as mortes são consideradas evitáveis. O sucesso do manejo se dá na identificação precoce de sinais de alarme, que indicam um agravamento do caso. Quanto mais rápido eles forem detectados e o tratamento, com foco na hidratação do paciente, começar, melhor o prognóstico.

Nísia ressaltou que, em 2024, boa parte dos países enfrentaram aumento nos casos de dengue. Segundo ela, o principal motivo para isso são as mudanças climáticas, com padrões irregulares de chuva e altas temperaturas, criando condições propícias para que o mosquito Aedes aegypti se reproduza mais e chegue a áreas em que antes não conseguia se proliferar.

"Nós tivemos, em 2024, temperaturas reportadas como as mais altas desde o início de nossas modelagens matemáticas", completou Ethel.

A ministra informou que a pasta está dedicada à implantação do plano de contingência da dengue anunciado em setembro. Ele prevê intensificação das ações de conscientização para eliminação dos criadouros de mosquitos e investimento em tecnologias, incluindo a expansão do método Wolbachia de três para 40 cidades até o fim do ano, a liberação de insetos estéreis em aldeias indígenas e a instalação de estações disseminadoras de larvicidas.

A pasta segue com a estratégia de vacinação do público de 10 a 14 anos em cidades com maior incidência da doença. Para este ano, a previsão é distribuir 9,5 milhões de doses. Até agora, o único imunizante disponível é o da farmacêutica Takeda, que, como já mostrou o Estadão, oferece aos países um quantitativo restrito de doses.

Sorotipo 3 traz incertezas

Existem quatro sorotipos do vírus causador da doença (DENV-1, 2, 3 e 4). Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para o sorotipo que causou a infecção, mas não para os outros, daí a doença poder ser contraída mais de uma vez.

No ano passado, após décadas, os quatro sorotipos circularam ao mesmo tempo no País. De acordo com Ethel, o tipo 1 predominou por bastante tempo, de 2023 a 2024, no Brasil, sendo o principal responsável pelas infecções por aqui. O tipo 2 cresceu em importância ao longo do ano passado, encontrando muitas pessoas "suscetíveis", ou seja, que não apresentavam defesas contra ele.

Agora, frisou Ethel, a preocupação é com o sorotipo 3. Segundo ela, nas últimas semanas de dezembro, foi observado um aumento significativo de casos causados por ele, em especial em São Paulo, Amapá, Paraná e Minas Gerais. "O sorotipo 3 não circula no Brasil desde 2008. São 17 anos sem esse sorotipo circulando em maior quantidade. Temos muitas pessoas suscetíveis."

Em outra categoria

O Big Brother Brasil 25 anuncia nesta quinta-feira, 9, a lista dos primeiros nomes que farão parte do programa. Durante todo o dia, chamado de Big Day, a programação da TV Globo se dedica à apresentação dos participantes.

Neste ano, o anúncio ocorre de maneira inédita: os participantes se inscreveram em duplas. O programa segue sendo dividido entre os grupos pipoca e camarote, mas, desta vez, os brothers terão que lidar com os laços formados antes mesmo do programa, sejam amigos, irmãos, pais e filhos ou casais.

Veja a lista dos participantes do BBB 25:

GRUPO CAMAROTE

Vitória Strada, 28 anos

A atriz, natural de Porto Alegre (RS), começou a carreira aos 12 anos e, em 2014, foi vice-campeã do Miss Mundo Brasil. No ano seguinte, foi aprovada para Artes Cênicas na UFRGS e participou do seu primeiro filme, Real Beleza. Em 2017, fez sua estreia em novelas na obra Tempo de Amar, da TV Globo, no papel principal.

Mateus Pires, 26 anos

Mateus é arquiteto, tem 28 anos e é de São José dos Campos, em São Paulo, mas se mudou para o Rio de Janeiro aos 10 anos. Ele se considera uma pessoa leve e tranquila, mas que não perde uma festa. Solteiro, afirma amar estar rodeado de pessoas.

