Bicheiro mais velho do Rio, Piruinha morre aos 95 anos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O bicheiro José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, morreu nesta quarta-feira, 22, aos 95 anos, em sua casa na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). A informação foi confirmada pela escola de samba Portela, cujo vice-presidente, Junior Escafura, é neto do contraventor.

A causa da morte não foi confirmada oficialmente, mas há dois dias Piruinha tinha recebido alta de um hospital particular na Barra, onde ficara internado devido a uma pneumonia.

Pai de 27 filhos, Piruinha era o banqueiro mais idoso do Rio de Janeiro, onde desde a década de 1970 controlava o jogo do bicho em seis bairros da zona norte: Madureira, Cascadura, Abolição, Piedade, Inhaúma e Maria da Graça.

Nascido em Campos dos Goytacazes em 19 de junho de 1929, antes de se envolver com o jogo do bicho Piruinha foi engraxate, vendedor de jornais e motorista de lotação, dirigindo uma perua Kombi - daí ganhou o apelido. Depois passou a trabalhar como apontador do jogo no Rio e acabou se tornando banqueiro.

Em 1993, Piruinha foi um dos 14 bicheiros condenados e presos pela juíza Denise Frossard, da 14ª Vara Criminal do Rio, por formação de bando ou quadrilha. Condenado inicialmente a seis anos de prisão, teve a sentença abrandada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao contrário da maioria dos colegas, o contraventor não tinha ligação com escolas de samba - embora um de seus filhos tenha sido presidente da Portela e seu neto seja o atual vice-presidente.

Em 2017, um dos filhos de Piruinha, Haylton Carlos Gomes Escafura, então com 37 anos, foi morto junto com a soldado da PM Franciene de Souza dentro de um hotel na Barra da Tijuca. À época, as investigações indicavam que o crime teria ligação com uma disputa por pontos de máquinas caça-níqueis no Rio.

Em 24 de maio de 2022 Piruinha foi preso acusado de mandar matar o comerciante de carros Natalino José do Nascimento Espínola, de 44 anos. A vítima foi morta em 23 de julho de 2021, na estrada Intendente Magalhães, na Vila Valqueire (zona oeste do Rio). Segundo a investigação, Espínola, que era neto de outro bicheiro famoso, Natal da Portela (1905-1975), foi morto por não quitar uma dívida que teria com uma filha de Piruinha. O contraventor foi a júri popular em abril do ano passado e acabou absolvido.

Enquanto esteve preso, o contraventor sofreu uma queda no banheiro da cadeia, fraturou a bacia e precisou ser submetido a uma cirurgia. Depois foi para prisão domiciliar, mas sua saúde seguiu piorando: precisou ser submetido a uma cirurgia cardíaca (ganhou uma ponte de safena) e também teve pancreatite. Com a saúde bastante fragilizada, teve pneumonia e agora morreu.

Com a morte de Piruinha, o grupo responsável por organizar a contravenção no Rio de Janeiro na década de 1970, dividindo as regiões da cidade para que os banqueiros não brigassem mais uns com os outros na disputa pelos pontos, tem agora só dois remanescentes: Aniz Abrahão David, o Anízio, presidente de honra da Beija-Flor de Nilópolis aos 87 anos, e Ailton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães, de 83 anos, patrono da Unidos de Vila Isabel, que é presidida por seu filho Luiz Guimarães. Morreram também Castor de Andrade (1926-1997), Waldemir Garcia, o Miro (1947-2004) e Luiz Pacheco Drumond (1940-2020).

Em outra categoria

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anuncia, nesta quinta-feira, 23, os indicados à 97ª edição do Oscar, o principal prêmio do cinema mundial. A lista completa foi revelada em uma cerimônia transmitida ao vivo com os atores Bowen Yang e Rachel Sennott. Em uma grata surpresa, Ainda Estou Aqui foi indicado ao prêmio máximo do Oscar, o de Melhor Filme. O longa de Walter Salles ainda conseguiu indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz, para Fernanda Torres.

A indicação ao Oscar de Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres é o assunto do momento, e rendeu comemorações e homenagens de Selton Mello, que atuou no longa inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva. O anúncio da premiação ocorreu na quinta-feira, 23.

No Instagram, ele escreveu: "Fizemos um filme. Ele nasceu vitorioso por motivos variados: por lembrar o que jamais pode ser esquecido, por comover com uma beleza austera, por encher as salas de cinema de novo, por levar nossa sensibilidade para o mundo, por recuperar nossa autoestima cultural, por abrir tantas portas para outros que virão, por restaurar o amor pelo cinema brasileiro, por ter criado algo emocionalmente poderoso, por alcançar o raro equilíbrio entre estética e ética, por ser sublime em sua justa simplicidade".

O ator completou que o País e o mundo precisavam da obra no momento em que vivemos, e agradeceu: "Três indicações ao Oscar; com a de melhor filme, nós entramos para a história para sempre. Ainda estamos aqui: Eunice, Rubens, nós e vocês".

