Imagens de câmeras ajudaram a polícia a prender suspeito de matar delegado na zona sul de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A prisão de um dos suspeitos de envolvimento na morte do delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, na zona sul de São Paulo, contou com a colaboração de imagens de monitoramento de vias próximas ao local do crime, feitas pela empresa Gabriel. Os vídeos, obtidos pelo Estadão, flagraram os assaltantes praticando outros crimes dias (e até minutos) antes da ocorrência, todos dentro de um raio de cinco quilômetros da Rua Amaro Guerra, no bairro Chácara Santo Antônio, onde Belarmino foi baleado, no dia 14 de janeiro.

A Secretaria de Segurança Pública diz que a Polícia Civil está empenhada na prisão dos envolvidos na morte do delegado, e afirma que as forças de segurança já prenderem mais de 13 mil pessoas e apreenderam 1.230 armas de fogo entre janeiro em novembro do ano, nas regiões da zona sul em que os crimes flagrados foram cometidos.

Pelas imagens, é possível ver que os bandidos têm um modo padronizado de atuação: circulam em motocicletas com mochilas de entregadores, rondam os alvos e, sem se intimidarem com a claridade do dia ou com a presença de outras testemunhas, abordam as vítimas nas ruas com a arma em punho. Nas ações, costumam agir em dupla ou em trio. Enquanto um pratica o assalto, outros parecem fornecer cobertura.

"É uma associação criminosa bem entrosada. Eles são bem organizados, em que um dos autores passa, faz a primeira ponta, até para evitar uma eventual abordagem da Polícia Militar, um vai atrás e o outro, no meio, abordando a vítima", afirma Deglayr Barcellos, delegado assistente do 11° Distrito Policial de Santo Amaro, que está à frente do caso. "Eles agiam sobretudo na zona sul, em bairros como Brooklyn e Santo Amaro", disse em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 28.

Crimes cometidos pelos assaltantes

Antes de assassinarem o delegado Josenildo Belarmino, os assaltantes realizaram um roubo no dia 9 de dezembro, por volta das 13h30, na Rua Pensilvânia, na Cidade Monções - uma distância de 2,9 km da Rua Amaro Guerra. A dupla de criminosos passa por um casal que está andando pela calçada. Eles chegam a parar as motos enquanto as vítimas passam. Em seguida, os bandidos dão partida, seguem pela rua e somem do alcance das imagens. O casal, então, conversa com outras pessoas. Os bandidos retornam, praticam o crime e fogem, seguindo pela contramão da via.

No dia 11 de janeiro, às 11h30, os criminosos fizeram uma tentativa de assalto à mão armada na Rua Antônio Aggio, no bairro Jardim Ampliação, em um local de pouco movimentação. Os bandidos circulam pela via com motos e mochilas de entrega, vão e voltam, enquanto algumas pessoas passeiam com cachorros. Ao abordam uma mulher, a vítima corre pela rua, enquanto o criminoso a persegue. Outras pessoas que presenciaram a cena também correm, e uma delas chega a voltar e tenta atrapalhar os suspeitos, que avançam pela rua.

No dia 14 de janeiro, às 11h20, minutos antes do crime que vitimou o delegado Belarmino, um dos suspeitos é flagrado assaltando uma pessoa na rua Bartolomeu Feio, no Brooklin, também à mão armada. O crime aconteceu poucos metros fora do alcance das câmeras, mas é possível ver o bandido descendo da moto e indo em direção a uma vítima e, na sequência, voltando ameaçando com uma arma um entregador que tenta sair do local.

Minutos depois do assalto na Rua Bartolomeu, por volta das 11h40, as câmeras flagraram os criminosos circulando pelas ruas da Paz e da Amaro Guerra. Josenildo Belarmino, de camisa preta, bermuda e chinelo, aparece nas imagens andando pela calçada. Os três motociclistas passam pelo delegado e avançam pela rua. Segundo o setor de inteligência da empresa Gabriel, é neste momento que o escolhem como alvo. Segundos depois, o crime acontece, metros à frente do alcance das câmeras.