Diogo Almeida, 40 anos

O ator carioca, de 40 anos, foi protagonista da novela Amor Perfeito (2023), da TV Globo, fazendo par romântico com Camila Queiroz. O ator iniciou sua carreira aos 11 anos como modelo, formou-se em Artes Cênicas e, mais tarde, em Psicologia. A dupla de Diogo é sua mãe, que até chegou a iniciar uma inscrição com o marido, mas acabou entrando na casa ao lado do filho famoso.

Vilma, 68 anos

Mãe de Diogo, Vilma tem 68 anos, é natural de Aracaju, em Sergipe, mas mora no Rio de Janeiro. Estudante de nutrição, é uma fã declarada do reality show. Ela se considera uma mulher determinada e amiga dedicada, que adora dar gargalhadas com amigos e familiares.

Gracyanne Barbosa, 42 anos

A musa fitness separou-se do cantor Belo em 2024 e brincou com a sua dieta especial: "Eu como 40 ovos, não posso ir para a xepa". Ela diz que não tem papas na língua e espera poder mostrar um outro lado de sua personalidade ao público.

Giovanna Jacobina, 26 anos

Irmã de Gracyanne, Giovanna tem 26 anos, é médica veterinária e considera o cantor Belo como um pai. Ela se considera "um pouco careta", pois não fuma e não bebe, e diz que é ciumenta -- inclusive com a irmã.

GRUPO PIPOCA

Edilberto, 42 anos

O mineiro Edilberto, de 42 anos, entrou com a filha Raissa, de 19. Ambos trabalham como artistas circenses no negócio da família viajando por cidades do interior e, de 15 em 15 dias, estão em lugares diferentes. "Minha filha é minha versão feminina, e eu me acho muito competente para entrar e ganhar o programa. Imagina isso vezes dois".

Raissa, 19 anos

Raissa é uma artista circense de 19 anos nascida em Ubá, em Minas Gerais. Ao lado do pai, ela trabalha no negócio da família. A caravana viaja por cidades do interior e muda de lugar a cada 15 dias. Raissa se define como uma pessoa animada, mas admite que tem um lado um pouco chato.

Camilla, 34 anos

Camilla tem 34 anos e é uma trancista natural do Rio de Janeiro. Solteira, ela é mãe solo de dois meninos, de nove e três anos. Morando com a mãe e os filhos, trabalha para conseguir proporcionar o melhor para sua família.

Thamiris, 33 anos

Thamiris, 33 anos, entrou para o BBB 25 em dupla com a irmã trancista Camilla. A nutricionista diz que sua formação é motivo de orgulho para a mãe, que sempre trabalhou muito para custear a educação das filhas. Solteira, considera-se extrovertida e comunicativa, mas confessa ter uma personalidade forte e não gosta de levar desaforo para casa.

Vinícius, 28 anos

Vinícius tem 28 anos e é natural de Nazaré, na Bahia, atualmente mora em São Paulo. Trabalha como promotor de eventos, mas é formado em arquitetura e faz trabalhos como modelo e artista plástico.

Aline, 32 anos

A baiana Aline, de 32 anos, é policial militar e conheceu sua dupla Vinicius há sete anos, a caminho de um trabalho em Salvador. Desde então, nunca mais se afastaram. Nascida em Salvador, a sister se considera uma mulher forte, guerreira e que luta pelo que quer.

João Gabriel, 21 anos

João Gabriel tem 21 anos, é natural de Goiatuba e mora em Buriti Alegre, cidades de Goiás. É salva-vidas de rodeio e, nas redes sociais, compartilha o dia a dia da vida no interior com o irmão. Ele se define como uma pessoa extrovertida, que gosta de fazer amizades, esquentado, humilde, fiel e bastante competitivo

João Pedro, 21 anos

Assim como o irmão, João Pedro tem 21 anos, é de Goiatuba e mora em Buriti Alegre (GO). Também trabalha como salva-vidas de rodeio. Ele diz ser o mais calmo da dupla e justifica dizendo que sabe lidar com as pessoas e que, por isso, é alguém muito difícil de estressar.