Nas redes sociais, internautas comemoraram as indicações e elogiaram a performance do filme.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta quinta, 23, os indicados à 97ª edição do Oscar, o principal prêmio do cinema mundial. A lista completa foi revelada em uma cerimônia transmitida ao vivo com os atores Bowen Yang e Rachel Sennott.

Em uma grata surpresa, Ainda Estou Aqui foi indicado ao prêmio máximo do Oscar, o de Melhor Filme. É a primeira vez na história que o Brasil conquista uma vaga na categoria. O longa de Walter Salles ainda conseguiu indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e de Melhor Atriz, para Fernanda Torres.

O principal rival do País na categoria internacional, o francês Emilia Pérez, lidera a premiação com 13 indicações. O épico O Brutalista, de Brady Corbet, e o musical Wicked ficam logo atrás, com 10 indicações cada.

A cerimônia do Oscar ocorre na noite do dia 2 de março, um domingo, com apresentação de Conan O'Brien.

Lista de indicados ao Oscar 2025:

Melhor Filme

- Anora

- O Brutalista

- Um Completo Desconhecido

- Conclave

- Duna: Parte 2

- Emilia Pérez

- Ainda Estou Aqui

- Nickel Boys

- A Substância

- Wicked

Melhor Direção

- Sean Baker - Anora

- Brady Corbet - O Brutalista

- James Mangold - Um Completo Desconhecido

- Jacques Audiard - Emilia Pérez

- Coralie Fargeat - A Substância

Melhor Ator

- Adrien Brody, O Brutalista

- Timothée Chalamet, Um Completo Desconhecido

- Colman Domingo, Sing Sing

- Ralph Fiennes, Conclave

- Sebastian Stan, O Aprendiz

Melhor Atriz

- Cynthia Erivo, Wicked

- Demi Moore, A Substância

- Karla Sofia Gascon, Emilia Pérez

- Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui

- Mikey Madison, Anora

Melhor Ator Coadjuvante

- Yuri Borisov, Anora

- Kieran Culkin, A Verdadeira Dor

- Edward Norton, Um Completo Desconhecido

- Guy Pearce, O Brutalista

- Jeremy Strong, O Aprendiz

Melhor Atriz Coadjuvante

- Monica Barbaro, Um Completo Desconhecido

- Ariana Grande, Wicked

- Felicity Jones, O Brutalista

- Isabella Rossellini, Conclave

- Zoe Saldaña, Emilia Pérez

Melhor Filme Internacional

- Ainda Estou Aqui (Brasil)

- The Girl With The Needle (Dinamarca)

- Emilia Pérez (França)

- The Seed of the Sacred Fig (Alemanha)

- Flow (Letônia)

Melhor Roteiro Original

- Anora

- O Brutalista

- A Verdadeira Dor

- Setembro 5

- A Substância

Melhor Roteiro Adaptado

- Um Completo Desconhecido

- Conclave

- Emilia Pérez

- Nickel Boys

- Sing Sing

Melhor Animação

- Flow

- Divertida Mente 2

- Memoir of a Snail

- Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl

- O Robô Selvagem

Melhor Documentário

- Black Box Diaries

- No Other Land

- Porcelain War

- Soundtrack to a Coup d'Etat

- Sugarcane

Melhor Documentário em curta-metragem

- Death by Numbers

- I Am Ready, Warden

- Incident

- Instruments of a Beating Heart

- The Only Girl in the Orchestra

Melhor curta-metragem

- A Lien

- Anuja

- I'm Not a Robot

- The Last Ranger

- The Man Who Could Not Remain Silent

Melhor Curta de Animação

- Beautiful Men

- In the Shadow of the Cyrpess

- Magic Candles

- Wander to Wonder

- Yuck!

Melhor Trilha Sonora

- O Brutalista

- Conclave

- O Robô Selvagem

- Wicked

- Emilia Pérez

Melhor Canção Original

- El Mal - Emilia Pérez

- The Journey - The Six Triple Eight

- Like a Bird - Sing Sing

- Mi Camino - Emilia Pérez

- Never Too Late - Elton John: Never Too Late

Melhor Som

- Um Completo Desconhecido

- Duna - Parte Dois

- Emilia Pérez

- Wicked

- O Robô Selvagem

Melhor Design de Produção

- O Brutalista

- Conclave

- Duna - Parte 2

- Nosferatu

- Wicked

Melhor Fotografia

- O Brutalista

- Duna -Parte 2

- Emilia Pérez

- Maria Callas

- Nosferatu

Melhor Maquiagem e Cabelo

- Um Homem Diferente

- Emília Perez

- Nosferatu

- A Substância

- Wicked

Melhor Figurino

- Um Completo Desconhecido

- Wicked

- Nosferatu

- Gladiador 2

- Conclave

Melhor Edição

- Anora

- O Brutalista

- Conclave

- Emilia Pérez

- Wicked

Melhores Efeitos Visuais

- Alien: Romulus

- Better Man

- Duna - Parte 2

- Planeta dos Macacos: O Reinado

- Wicked