Para relacionar o envolvimento dos suspeitos dos crimes anteriores com a morte de Belarmino, a equipe de inteligência da empresa Gabriel realizou um cruzamento de imagens que permitiu identificar semelhanças entre os casos.

Algumas delas foram: a presença da mesma placa usada por uma das motos nos crimes cometidos na Rua Antônio Aggio e na Rua Bartolomeu Feio, e também a mesma placa usada por outra das motos para os crimes da Rua Pensilvânia, em dezembro de 2024, e dos assaltos do dia 14 de janeiro.

O delegado Rogério Barbosa Thomaz, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que presta apoio às investigações, disse à reportagem que os criminosos tentavam disfarçar trocando e clonando a placa das motocicletas, mas confirmou que os motociclistas das ocorrências citadas estão envolvidos na morte de Belarmino.

A SSP informa que os endereços mencionados estão localizados na área atendida pelas 2ª, 3ª e 6ª Delegacias Seccionais, que já estão em posse das imagens dos fatos para identificar os suspeitos. "A atuação das forças policiais nessas regiões resultou na prisão de 13.737 pessoas e na apreensão de 1.230 armas de fogo de janeiro a novembro do ano passado", diz a pasta.

De acordo com Deglayr Barcellos, delegado assistente, os bandidos adotavam estratégias para despistar as autoridades, como usar motos diferentes, fazer a clonagem de placas e praticar rodízio entre os assaltantes na hora de praticar o crime. "Foram diversas motos utilizadas, diversas placas mapeadas. Ao menos 10 envolvidas, utilizadas nessa associação criminosa", disse Deglayr Barcellos. "Eles não praticaram somente o latrocínio (contra o delegado Belarmino). No mesmo dia foram três fatos. Foram dois roubos anteriores e depois o latrocínio".

Segundo Barcellos, o homem preso nesta terça é apontando como suspeito de ter efetuado os tiros que mataram Belarmino. A quantidade de integrantes da quadrilha, diz, pode chegar a seis pessoas. Existe, por enquanto, "a possibilidade" dele estar diretamente envolvido com o caso. Como o nome dele não foi revelado - os investigadores querem preservar as informações para não comprometer o inquérito -, a defesa do suspeito não foi localizada.

"Hoje foi a primeira grande fase desta investigação. Foi o primeiro passo, novas provas surgiram. Com isso, existem ainda diversas diligências a serem realizadas", disse o delegado.

Relembre o caso

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior foi morto no dia 14 de janeiro durante um assalto no bairro Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo. Uma câmera de segurança registrou o momento em que a vítima é abordada. Nas imagens, é possível ver Belarmino, que estava de folga, caminhando pela rua Amaro Guerra de camiseta, bermuda e chinelo. Na sequência, o criminoso chega em uma moto, estaciona à frente de um trecho da calçada, perto de uma obra.

O ladrão, então, desce do veículo e aborda a vítima. De capacete e apontando a arma para Belarmino, ele revista o delegado, que estava armado. Em seguida, atira quatro vezes. Os tiros atingem as costas, o braço e a garganta da vítima. O delegado cai ao lado de um carro. O criminoso foge de moto com o celular e a arma de Belarmino. "O fato dele ser policial decretou a morte dele", disse Deglayr Barcellos. Não havia necessidade do tiro."

Nascido em Pernambuco, em agosto de 1992, a vítima tinha acabado de concluir o curso de formação da polícia e atuava no 11° Distrito Policial (Santo Amaro) há menos de um ano. Em dezembro, soube da notícia de que tinha aprovado em um concurso para atuar, também como delegado, no seu Estado natal. Ela tinha previsão de mudar no final de fevereiro deste ano. (Colaborou Giovanna Castro).