Renata, 32 anos

Bailarina e professora de dança, Renata tem 32 anos e é de Fortaleza, no Ceará. Ela diz que é forte e resiliente e que seu temperamento forte pode ser um desafio durante a convivência no programa.

Eva, 31 anos

Eva tem 31 anos e também é de Fortaleza. Bailarina e fisioterapeuta, ela se define como determinada e competitiva, e não descarta se envolver com alguém dentro da cada.

Marcelo, 38 anos

Marcelo, 38 anos, é servidor público e atua como engenheiro de segurança do trabalho. Nascido e criado em Manaus, ele diz não ter tolerância para pessoas preconceituosas.

Arleane, 34 anos

Arleane, de 34 anos, é uma mulher indígena, da etnia Mura. Ela é influenciadora digital e rainha de bateria de uma escola de samba de Manaus.

Maike, 30 anos

Paulista de 30 anos, Maike já foi medalhista brasileiro de natação e treinou ao lado de nomes como César Cielo e Thiago Pereira. Hoje, ele é vendedor de consórcio e sonha em aposentar a mãe com o prêmio do programa.

Gabriel, 30 anos

Com 30 anos e paulista, Gabriel também treinou natação. Ele chegou a morar fora do país por seis anos. Trabalha como modelo e irá entrar na casa do BBB como um homem comprometido, já que namora.

A atriz Fernanda Torres informou nesta quinta-feira, 9, que está em um lugar seguro e longe dos incêndios em Los Angeles, na Califórnia. Na quarta, 8, ela havia publicado uma foto dos incêndios da vista da janela do hotel em que estava.

A artista está na cidade para divulgar o filme Ainda Estou Aqui após vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro.

"O ar de Los Angeles estava muito ruim", escreveu Fernanda no Instagram. "Fiquem tranquilos, estou bem. Um abraço da Fernanda", completou.

Os incêndios florestais já deixaram cinco mortos e destruíram cerca de 6.390 hectares.

O talk show Jimmy Kimmel Live, apresentado por Jimmy Kimmel, que entrevistaria Fernanda nesta quinta foi cancelado. O programa também teria o ator Thimothée Chalamet e a banda The Lumineers como convidados.

Sem previsão de retorno, o talk show de Jimmy não foi a única atração cancelada por conta das queimadas.

Os organizadores das principais premiações do cinema também adiaram o anúncio dos indicados ao Oscar e o Critics Choice Awards, que conta com o longa brasileiro como um dos indicados.

A 30ª edição do Critics Choice Awards ganhou nova data após ser adiada devido aos incêndios que assolam o estado da Califórnia. A premiação, que aconteceria neste domingo, 12, agora será realizada em 26 de janeiro de 2025.

O evento acontecerá no Barker Hangar, em Santa Mônica, e será transmitido ao vivo pelo canal pago TNT e pela Max, no streaming. O local, o mesmo que receberia a premiação neste fim de semana, fica em uma área próxima do bairro de Palisades Pacific, um dos focos do fogo.

"Esta tragédia em curso já teve um impacto profundo na nossa comunidade. Todos os nossos pensamentos e orações estão com aqueles que lutam contra os incêndios devastadores e com todos os que foram afetados", disse em comunicado oficial Joey Berlin, CEO da Critics Choice Association, responsável pelo evento.

O brasileiro Ainda Estou Aqui está indicado ao prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards, que é entregue pela maior associação de críticos de cinema e televisão dos Estados Unidos e Canadá, com mais de 600 membros. No mesmo dia 26 de janeiro, tanto o filme quanto a atriz Fernanda Torres estarão concorrendo também ao Satellite Awards, realizado pela IPA (International Press Academy), associação de jornalistas de entretenimento.

Incêndios

Os incêndios florestais na Califórnia saíram do controle depois de uma tempestade de ventos atingir a região. Mais de 80 mil pessoas já tiveram de sair de suas casas até esta quarta-feira, 8, de acordo com autoridades locais. Duas mortes já foram confirmadas.