Presos 4 acusados de vender carne que ficou submersa na enchente do RS

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Quatro pessoas foram presas em flagrante pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 22, acusadas de vender carne imprópria para consumo porque ficou submersa na enchente que assolou o Rio Grande do Sul em maio e junho de 2024.

A prisão ocorreu durante a Operação Carne Fraca, em que a Delegacia do Consumidor do Rio (Decon-RJ) cumpriu oito mandados de busca e apreensão na empresa Tem Di Tudo Salvados, em Três Rios, no sul fluminense, e em endereços ligados aos donos da firma. Entre os presos, está um dos proprietários, Almir Jorge Luís da Silva.

Até a publicação deste texto, a reportagem tentou ouvir as defesas de Silva e dos demais presos na operação para que se pronunciem sobre as acusações, mas sem sucesso.

Segundo a polícia, a empresa é autorizada a reaproveitar produtos vencidos, dando destinação adequada a eles. Usando essa autorização, a empresa comprou de um frigorífico gaúcho 800 toneladas de carne bovina, suína e de aves imprópria para consumo, por ter ficado submersa na água da chuva.

A empresa alegou que faria ração para animais. Pela carne que, se estivesse própria para humanos, valeria R$ 5 milhões, a empresa pagou R$ 80 mil.

Em vez de fazer ração, no entanto, a Tem Di Tudo Salvados revendeu a carne para açougues e frigoríficos de todo o País como se ela fosse consumível. "A carne foi maquiada para esconder a deterioração provocada pela lama e pela água que ficaram acumuladas lá no frigorífico da capital gaúcha", contou o delegado Wellington Vieira, da Decon-RJ, que agora procura frigoríficos e açougues que tenham comprado a carne estragada. "Todas as pessoas que consumiram essa carne correram risco de vida. Quando uma mercadoria fica debaixo d'água, adquire circunstâncias e condições que trazem risco iminente à saúde", completou.

Por coincidência, uma das empresas que comprou a carne foi o frigorífico gaúcho que havia vendido para a Tem Di Tudo. Ao confirmar, pela numeração do lote, que se tratava da mesma carne, a empresa denunciou o caso à polícia, dando início à investigação, que teve o apoio da Delegacia do Consumidor da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Ao entrar na Tem Di Tudo, nesta quarta-feira, os agentes encontraram mais alimentos aparentemente impróprios para consumo - pacotes de carne embalados a vácuo que podem ser do lote deteriorado de Porto Alegre, pedaços de carne pendurados em ambiente sem a temperatura adequada, produtos congelados em prateleiras enferrujadas e sacos de alimentos no chão.

Segundo a Polícia Civil do Rio, os quatro presos vão responder pelo crime de vender ou ter em depósito mercadoria imprópria para o consumo, e também podem ser indiciados por associação criminosa, receptação, adulteração e corrupção de alimentos.

Em outra categoria

A atriz e apresentadora Fernanda Souza cometeu uma gafe nas suas redes sociais nesta semana. Em um story, ela agradeceu a participação das seis famílias que participaram do reality Ilhados com a Sogra, que chegou a sua segunda temporada no início deste ano. Mas, ao citar cada uma das famílias, deixou uma delas, os Araújo, de fora.

A reação foi quase que imediata. Andressa Araújo, uma das participantes do reality da Netflix, usou as suas redes sociais para registrar seu incômodo. "E, mais uma vez, fomos apagados de uma história", iniciou.

"Depois de expor a minha família inteira, mostrar toda nossa vulnerabilidade, nem o reconhecimento da apresentadora nós tivemos. Eu não sei como continuo me deixando abalar com essas coisas, mas é revoltante demais. A gente nunca sabe como agir", escreveu a participante.

Nesta quarta-feira, 22, Fernanda usou um novo story para se desculpar pela gafe. "Essa semana, fiz um story para agradecer a todos os envolvidos no sucesso do Ilhados. No momento em que fui agradecer às famílias, eu infelizmente me esqueci de mencionar a família Araújo", reconheceu a apresentadora.

