Estado de SP cria novo centro de gestão de risco e alertas meteorológicos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A gestão de risco de desastres do Estado de São Paulo ganhará um novo centro sob gestão da Defesa Civil Estadual, conforme divulgou nesta quinta-feira, 23, o governo paulista. A gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) também instituiu o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas (Cemc).

Sediado no Palácio dos Bandeirantes, o Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CePRAM) será alimentado pelos sete radares meteorológicos do Estado, permitindo a integração dos equipamentos e a centralização dos dados, que serão analisados por uma equipe de meteorologistas, hidrólogos e geólogos.

Os profissionais irão se somar aos que integram o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil (CGE), órgão ao qual o CePRAM será subordinado. Enquanto o CGE coordena as ações de resposta a desastres, caberá ao CePRAM a emissão de boletins meteorológicos em curto e médio prazos, com alertas para a população.

A gestão dos radares é dividida entre a autarquia SP Águas, USP, Unesp e Unicamp. A ideia é aprimorar a previsão de eventos extremos e produzir alertas mais precisos.

Segundo o coronel PM Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil, o sistema já está em operação e será consolidado com a instalação na sede. Há novos radares em processo de aquisição para atender a região de Bauru, o centro de São Paulo e o Guarujá.

Um exemplo da atuação integrada do centro é a instalação recente de sirenes de inundação e alagamento no Rio Capivari e em São Luís do Paraitinga, usando o monitoramento das cotas de inundação do rio para alertar a população.

"Apoiamos o Rio Grande do Sul e aprendemos que, muitas vezes, não adianta só monitorar onde a chuva cai. Às vezes, há rios caudalosos que estão fora do Estado e, quando chove, alagam municípios rio abaixo", disse. "Estamos colocando sistemas de sirenes para que não sermos surpreendidos como no Vale do Taquari."

Novas sirenes também foram colocadas nos municípios de Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos, de acordo com o coronel.

Primeira reunião

O colegiado, órgão consultivo para monitorar a implementação de políticas na área, atuará com o Comitê Gestor de Política Estadual de Mudanças Climáticas. O conselho terá sua primeira reunião em fevereiro, durante a qual os membros serão empossados e irão deliberar sobre o regimento interno.

Em 2024, o Estado sofreu com seca extrema e uma onda de incêndios que atingiu dezenas de municípios.

O conselho, tripartite, é composto por 18 representantes do governo do Estado, dos municípios e da sociedade civil, com mandato de dois anos.

Além de secretarias de governo e da Defesa Civil, os participantes incluem as regiões metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista, a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, as universidades públicas paulistas e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

De acordo com o governo do Estado, quatro organizações da sociedade civil foram eleitas para integrar o colegiado após um edital de chamamento público: o Instituto de Conservação Costeira, entidade que atua no litoral norte, e a Associação dos Engenheiros da Sabesp, como titulares, e o Instituto Internacional Arayara e a Sociedade Rural Brasileira como suplentes, respectivamente.

Em seu discurso, durante a cerimônia de lançamento realizada na última quarta-feira, o governador declarou que a criação do conselho é um passo para colocar em prática as medidas estipuladas no planejamento climático do Estado. "O grande desafio é sair do discurso e tornar as nossas ações efetivas", disse.

Coleta de sementes

No evento, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística Natália Resende anunciou o lançamento de um edital para a remuneração da coleta de sementes nativas para reflorestamento. O chamamento público da Fundação Florestal para a seleção de projetos foi publicado ontem no Diário Oficial do Estado.

Além disso, ela anunciou uma medida de fomento à expansão da energia solar no Estado, em que empreendimentos já licenciados poderão ampliar plantas até o limite de 5MW de energia solar adicional para consumo interno, sem precisar obter uma nova licença de instalação.

A gestão estadual é alvo de críticas na área ambiental pelo esvaziamento de instâncias participativas já existentes, como o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), privatizações, afrouxamento do licenciamento e lentidão na implementação de ações climáticas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Na manhã desta sexta-feira, 24, o clima no BBB 25 foi marcado por alívio após um episódio inusitado envolvendo Vitória Strada. Durante o sorteio para as compras do Vip e da Xepa, a atriz se atrasou para chegar à sala e acabou levando uma punição de 50 estalecas. O motivo do atraso? Vitória finalmente conseguiu ir ao banheiro depois de duas semanas enfrentando problemas intestinais.

Ao entrar na sala, a atriz foi recebida com aplausos pelos colegas, que já estavam cientes de sua dificuldade. Vitória entrou na brincadeira, ajoelhou-se no chão e agradeceu o apoio. Assista ao vídeo aqui.

"Obrigada a todos que acreditaram em mim!". E explicou: "Eu não vi o 'todos para a sala'. Eu saí do banheiro e vi: 'Vitória, menos 50 estalecas'".

A dificuldade de Vitória em ir ao banheiro vinha sendo tema de preocupação entre os participantes. Na última terça-feira, 21, a atriz revelou que precisou consultar os médicos do reality após constatar que não conseguia evacuar desde o segundo dia do programa.

