Sabesp fará testes para achar redes irregulares de esgoto no litoral de SP após alta de virose

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) vai fazer testes e inspeções nas redes de esgoto das cidades de Itanhaém e Guarujá (Baixada Santista), no litoral de São Paulo, para identificar ligações clandestinas de despejo de água de chuva nos sistemas operados pela Sabesp. Os trabalhos de fiscalização começam nesta terça-feira, 14, e devem se estender ao longo desta semana.

Em época de temporais, diz a companhia, pode acontecer a entrada água em excesso na rede de esgoto e provocar vazamentos para as ruas. "Como o litoral de São Paulo tem baixa cobertura de rede de drenagem, a ocorrência de conexões irregulares é alta", afirma a empresa.

Cidades da Baixada Santista, como Guarujá, Santos e Praia Grande sofrem com um surto de casos de virose, que se espalha pela região desde o ano passado. Só no Guarujá, mais de 2 mil atendimentos foram registrados nas unidades hospitalares da cidade, segundo a prefeitura.

Na última quarta, 8, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou a presença de norovírus em amostras de fezes humanas de pacientes atendidos na Baixada. O patógeno, considerado altamente contagioso, é liberado nas fezes de pessoas contaminadas e pode infectar outras pelo contato com fragmentos dos excrementos.

No momento mais crítico da situação, quando a busca por atendimento médicos disparou, e famílias inteiras estavam contaminadas, a Prefeitura do Guarujá chegou a acionar a Sabesp para investigar possíveis vazamentos e ligações clandestinas de esgoto na região da Enseada, e que poderiam estar relacionados aos casos de virose.

A Sabesp, na ocasião, disse que adotou medidas para verificar as solicitações da prefeitura e prestou os esclarecimentos necessários à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A companhia acrescentou que monitorou o sistema de esgoto da Baixada Santista e que as instalações estavam operando normalmente.

Como os testes vão funcionar?

Para fazer as inspeções que começarão nesta terça, a Sabesp vai usar método chamado teste de fumaça para identificar as conexões irregulares.

O teste consiste na liberação de fumaça, que será insuflada por bueiros. Se a fumaça aparecer em pontos como ralos, pias, tanques e caixas de inspeção, é sinal de possíveis problemas nas instalações, como uma ligação incorreta da rede de esgoto com a rede de águas pluviais. A companhia garante que a fumaça não é prejudicial à saúde das pessoas.

Além do teste de fumaça, os técnicos vão fazer a aplicação de corante - também inofensivo à saúde -, que servirá de complemento ao diagnóstico do outro teste. O objetivo é identificar possíveis falhas nas tubulações de esgoto das residências. O corante, explica a companhia, será despejado diretamente no vaso sanitário, pias e caixas de inspeção. Por conta da sua cor, será possível rastrear a água colorida pelas redes de esgoto.

Os testes serão conduzidos por técnicos especializados da Sabesp, que realizarão vistorias em garagens, quintais e ao longo das ruas, procurando sinais de fumaça. Caso os moradores percebam a presença de fumaça em suas residências, devem avisar um dos técnicos que estarão acompanhando a ação.

Caso vazamentos sejam identificados, a Sabesp irá elaborar relatório e orientar a população sobre os reparos necessários, além de formalizar as situações junto à Prefeitura, informa a Sabesp. Não haverá custos às pessoas para a aplicação dos testes.

Ainda de acordo com a companhia, o funcionamento do esgoto não será interrompido. Durante as inspeções, as pessoas poderão continuar usando o banheiro e fazendo outras atividades domésticas normalmente. Os corantes também não mancham as roupas, informou a empresa.

"A Sabesp conta com equipes de prontidão que realizam os reparos rapidamente, mas também busca atuar em parceria com as prefeituras para contribuir na busca por uma solução", acrescenta a companhia.

Em outra categoria

A atriz Dalyce Curry é uma das 24 vítimas que morreram nos incêndios florestais que atingem Los Angeles e região. O corpo da veterana de 95 anos foi encontrado carbonizado em sua casa, em Altadena.

