Sidebar

15
Ter, Abr
200 Noticias Novas

Câmeras corporais: PM começa testar 120 novos equipamentos em batalhão no interior de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As novas câmeras corporais portáteis que serão usadas por policiais militares do Estado de São Paulo começaram a ser testadas nessa quarta-feira, 29. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, a Polícia Militar deu início à Operação Assistida para analisar o desempenho dos equipamentos da Motorola.

Foram disponibilizadas 120 câmeras para o 1º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), na região de São José dos Campos, município do interior paulista que ainda não tinha o equipamento. Ainda na quarta-feira, o primeiro grupo de policiais saiu para o patrulhamento com os novos equipamentos. Questionada, a SSP não esclareceu o critério de escolha do batalhão.

A fase de testes vai ocorrer até o dia 21 de março deste ano. "O objetivo da operação é testar, em ambiente real, a verificação da robustez do equipamento e do sistema de gestão de evidências", disse a SSP.

"Os policiais estão treinados e preparados para operar o novo equipamento. Eles entenderam a importância da nova sistemática", disse, por meio de comunicado, o coronel Luiz Fernando Alves, comandante do Comando de Policiamento do Interior 1.

Segundo a SSP, o teste de campo com os novos equipamentos não vai impactar no funcionamento das atuais 10.125 câmeras Axon, que continuam sendo utilizadas.

Todas as etapas e análises do teste em campo serão informadas ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Ao final da operação assistida, será elaborado um relatório pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) da PM", disse a secretaria.

Como é o funcionamento das novas câmeras?

O novo modelo de câmeras permite ao agente de segurança interromper a gravação durante uma ocorrência. Esses equipamentos foram comprados após edital da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) publicado em maio do ano passado. A tecnologia anterior, adotada desde 2020, não permite pausas na gravação.

Especialistas apontam que a brecha pode prejudicar a qualidade e a eficácia do registro da ocorrência. O Estado registrou alta da letalidade policial em 2024 e a escalada da violência - com casos como a morte de uma criança de 4 anos em Santos, de um estudante de Medicina em um hotel da capital e o flagra de um PM atirando um homem de uma ponte -, reforçou o alerta.

A Secretaria da Segurança Pública, por sua vez, afirma que os equipamentos são mais modernos e têm novas funcionalidades, como reconhecimento facial e leitura de placas.

Em dezembro, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, acolheu o pedido da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e determinou que o uso de câmeras corporais seja obrigatório em todas as operações realizadas pela Polícia Militar no Estado de São Paulo. A medida visa aumentar a transparência nas ações policiais e garantir maior responsabilidade no uso da força.

Outro ponto importante da decisão foi a manutenção do modelo de gravação contínua, até que a eficácia dos novos equipamentos, que permitirão a interrupção da gravação, seja comprovada.

Ainda em dezembro, o governo de São Paulo disse ao STF que novas câmeras teriam o acionamento remoto independentemente da vontade do policial. Na época, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que errou ao questionar a eficácia das câmeras e defendeu o uso do equipamento.

Em outra categoria

A apresentadora Fátima Bernardes, de 62 anos, retornará ao programa matinal Encontro, da TV Globo, como homenageada. Ela será convidada especial de Patrícia Poeta no dia 22 de abril, uma terça-feira, e receberá um tributo durante a atração.

O Encontro foi criado justamente para Fátima em 2011, ano em que ela deixou a bancada do Jornal Nacional após 14 anos como âncora. Ela ficou à frente do programa por dez anos, até que o bastão fosse passado para Patrícia em 2022.

Fátima também apresentou o Jornal Hoje e o Fantástico. Nos últimos anos, a apresentadora também esteve à frente do The Voice Brasil e do The Voice Kids. Em 2024, ela anunciou que havia encerrado o seu contrato com a TV Globo após 37 anos trabalhando na emissora.

Na ocasião, a jornalista explicou que os novos contratos se darão apenas por produto em que ela esteja participando. Um deles já está no caminho: as primeiras informações indicam que ela comandará uma atração noturna que contará com entrevistas e apresentações musicais de forma semelhante ao que ela conduzia no Encontro. O projeto ainda está em desenvolvimento.

A participação especial no Encontro deve lembrar os melhores momentos da carreira da apresentadora e faz parte da celebração dos 60 anos da TV Globo. Durante a semana, Ana Maria Braga, Xuxa, Angélica e Simony também estarão na atração matinal.

Aline, ex-participante do Big Brother Brasil 25, participou do Encontro na manhã desta segunda-feira, 14, e foi questionada por Patrícia Poeta sobre seu romance com Diogo Almeida. Os dois se envolveram durante o reality show, mas ainda não deram detalhes sobre a relação fora do confinamento.

"Patrícia, o futuro a Deus pertence. Nesse momento, eu acho muito importante a gente cultivar esse respeito porque é algo mútuo, a gente viveu algo muito especial na casa, foi intenso. Eu acredito que o fato da gente pertencer a grupos diferentes foi algo que pesou muito, mas a todo momento a gente continuou seguindo no que a gente estava sentindo", explicou.

A ex-BBB também disse que o romance dos dois foi especial e que independentemente da conclusão do envolvimento, ela acredita que eles podem construir uma relação positiva.

Em seguida, a apresentadora perguntou se o romance entre os dois "morreu".

"Não tem como negar que de fato a gente se apaixonou. Mas vamos ver, tem muita coisa para acontecer ainda. O diálogo é sempre importante", respondeu.

No dia 2 de abril, o ator também participou do Encontro e falou sobre sua relação com Aline. Na época, ele disse que conversou com a policial, mas não deu detalhes da conversa e nem revelou a natureza da relação dos dois.

"Eu e a Aline a gente conversou, sim. Era importante ter essa conversa. A gente precisava falar sobre alguns assuntos, situações que ocorreram na casa e que não tinham sido conversadas, ainda. Então a gente bateu um papo, sim. Está tudo bem, e vamos lá. Vida que segue", contou o ator.

Na ocasião, ele explicou que a relação dos dois dentro da casa foi verdadeira e especial.

Após Davi Brito anunciar o fim do relacionamento com Adriana Paula, a assessoria do ex-BBB afirmou que a cirurgiã-dentista perdeu nesta segunda-feira, 14, o bebê que esperava com ele.

Davi anunciou na última terça-feira, 8, que a então namorada estaria grávida do primeiro filho. No entanto, ela pediu um tempo no relacionamento logo após o anúncio. Segundo Davi, Adriana não gostou da exposição, pois ele fez o comunicado sozinho, em uma transmissão ao vivo no Instagram, e ela não estava preparada para isso.

"Adriana resolveu dar um fim no relacionamento comigo porque fui na internet falar que ela estava grávida. Ela não gostou, a família dela não gostou, mas não vi nada demais nisso. Era um momento de alegria para mim. Resolvi contar porque sou público", disse o ex-participante do reality show, que chorou em um vídeo dizendo que não era mentiroso. Em seguida, Adriana chegou a publicar uma indireta em seu perfil, citando a palavra 'caráter'.

A assessoria do ex-BBB afirmou ao Estadão que Adriana foi encaminhada a um hospital nesta segunda-feira e recebeu atendimento de emergência após complicações na gestação. Depois disso, foi realizada a curetagem do feto. Ela estava com a mãe, e Davi também foi ao hospital para acompanhá-la.