"Meu intestino já é ruim lá fora", desabafou Vitória, que estava seguindo as orientações médicas e tomando cloreto de sódio para estimular o funcionamento intestinal. Apesar dos esforços, ela brincou que o remédio "não fez nem cosquinha".

Após se tornar a primeira vencedora do quadro Quem Quer Ser Um Milionário, do Domingão com Huck, a jornalista Jullie Dutra tomou uma ação inusitada, mas extremamente inteligente: em vez de gastar para celebrar sua vitória, optou por guardar o dinheiro e investi-lo no mercado financeiro.

O resultado? Em cerca de um ano, a participante quase dobrou o valor do prêmio e conseguiu realizar o sonho que a levou até o programa em dezembro de 2023 - comprar uma casa para a avó, Carmelita. "Vocês lembram da promessa que fiz para o Brasil inteiro?, questionou a jornalista em um vídeo publicado no Instagram nesta quinta-feira, 23. Ao vencer o programa, Jullie afirmou que compraria uma casa para a avó.

"Finalmente, Carmelita comprou a casa dela", anunciou a jornalista. Na postagem, Jullie mostra uma ligação com a avó em que as duas conversam sobre o imóvel e celebram a conquista da família. O vídeo também mostra alguns cômodos da casa, que está localizada na Rocinha, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde a avó sempre viveu. Ainda segundo Carmelita, ela visita a casa todo dia, mas é o seu filho quem está morando na residência no momento.

"Agora estou com o coração em paz, com a consciência tranquila de que fiz a minha parte", desabafou Jullie. "Eu a deixei livre para escolher a casa onde ela queria morar, do jeito que ela queria. Foi feita a escolha dela e estou muito, muito feliz!". A vencedora do quadro ainda agradeceu ao Domingão, afirmando que o programa foi um "instrumento que Deus colocou na minha vida para poder realizar não só os meus sonhos, como o de minha família, de Carmelita e do filho dela".

Ao site Gshow, a vencedora explicou como conseguiu comprar a casa e revelou o único outro motivo que a fez gastar o seu patrimônio. Segundo ela, a casa foi comprada com o valor gerado por alguns investimentos - ela conta com uma cartela diversa de investimentos. "No meio do ano, fiz uma pequena retirada de investimentos para começar a empreender no ramo da literatura infantil e audiovisual. Lancei meu livro autoral, 'A Pequena Milionária', em novembro".

A madrugada desta sexta-feira, 24, foi agitada no BBB 25. Com Diogo e Vilma na liderança, surgiram novas especulações sobre o próximo Paredão, acompanhadas de conflitos entre os brothers e estratégias sendo traçadas. As tensões também dominaram os grupos femininos, com discussões e análises que mantiveram a casa.

Confira os destaques:

Especulações

Na cozinha, os brothers conversam e Maike acredita que Diego Hypolito será o alvo dos líderes da semana. Eva acredita que Edilberto e Raissa podem cair no Paredão novamente.

Faixa etária

Dona Delma comentou sobre a vitória dos líderes e considerou que Diogo fez todo o trabalho pela mãe Vilma, que tem 60 anos de idade.

A conta do ovo

Os integrantes da Xepa já começaram a discutir sobre a divisão de ovos da casa.

Apê do líder

O Quarto do Líder foi liberado e Diogo Almeida ganhou um apartamento de R$ 260 mil no sorteio.

Hypolito na mira

Camilla acredita que os irmãos Diego e Daniele Hypolito são os alvos da casa para ir ao Paredão. Vitória Strada e Gracyanne também avaliaram o comportamento dos ginastas.

Agora não

Daniele Hypolito se aproxima das meninas. Camilla reclama da chegada da sister e pede 10 minutos.

Avaliações

No papo com Gracyanne, Thamiris e Giovanna, Camilla também comenta sobre Eva e Renata.

Demorou

As irmãs se desentenderam após Camilla não deixar Daniele Hypolito sentar no grupo.

O líder sabe

Reunido com o grupo escolhido para compor o Vip da semana, Diogo diz que já sabe quem vai indicar para o Paredão. O líder comenta sobre o comportamento de Vinícius e sugere que o brother será indicado por ele.

Consolação

Thamiris conversou com Daniele e Diego após o desentendimento da sister com Camilla. Diego Hypolito também desabafou com Gracyanne sobre sua relação com a casa e saiu em defesa da irmã.

Feedback

Gracyanne aproveitou a oportunidade para contar a Diego o que as pessoas da casa comentam sobre ele e Daniele. A musa fitness ainda deu sua opinião sobre a atitude de Camilla.

Injustiça?

Diogo comenta que ficou apreensivo quando Aline e Vinícius avançaram na Prova do Líder porque eles foram os últimos líderes da casa.

Vai passar

Daniele foi sincera com as meninas e falou sobre seu sentimento em relação a casa e Gracyanne aconselhou a sister.

'Patadas'

Renata reclamou do comportamento de Vitória Strada e disse que já avisou isso para a atriz.

Privilégios

Diogo e Vilma já acionaram a Central do Líder e ouviram o papo dos brothers no Quarto Nordeste.