Dalyce Curry atuou em filmes como o clássico Os Dez Mandamentos (1956), de Cecil B. DeMille, e na comédia musical Os Irmãos Cara-de-Pau (1980), de John Landis.

Dalyce Kelley, neta da atriz, vinha compartilhando com seus seguidores vídeos em busca da sua avó, a quem chama de Momma Dee. Em um dos vídeos, ela mostra o que restou da casa da atriz. Pode-se identificar os restos de uma geladeira, de um fogão e de uma bicicleta ergométrica.

Depois, a neta postou em seu Facebook o triste resultado das buscas: "Há cerca de uma hora o legista confirmou que os restos dela foram mesmo encontrados em sua propriedade. Tivemos uma ótima jornada. Ela impactou a minha vida de várias formas. Uma perda devastadora", escreveu.

Os incêndios no Sul da Califórnia já destruíram milhares de casas e mataram pelo menos 24 pessoas. Cerca de 20 estão desaparecidas.

A denúncia de racismo contra a influenciadora e ex-panicat Ana Paula Minerato foi arquivada pelo Ministério Público de São Paulo por falta de provas. A decisão foi anunciada na última sexta-feira, 10.

De acordo com o juiz Cesar Luis de Souza Pereira, que deferiu o arquivamento, "o conjunto probatório coligido ao feito, neste momento, não autoriza a propositura da ação penal, assim, a considerar hábeis os argumentos invocados para o pedido, determino o arquivamento do presente inquérito policial".

Em nota, Ana Paula Minerato disse que não comentará o caso. "Não tenho nada a declarar neste momento, pois os fatos estão sendo apurados e as providências judiciais foram adotadas", escreveu a influenciadora, que aproveita momentos na Bahia. "Vamos aguardar a manifestação da decisão judicial. Novamente só lamento e peço desculpa pelo ocorrido. O que foi dito, foi provocado e deturpado num contexto de discussão por traição com gravação ilegalmente realizada", completou.

A denúncia contra Ana Paula foi feita por meio do portal da ouvidoria do Ministério Público de São Paulo após o vazamento de uma conversa entre a influenciadora e seu ex-namorado, o rapper Kt Gomez. O músico justificou que gravava as conversas com a expor orientação do advogado.

Em meio às acusações de racismo, a influenciadora tentou, na justiça, evitar que o rapper publicasse áudios e que retirasse o que já tinha sido publicado de suas redes sociais. Ana Paula também decidiu não comentar o caso, que ainda não foi julgado.

Até a publicação deste texto, o rapper foi procurado pelo Estadão, mas sem sucesso. O espaço segue aberto.

A modelo fitness Gracyanne Barbosa se declarou para o seu ex-marido Belo durante a tarde desta terça-feira, 14, no Big Brother Brasil 25.

A influenciadora, que está confinada no reality show, estava conversando com o ex-ginasta Diego Hypólito, que também está participando do programa, quando o assunto do seu antigo companheiro surgiu.

"Eu sei que é um assunto delicado, mas eu amo o Belo", afirmou o esportista. Gracyanne, que estava se exercitando, não titubeou e se declarou para o ex-marido. "Não é delicado, não. Amamos o Belo. O Belo é muito incrível", tranquilizou a modelo.

"O Belo é maravilhoso, como artista e como pessoa, também. É como um pai pra Gi", afirmou a influenciadora, se referindo à irmã, Giovanna Jacobina. As duas entraram no programa juntas. No BBB 25, os participantes estão jogando em dupla com algum familiar ou amigo.

"O Belo foi a pessoa que me ensinou a falar 'eu te amo', eu não sabia fazer isso", comentou Gracyanne em conversa com Diego e Maike. "Eu sou a fã número um dele", confessou.

O cantor e a modelo foram casados durante 16 anos, entre 2008 e 2024. Em abril do ano passado, os dois anunciaram o divórcio. Apesar da separação, eles ainda mantém uma relação de amizade.