Em outra categoria

Após muitos pedidos de fãs, a franquia A Múmia, dos anos 2000, está de volta. Brendan Fraser e Rachel Weisz, que interpretaram o casal Rick e Evelyn O'Connell, estariam em negociações com a Universal para voltar aos personagens em filme dirigido pelo coletivo Radio Silence (Casamento Sangrento), de Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett.

O filme ainda não foi oficialmente confirmado pelo estúdio, mas, de acordo com fontes do Deadline e da The Hollywood Reporter, o roteiro será assinado por David Coggeshall (A Libertação). A sequência vem na esteira do "ressurgimento" da carreira de Fraser no começo da década de 2020 após papéis em Patrulha do Destino, Assassinos da Lua das Flores e A Baleia, que lhe rendeu o Oscar de melhor ator em 2023.

Ainda segundo as fontes, o novo longa vai ignorar os acontecimentos de A Múmia: Tumba do Imperador Dragão, terceiro filme da franquia lançado em 2008 e que não contou com Weisz, que não queria ficar longe de Henry, seu filho de então 2 anos.

Veterano da franquia, Sean Daniel, que produziu a trilogia dos anos 2000, voltará como produtor. Parceiros frequentes do Radio Silence, tendo trabalhado com a dupla no quinto e sexto filmes de Pânico, a Project X Entertainment também desenvolverá a produção.

A Múmia, de 1999, está disponível para streaming no Prime Video, enquanto as sequências de 2001 e 2008 integram o catálogo do Telecine. A versão de 2017 está disponível na HBO Max, Netflix e no Prime Vídeo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Um grupo de 12 músicos e bandas passou a integrar o Hall da Fama do Rock. A lista de 2025 foi anunciada no sábado, 8, em cerimônia no Peacock Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O evento trouxe tributos, discursos e performances de artistas como Soundgarden, Outkast, Cindy Louper e Avril Lavigne, além de inúmeros convidados.

Para que pudessem entrar no hall da fama do rock, os músicos tinham de ter lançado seu primeiro hit há, pelo menos, 25 anos.

Veja a seguir quais artistas entraram para a lista de 2025, seus maiores sucessos e quem apresentou cada um deles durante a cerimônia.

Artistas do Hall da Fama do Rock 2025

Outkast

- Duo de rap americano que começou na década de 1990.

- Hits: "Hey Ya", "Ms. Jackson" e "Roses".

- Apresentados no evento por: Donald Glover. A performance teve como convidados Big Boi, Janelle Monáe, JID, Doja Cat, Killer Mike e Sleepy Brown.

Bad Company

- Banda de rock inglesa formada na década de 1970.

- Hits: "Feel Like Makin' Love", "Can't Get Enough" e "Bad Company".

- Apresentados no evento por: Mick Fleetwood. O baterista do Bad Company, Simon Kirke, foi acompanhado por Nancy Wilson, do Heart, e Joe Perry, do Aerosmith, nas guitarras, e pelo vocalista do Black Crowes, Chris Robinson, nos vocais.

Cyndi Lauper

- Cantora e compositora americana cuja carreira solo começou no início dos anos 1980.

- Hits: "Girls Just Wanna Have Fun", "Time After Time" e "True Colors".

- Apresentada no evento por: Chappell Roan. Lauper apresentou uma coletânea de seus sucessos, incluindo duetos com Avril Lavigne, Raye e Salt-N-Pepa.

Soundgarden

- Banda de rock americana formada em 1984.

- Hits: "Black Hole Sun", "Fell on Black Days" e "Outshined".

- Apresentados no evento por: Jim Carrey. Os membros do Soundgarden se apresentaram com Taylor Momsen e Brandi Carlile, que assumiram o papel do falecido vocalista Chris Cornell. A filha de Cornell, Toni, também fez uma performance com Nancy Wilson.

Salt-N-Pepa

- Grupo de rap americano formado na década de 1980.

- Hits: "Push It", "Let's Talk About Sex" e "Shoop".

