Lutador de jiu-jitsu imobiliza suspeito de assaltar joalheria no litoral de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um lutador de jiu-jitsu imobilizou um suspeito de assaltar uma joalheria, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. O homem, de 37 anos, fugia com uma mochila quando foi surpreendido pelo atleta que, com um golpe, o arremessou ao chão e, em seguida, o imobilizou com uma chave de braço. Os itens retirados da joalheria estavam na bolsa e foram recuperados.

O caso ocorreu no sábado, dia 11, e a abordagem foi registrada por câmeras de segurança. A má sorte do suspeito viralizou em redes sociais. As imagens mostram quando o suspeito, em plena luz do dia, invade a joalheria, na Rua Altino Arantes, região central da cidade, e rende uma funcionária com um facão. Em seguida, ele recolhe as joias que estão na vitrine e coloca na bolsa. Quando deixa o local e corre pela rua, perseguido por pedestres, ele se depara com o lutador de jiu-jítsu.

Algumas testemunhas presenciaram a ação. Uma delas ajudou o atleta recolhendo a bolsa, enquanto ele dominava o suspeito. A polícia foi acionada. Os guardas municipais, que chegaram primeiro ao local, encontraram cerca de R$ 6,5 mil em joias, dois smartphones, uma camiseta, um par de chinelos e um facão na bolsa do homem rendido pelo lutador. O facão, segundo a polícia, foi usado para render a funcionária da joalheria.

O suspeito foi levado ao Distrito Policial Central e autuado em flagrante pelo crime de roubo. Depois de ser apresentado em audiência de custódia, ele permaneceu preso. Antes, o homem precisou passar por uma unidade de pronto-atendimento para ser medicado de ferimentos leves sofridos na queda, ao receber o golpe.

O lutador que dominou o ladrão é Lucas Pádua Villegas, de 39 anos, que é competidor faixa azul de jiu-jitsu pela equipe de Oseias Medeiros. Segundo Medeiros, o lutador é seu aluno e estava de folga. Ele agiu ao ouvir os gritos de 'pega-ladrão' e ver o rapaz correndo com a mochila, aplicando o golpe conhecido como double-leg - técnica de queda em que o lutador abraça as duas pernas do adversário para tirar seu equilíbrio.

Medeiros homenageou o aluno em sua página no Instagram. "Ladrão se dando mal aqui em Caraguatatuba, roubou uma loja armado com facão e fugiu, mas não esperava que viria a justiça na mesma hora. Deus perdoa, o jiu jitsu não", escreveu. O suspeito não teve a identidade divulgada pela Polícia Civil, o que impossibilitou que a reportagem entrasse em contato com sua defesa.

Em outra categoria

O cineasta Francis Ford Coppola foi internado em um hospital em Roma, na Itália, na manhã desta terça-feira, 5. A hospitalização ocorreu por conta de uma arritmia cardíaca. A informação é da agência de notícias italiana Ansa. Ainda não há, no entanto, informações sobre o seu estado de saúde.

Aos 86 anos, o artista estava na Europa para participar do Festival de Cinema de Calábria, que ocorreu no final de julho. O diretor da trilogia Poderoso Chefão divulgou o seu último filme, o polêmico Megalópolis, durante o evento.

A história ambiciosa do longa segue o conflito entre Cesar Catilina (Adam Driver), um arquiteto genial que busca saltar para um futuro idealista, e seu opositor, o prefeito Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito), defensor de propostas mais realistas à cidade de Nova Roma. O elenco ainda conta com nomes como Laurence Fishburne, Nathalie Emmanuel, Talia Shire, Aubrey Plaza, Jon Voight e Shia LeBouf.

No ano passado, Coppola esteve no Brasil para o lançamento do filme em solo nacional. Ele também foi homenageado na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, recebendo o Prêmio Leon Cakoff.

Vencedor de cinco Oscars, Coppola é um dos nomes mais respeitados da história de Hollywood. Ao lado de nomes como Martin Scorsese, Steven Spielberg e Brian De Palma, o diretor revolucionou o cinema norte-americano com o movimento Nova Hollywood.