"Já me retratei com eles sobre essa minha falha humana e pedi desculpas para Val, Andressa e Henrique pelo acontecido. Eles conviveram comigo durante o programa e sabem o quanto eu sou amorosa com todos eles. Foi só um lapso de memória! Muito obrigado pela entrega! Vocês são demais!", completou Fernanda.

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, está internado em São Paulo para tratar uma infecção. A informação foi confirmada por Luciana Cardoso, mulher do apresentador, nesta quarta-feira, 22. Segundo Luciana, Fausto realiza o tratamento contra a infecção desde o final de dezembro.

A mulher do apresentador ainda afirmou que ele deve ter alta no final de semana. Faustão passou por dois transplantes entre 2023 e 2024.

Em novembro, o filho do apresentador, João Silva, chegou a atualizar o estado de saúde do pai. "Cada dia ele está melhor. Digo que é sobre pensar quando a rampa está para cima e para baixo", comentou à época.

Em agosto, Faustão deu uma entrevista ao Fantástico em que falou sobre seu estado de saúde. "Estou com um coração de um atleta de 35 anos. Agora tem que cuidar da lanternagem, da funilaria e do resto, da parte física", brincou na ocasião.

Coringa: Delírio a Dois, Madame Teia, Megalópolis, Reagan e Borderlands são os piores filmes do ano para o Framboesa de Ouro 2025, que premia o que houve de pior no cinema. Os indicados foram anunciados nesta terça-feira, 21.

O filme estrelado por Joaquin Phoenix e Lady Gaga é o líder de indicações, com sete. Os outros quatro ficaram empatados em segundo, com seis cada.

Os "prêmios" são entregues em 1 de março, um dia antes do Oscar. Veja abaixo a lista completa de indicações:

Pior filme

'Borderlands'

'Coringa: Delírio a dois'

'Madame Teia'

'Megalópolis'

'Reagan'

Ator

Jack Black - 'Querido Papai Noel'

Zachary Levi - 'Harold e o lápis mágico'

Joaquin Phoenix - 'Coringa: Delírio a dois'

Dennis Quaid - 'Reagan'

Jerry Seinfeld - 'A batalha do biscoito Pop-Tart'

Atriz

Cate Blanchett - 'Borderlands'

Lady Gaga - 'Coringa: Delírio a dois'

Bryce Dallas Howard - 'Argylle'

Dakota Johnson - 'Madame Teia'

Jennifer Lopez - 'Atlas'

Ator coadjuvante

Jack Black (apenas a voz) - 'Borderlands'

Kevin Hart - 'Borderlands'

Shia LaBeouf (travestido) - 'Megalópolis'

Tahar Rahim - 'Madame Teia'

Jon Voight - 'Megalópolis', 'Reagan', 'Shadow Land' e 'Strangers'

Atriz coadjuvante

Ariana DeBose - 'Argylle' e 'Kraven, O Caçador'

Leslie Anne Down (como Margaret Thatcher) - 'Reagan'

Emma Roberts - 'Madame Teia'

Amy Schumer - 'A Batalha do Biscoito Pop-Tart'

FKA twigs - 'O Corvo'

Diretor

S.J. Clarkson - 'Madame Teia'

Francis Ford Coppola - 'Megalópolis'

Todd Phillips - 'Coringa: Delírio a dois'

Eli Roth - 'Borderlands'

Jerry Seinfeld - 'A Batalha do Biscoito Pop-Tart'

Combo em tela

Quaisquer dois personagens detestáveis (Mas especialmente Jack Black) - 'Borderlands'

Quaisquer dois 'atores cômicos' sem graça - 'A Batalha do Biscoito Pop-Tart'

O elenco inteiro de 'Megalópolis'

Joaquin Phoenix & Lady Gaga - 'Coringa: Delírio a dois'

Dennis Quaid & Penelope Ann Miller (como 'Ronnie e Nancy') - 'reagan'

Prequela, refilmagem, cópia ou sequência

'O Corvo'

'Coringa: Delírio a dois'

'Kraven, O Caçador'

Mufasa: O Rei Leão'

'Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes'

Roteiro

'Coringa: Delírio a dois'

'Kraven, O Caçador'

'Madame Teia'

'Megalópolis'

'Reagan'