- Apresentados no evento por: Missy Elliott. O grupo apresentou um apanhado de seus sucessos com uma aparição especial de En Vogue.

Chubby Checker

- Cantor americano que estreou na década de 1950.

- Hits: "The Twist", "Limbo Rock" e "Let's Twist Again".

- Participação no evento: tributo aconteceu em vídeo. Checker entrou remotamente para participar da cerimônia.

Joe Cocker

- Cantor inglês começou a lançar discos na década de 1960 e faleceu em 2014.

- Hits: "You Are So Beautiful", "Up Where We Belong" e "With a Little Help From My Friends."

- Apresentados no evento por: Bryan Adams. Tributo feito por Teddy Swims, Tedeschi Trucks Band, ao lado de Adams, Lauper, Chris Robinson e Nathaniel Rateliff, que subiram ao palco para uma interpretação de "With A Little Help from My Friends."

The White Stripes

- Banda de rock americana formada na década de 1990.

- Hits: "Seven Nation Army", "We're Going to Be Friends" e "Doorbell".

- Apresentados no evento por: Iggy Pop. Homenageados com performance de Olivia Rodrigo, Feist e Twenty One Pilots.

Warren Zevon

- Cantor e compositor americano que estreou com disco solo no início dos anos 1970 e faleceu em 2003.

- Hits: "Lawyers, Guns and Money", "Werewolves of London" e "Keep Me in Your Heart".

- Introduzido por: David Letterman. Homenageado com performance do The Killers.

Participações em vídeo

Carole Kaye

- Baixista americana que participou da gravação de dezenas de sucessos a partir da década de 1950.

- Hits: "Good Vibrations", do The Beach Boys, "These Boots are Made for Walkin'", de Nancy Sinatra, "The Way We Were", de Barbra Streisand.

Thom Bell

- Produtor musical e compositor americano que iniciou carreira nos anos 1960 e faleceu em 2022.

- Hits: "La-La (Means I Love You)", dos Delfonics, "The Rubberband Man", dos Spinners, "You Make Me Feel Brand New", dos Stylistics.

Nicky Hopkins

- Tecladista que gravou em dezenas de sucessos a partir da década de 1960 e faleceu em 1994.

- Hits: "Revolution", dos Beatles, "Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones, "You Are So Beautiful", de Cocker.

Lenny Waronker

- Produtor e executivo da indústria da música dos Estados Unidos, com carreira iniciada nos anos 1970.

- Hits de artistas que ele produziu ou contratou: "Chuck E's in Love", de Rickie Lee Jones, "Purple Rain", de Prince, "Losing My Religion", do R.E.M.

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.

Carlinhos de Jesus, que passou os últimos cinco meses tratando uma bursite trocantérica bilateral, doença autoimune, e uma tendinite nos glúteos, ficou de pé, dançou brevemente e se emocionou ao receber uma homenagem de Luciano Huck na Dança dos Famosos deste domingo, 9.

"Hoje é um dia muito especial. Saúde é tudo. A coisa mais dura que a gente enfrentou nesta temporada da Dança dos Famosos foi a gente ter um dos maiores dançarinos deste País numa cadeira de rodas. O Carlinhos falou: 'Eu vou voltar a andar'. E não foi um esforço pequeno", afirmou Huck.

Em seguida, saudou o jurado da atração: "Quando ele não estava aqui, estava na fisioterapia. O que vai acontecer neste palco agora, a gente rezou muito para conhecer. Parabéns, valeu a luta. Agora é só melhorar".

Carlinhos de Jesus chegou a chorar e deu um recado de superação ao público: "Qualquer um pode [superar problemas de saúde]. Desde que tenha foco, se dedique e procure, dentro da sua rotina diária, estabelecer um horário, maneiras e forma de seguir um tratamento.

"Fisioterapia é tudo na vida da gente. A medicina foi importante, com os medicamentos. A fé, agradeço as mensagens em solidariedade à minha situação. Mas a fisioterapia foi fundamental", concluiu.