O clima pesou nos bastidores de um evento privado em Mairiporã, Na Grande São Paulo, no dia 2 de agosto, após uma confusão entre dois nomes conhecidos do entretenimento nacional. Em comunicado divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira, 4, a equipe da Carreta Furacão acusou a banda CPM 22 de desrespeito e sabotagem durante sua apresentação no local.

Segundo a nota oficial, os músicos da banda teriam iniciado a passagem de som e os testes de iluminação durante a performance da Carreta Furacão, além de reduzir propositalmente o volume do som da apresentação. A atitude teria comprometido o andamento do espetáculo e prejudicado a experiência do público.

"Não é admissível que haja sabotagem dentro de um ambiente que deveria ser de união e respeito", diz o grupo no comunicado.

A Carreta Furacão destacou ainda que, assim como o CPM 22, também é formada por artistas e merece respeito em seu espaço de atuação. O grupo reafirmou seu compromisso com o público e declarou solidariedade aos fãs que esperavam uma apresentação completa.

A reportagem entrou em contato com a banda CPM 22, mas não houve retorno até a publicação desta nota.

Leia o comunicado completo divulgado pela Carreta Furacão:

"A Carreta Furacão vem a público expressar seu repúdio à postura desrespeitosa da banda CPM 22 durante nossa apresentação no evento realizado no dia 02/08/2025.

Enquanto estávamos no palco cumprindo nosso horário oficial de show, os integrantes da banda iniciaram passagem de som e testes de iluminação, interferindo diretamente na execução da nossa performance.

Houve, inclusive, redução proposital do volume de nosso som, diversas vezes, o que prejudicou severamente a experiência do público e a integridade do espetáculo.

Assim como o CPM 22, somos artistas. Temos uma trajetória que, com muito esforço, conquistou respeito e admiração do povo brasileiro. Por isso, é inadmissível que qualquer profissional da arte e do entretenimento sabote o trabalho de outros artistas, ainda mais em um espaço onde todos deveriam estar unidos para levar alegria ao público.

Nos solidarizamos com os fãs que esperavam uma apresentação completa e vibrante da Carreta Furacão.

Seguiremos firmes, como sempre, levando nossa arte, dança e carisma por todo o Brasil, com respeito, humildade e profissionalismo."

Flor Gil tem quatro shows marcados pelo Brasil, ainda em agosto, para divulgar o seu álbum de estreia: Cinema Love. Aos 16 anos, a neta de Gilberto Gil vai se apresentar em São Paulo, no dia 14, em Salvador , nos dias 15 e 16, e no Rio de Janeiro, dia 17. O show de São Paulo e o do dia 16 em Salvador já estão com ingressos esgotados. Por isso, a capital baiana ganhou uma data extra no dia 15.

Cinema Love foi lançado em abril, em Nova York, nos Estados Unidos, onde Flor Gil mora. A cantora fez o show de estreia na cidade americana, em junho. A filha de Bela Gil e JP Demasi também já tinha cantado com o avô Gilberto Gil no primeiro show em São Paulo da turnê Tempo Rei, no Allianz Parque, em abril.

Além dos shows para divulgar seu disco, Flor Gil também está na trilha sonora da nova novela das seis da Globo, Êta Mundo Melhor!, com a música inédita Chegou Pra Ficar. A faixa já foi lançada em todas as plataformas de streaming.

Veja as datas e locais dos shows de Flor Gil

São Paulo

- Quando: 14 de agosto (quinta-feira)

- Onde: Bona Casa de Música

- Ingressos: esgotados

Salvador

- Quando: 15 e 16 de agosto (sexta-feira e sábado)

- Onde: Casa da Mãe

- Ingressos: por WhatsApp (71) 99168-3879

Rio de Janeiro

- Quando: 17 de agosto (domingo)

- Onde: Blue Note Rio

- Ingressos: site da Eventim